Questões de Administração do ano 2007

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A respeito da gestão da qualidade, julgue os itens subseqüentes.

A eliminação de perdas é etapa independente e distinta da implantação da gestão da qualidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da gestão da qualidade, julgue os itens subseqüentes.

A gestão da qualidade estabelece que os recursos humanos devem ser valorizados e entendidos como integrantes do sucesso da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da gestão da qualidade, julgue os itens subseqüentes.

Na política da qualidade, desde que o produto final atenda às especificações técnicas estabelecidas no processo produtivo, considera-se que o cliente está satisfeito.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo Chiavenato, 2007, qualidade, dentre as suas várias definições, compreende o atendimento às exigências dos clientes, tanto internos quanto externos. Assim, para esse autor, a qualidade é um(a):

  • A.

    processo que zela pela melhoria das relações entre as empresas e seus clientes.

  • B.

    processo que busca o aumento das vendas através de ações pontuais de mercado.

  • C.

    processo que, estando em um sistema fechado, busca a otimização de recursos.

  • D.

    abordagem incremental para obtenção da excelência em produtos e serviços.

  • E.

    ferramenta de gestão que busca minimizar resultados e otimizar processos internos.

Foco no cliente, liderança, participação da equipe de trabalho e enfoque nos processos são quatro dos oito princípios da gestão da qualidade. Os outros quatro são:

  • A.

    uso de indicadores, testemunho de credibilidade do serviço/produto, uso de ferramentas específicas e padronização de rotinas.

  • B.

    enfoque sistêmico à gestão, melhoria contínua, enfoque factual ao processo de decisão e benefícios mútuos na relação com os fornecedores.

  • C.

    conversão de necessidades em processos, motivação, enfoque sistêmico e controle estatístico de processos.

  • D.

    identificação de talentos naturais e experiência individual dos membros da equipe, gestão por resultados, otimização de processos e controle da documentação.

  • E.

    controle de custos e despesas, gestão do conhecimento, auditoria de processos e estabelecimento de uma política de serviços.

Na gestão da qualidade, eficácia do processo é

  • A. o resultado de um processo.
  • B. a maneira especificada de realizar um processo.
  • C.

    o conjunto de atividades inter-relacionadas e interativas.

  • D. o resultado obtido versus recursos utilizados.
  • E. a capacidade de atingir os resultados desejados.

Foco no cliente é um dos princípios da gestão da qualidade, pois é recomendável que a organização atenda às necessidades atuais e futuras dos clientes, a seus requisitos e procurem exceder suas expectativas por meio de um processo que é denominado

  • A. de apoio.
  • B. primário.
  • C. gerencial.
  • D. transversal.
  • E. secundário.

Analisar dados e informações a partir de fontes, tais como pesquisas de clima, sugestões e grupos focalizados para orientar a formulação de políticas de recursos humanos, é um dos benefícios dos princípios da gestão da qualidade denominado:

  • A. abordagem factual para a tomada de decisão.
  • B.

    benefícios mútuos nas relações com os fornecedores.

  • C. liderança.
  • D. abordagem de processo.
  • E. abordagem sistêmica para a gestão.

A gestão da qualidade no processo envolve basicamente três etapas: eliminação de perdas, eliminação da causa das perdas e otimização do processo. Não constitui atividade característica da etapa de eliminação de perdas o(a)

  • A.

    contratação de pesquisa de mercado para o aperfeiçoamento dos produtos.

  • B.

    eliminação de defeitos e refugos

  • C.

    emprego de programas de redução dos erros da mão-de-obra.

  • D.

    eliminação de esforços inúteis.

Julgue os itens a seguir, relacionados à gestão da qualidade.

Segundo os pressupostos da qualidade total, a evolução do simples controle para a gestão da qualidade ocorre quando o processo de planejamento da qualidade passa a ter como premissa básica o atendimento às necessidades dos clientes.

  • C. Certo
  • E. Errado
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