Questões de Administração do ano 2006

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José Alberto de Souza é responsável pelo novo desenho organizacional da empresa onde trabalha, a SIGA Ltda. Com base nos seus conhecimentos de downsizing e empowerment, José busca um número ideal de subordinados que se reportam diretamente a um supervisor, isto é, uma amplitude de controle ótima para a sua estrutura. Para tal, José deve considerar que a amplitude deve ser maior quando:

  • A.

    O trabalho não é rotineiro.

  • B.

    O administrador não é altamente capacitado.

  • C.

    Os cargos são diferentes e as medidas de desempenho comparáveis.

  • D.

    Os subordinados não são altamente treinados.

  • E.

    Os subordinados preferem ter autonomia a um controle cerrado da supervisão.

A filosofia de planejamento que parte dos pressupostos que o O processo de horizontalização das organizações, ou redução do número de níveis hierárquicos, estimulou a prática do

  • A. empowerment
  • B. Coaching
  • C. laisser-faire
  • D. Mentoring
  • E. diretivismo.

Quando, no desempenho da função gerencial, o bibliotecário incentiva a tomada de decisões por funcionários de menor escalão, principalmente aqueles que atuam diretamente no atendimento aos clientes, tem-se caracterizada a prática conhecida como

  • A.

    just-in-fact.

  • B.

    empowerment.

  • C.

    just-in-case.

  • D.

    desintermediation.

  • E.

    intelligent front ends.

"Delegação é a transferência de determinado nível de autoridade de um chefe para seu subordinado, criando o correspondente compromisso pela execução da tarefa delegada". Do Ponto de vista do chefe, não se constitui obstáculo para a delegação:

  • A.

    medo de perder poder.

  • B.

    falta de tempo para treinar os subordinados.

  • C.

    mania de perfeição (julga que faz qualquer tarefa melhor do que o subordinado).

  • D.

    autovalorização.

  • E.

    falta de confiança própria.

Muitos são os novos conceitos e novas práticas que vêm sendo introduzidas na Gestão de Pessoas. Os exemplos abaixo indicam algumas delas.

I - Emprowerment, que consiste em dar mais autonomia aos empregados, atribuindo-lhes mais responsabilidades e permitindo-lhes mais autonomia, propriedade e autoridade em relação ao trabalho.

II - Mentoring, que consiste em promover o desenvolvimento pessoal e evolução profissional do empregado mais jovem, por intermédio da atuação de uma pessoa reconhecidamente muito experiente, sábia e competente, que dedicará ao empregado instrução, aconselhamento e patrocínio, enfim apoio e orientação em todos os sentidos.

III - Outplacement, que consiste em concentrar as ações de desenvolvimento profissional nas áreas/locais responsáveis pelas atividades finalísticas da organização (o seu negócio-a sua razão de ser), passando então, em consequência, a contratar serviços de terceiros para a execução daquelas demais atividades, acessórios, de apoio, que não se incluem no cerne dos seus objetivos estratégicos.

  • A.

    Só a afirmativa I está certa.

  • B.

    Só as afirmativas I e II estão certas.

  • C.

    Só as afirmativas I e III estão certas.

  • D.

    Só as afirmativas II e III estão certas.

  • E.

    Todas as afirmativas estão certas.

A "guerra por talentos", o empowerment, as preocupações com outplacement e a observância das legislações que regulamentam: terceirização, quarteirização e oferta de vagas para portadores de necessidades especiais são algumas das preocupações dos gestores que atuam na seguinte área funcional. Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Operações e/ou Logística.

  • B.

    Finanças.

  • C.

    Marketing.

  • D.

    Organização & Métodos (O&M).

  • E.

    Gestão de Pessoas.

A gestão empresarial, ante os desafios da contemporaneidade, passa por uma mudança de paradigmas: da administração taylorista / fordista para uma gestão holística e flexível. Dentre as cinco forças que sustentam essa mudança, deve-se apontar o(a):

  • A.

    equilíbrio das estruturas organizacionais.

  • B.

    fluxo de informações estruturado.

  • C.

    planejamento organizacional integrado.

  • D.

    domínio de papéis e qualificações.

  • E.

    empregabilidade e educação global.

Analise as afirmativas e, em seguida, assinale a alternativa correta.

I. A instabilidade do câmbio, a logística de transporte de mercadorias e a falta de informação sobre procedimentos de exportação representam os maiores entraves para as micro e pequenas empresas brasileiras exportarem seus produtos.

II. O mercado mais procurado pelas micro e pequenas empresas é o Mercosul. As empresas começam a exportar por essa região, pois os custos de envio são menores e se trata de países mais próximos culturalmente do Brasil.

III. Dentre os principais produtos exportados pelas micro e pequenas empresas brasileiras estão confecções, calçados e móveis.

  • A.

    Todas as afirmativas estão erradas.

  • B.

    Apenas as afirmativas I e II estão certas.

  • C.

    Apenas a afirmativa II está errada.

  • D.

    Apenas as afirmativas I, II e III estão certas.

  • E.

    Apenas as afirmativas I, II e III estão certas.

A maior interligação entre os diferentes mercados geográficos tem exigido a adoção de diferentes formas organizacionais capazes de responder de maneira mais rápida e adequada às igualmente rápidas alterações nos padrões de compra e consumo em nível internacional. Assinale a alternativa correta sobre o tema do enunciado.

  • A.

    Os sistemas internos de comunicação tornam-se obsoletos muito rapidamente, pois não conseguem acompanhar o ritmo de mudança dos mercados

  • B.

    O modelo idealizado de empresa atuante no mercado internacional deve impedir a experimentação de novas alternativas de ação, de forma a evitar mudança de foco e estratégia.

  • C.

    Na atividade exportadora, a organização necessita desenvolver uma grande capacidade que lhe permita perceber e reagir de maneira rápida e flexível às mudanças peculiares a cada mercado estrangeiro

  • D.

    Devido às rápidas mudanças, o plano de marketing internacional torna-se ferramenta obsoleta no que se refere à diminuição da incerteza e, consequentemente, do risco que a empresa exportadora irá assumir.

  • E.

    O ambiente interno das empresas, quando favorável às mudanças, gera instabilidade de comando e cria prolongadas rupturas na estrutura organizacional.

Hoje, um dos mais importantes itens que gera conflito na relação entre as organizações e as pessoas que nelas trabalham, isto é, a relação indivíduo x organização, é:

  • A.

    A relação entre objetivos organizacionais e objetivos individuais.

  • B.

    A relação entre objetivos departamentais e objetivos organizacionais.

  • C.

    A relação entre objetivos organizacionais e objetivos da sociedade

  • D.

    A relação entre objetivos mercadológicos e objetivos financeiros

  • E.

    A relação entre objetivos da sociedade e os objetivos financeiros.

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