Questões de Administração do ano 2007

Lista completa de Questões de Administração do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca dos conceitos da administração financeira, julgue os itens que se seguem.

Considere que um indivíduo realize uma compra material de escritório, para pagar, em um mês, o valor de R$ 420,00. Sabe-se que o valor à vista do material seria de R$ 400,00. Nessa situação, a taxa de juros cobrada é de 10% ao mês.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo os conceitos relacionados aos riscos e retornos de investimentos, assinale a opção correta.

  • A.

    O retorno real corresponde à remuneração que os investidores exigem para manter suas aplicações no ativo considerado.

  • B.

    Entende-se como risco de um investimento a variabilidade dos retornos possíveis desse investimento.

  • C.

    Em um mercado eficiente, o retorno exigido é superior ao retorno esperado.

  • D.

    Na decisão de investimentos, para investidor com aversão ao risco, considera-se que o risco assumido é inversamente proporcional ao retorno esperado.

Acerca do planejamento financeiro, assinale a opção correta.

  • A.

    Um dos objetivos do planejamento financeiro de curto prazo é preparar as projeções do fluxo de caixa.

  • B.

    O planejamento financeiro de longo prazo não se relaciona com o planejamento estratégico da organização.

  • C.

    O orçamento futuro de capital é estabelecido no âmbito do planejamento financeiro de curto prazo, desde que o horizonte projetado seja superior a um ano.

  • D.

    Em períodos de grandes mudanças no ambiente das organizações, não é conveniente que se realize o planejamento financeiro de longo prazo.

Uma empresa contraiu um empréstimo de R$ 8.000,00 que deveria ser quitado, em parcela única, em um prazo de três meses, pagando-se uma taxa de juros de 5% ao mês, no regime de capitalização composta.

 

 Considerando essa situação, assinale a opção correta.

  • A.

    O valor presente do empréstimo é de R$ 6.800,00.

  • B.

    O valor futuro do empréstimo é de R$ 9.200,00.

  • C.

    O montante de juros a ser pago é de R$ 1.240,00.

  • D.

    O montante total a ser pago é de R$ 9.261,00.

Uma das dimensões ou propriedades da organização é a especialização, que se reflete no grau de detalhamento da:

  • A.

    divisão do trabalho.

  • B.

    hierarquia do cargo.

  • C.

    autonomia do cargo.

  • D.

    delegação de funções.

Assinale como verdadeira ( V ) ou falsa ( F ) cada afirmativa sobre o desempenho de papéis na organização.

( ) A estrutura formal e as normas vigentes na organização influem na definição dos papéis.

( ) A divisão do trabalho e a definição dos cargos são fatores de diferenciação dos papéis dentro da organização.

( ) Os padrões de comportamento, estabelecidos pela organização, não influem sobre o desempenho do papel individual.

( ) Os conhecimentos e a preparação para as tarefas atribuídas podem facilitar o desempenho do papel solicitado de um indivíduo.

( ) O estilo gerencial vigente na organização é considerado fator importante no desempenho dos papéis pelos indivíduos.

Escolha a opção correta.

  • A. V, F, V,V, V.
  • B. V, V, F, V, V.
  • C. V, V, V, F, F.
  • D. F, V, V, F, F.
  • E. V, V, V, F, V.

  • A.

    V, F, V, F e F.

  • B.

    F, V, V, F e F.

  • C.

    V, V, F, V e F.

  • D.

    F, F, V, V e F.

  • E.

    V, V, F, F e V

A departamentalização funcional tende a transferir todas as decisões para o topo da hierarquia, resultando em concentração de responsabilidades e lentidão. O trabalho em equipe tem sido utilizado freqüentemente como recurso para tornar mais ágil e eficaz o desempenho em organizações de todos os tipos. Assinale a alternativa que identifica corretamente características do trabalho em equipe.

  • A.

    O trabalho em equipe exige elevada disciplina, senso de hierarquia e disposição de sacrifício dos membros em relação às decisões do líder.

  • B.

    Uma equipe de trabalho eficaz baseia-se na confiança de cada um em sua competência individual. Quando cada um faz o que considera mais adequado, o trabalho tende a se harmonizar de forma espontânea, sem a necessidade de uma liderança forte.

  • C.

    No trabalho em equipe, as habilidades de cada um são complementares, os conflitos são resolvidos pelo diálogo e a liderança se afirma pela confiança dos demais na sua competência para conduzir a equipe.

  • D.

    O elemento central do trabalho em equipe é o planejamento, a capacidade de se antecipar a todas as possibilidades. O verdadeiro líder de equipe é aquele que controla todas as variáveis internas, evitando os conflitos e externas, eliminando as incertezas.

  • E.

    O trabalho em equipe só funciona quando o líder compreende as necessidades de cada membro e procura satisfazê-las. Isto evita insatisfações, conflitos internos e o surgimento de competição em torno da liderança

Com relação ao conceito de carga de trabalho, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Conjunto de variáveis presentes na situação de trabalho que agem de modo combinado, exigindo do sujeito um esforço permanente de regulação e adaptação.

  • B.

    Conjunto de atribuições e funções que cabem a um profissional exercer durante seu expediente.

  • C.

    Conjunto de tarefas físicas rotineiras a que estão submetidos trabalhadores.

  • D.

    Carga de trabalho mede o excesso de funções desenvolvidas por um profissional em qualquer ramo de atividade.

  • E.

    Conjunto mínimo de atividades que um profissional deve executar ao longo de um dia de trabalho.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 19, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA.

Hoje as organizações estão começando a reconhecer a importância de um bom serviço de atendimento a reclamações. Lidar com reclamações é importante no atendimento ao público.

É correto, quanto ao atendimento ao público, no que se refere a reclamações:

  • A.

    Ter habilidade para neutralizar a reclamação, mostrando que a empresa está sempre correta, ou apresentar desculpas sinceras sobre o problema.

  • B.

    Devem ser designados somente funcionários que se interessam em atender reclamações, que se preocupem efetivamente com o público, com o cliente.

  • C.

    O funcionário que atende ao público deve expressar consideração sincera sobre o problema e a situação do cliente, identificar o assunto da reclamação e procurar solução para o problema.

  • D.

    Ouvir a pessoa que está reclamando, registrar o problema e a reclamação e pedir para que volte uma semana depois, para assim reduzir a tensão da reclamação.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...