Lista completa de Questões de Administração do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração - Administração Financeira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca dos conceitos da administração financeira, julgue os itens que se seguem.
Considere que um indivíduo realize uma compra material de escritório, para pagar, em um mês, o valor de R$ 420,00. Sabe-se que o valor à vista do material seria de R$ 400,00. Nessa situação, a taxa de juros cobrada é de 10% ao mês.
Administração - Administração Financeira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Segundo os conceitos relacionados aos riscos e retornos de investimentos, assinale a opção correta.
O retorno real corresponde à remuneração que os investidores exigem para manter suas aplicações no ativo considerado.
Entende-se como risco de um investimento a variabilidade dos retornos possíveis desse investimento.
Em um mercado eficiente, o retorno exigido é superior ao retorno esperado.
Na decisão de investimentos, para investidor com aversão ao risco, considera-se que o risco assumido é inversamente proporcional ao retorno esperado.
Administração - Administração Financeira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca do planejamento financeiro, assinale a opção correta.
Um dos objetivos do planejamento financeiro de curto prazo é preparar as projeções do fluxo de caixa.
O planejamento financeiro de longo prazo não se relaciona com o planejamento estratégico da organização.
O orçamento futuro de capital é estabelecido no âmbito do planejamento financeiro de curto prazo, desde que o horizonte projetado seja superior a um ano.
Em períodos de grandes mudanças no ambiente das organizações, não é conveniente que se realize o planejamento financeiro de longo prazo.
Administração - Administração Financeira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Uma empresa contraiu um empréstimo de R$ 8.000,00 que deveria ser quitado, em parcela única, em um prazo de três meses, pagando-se uma taxa de juros de 5% ao mês, no regime de capitalização composta.
Considerando essa situação, assinale a opção correta.
O valor presente do empréstimo é de R$ 6.800,00.
O valor futuro do empréstimo é de R$ 9.200,00.
O montante de juros a ser pago é de R$ 1.240,00.
O montante total a ser pago é de R$ 9.261,00.
Administração - Análise da Distribuição do Trabalho - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2007
Uma das dimensões ou propriedades da organização é a especialização, que se reflete no grau de detalhamento da:
divisão do trabalho.
hierarquia do cargo.
autonomia do cargo.
delegação de funções.
Administração - Análise da Distribuição do Trabalho - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2007
Assinale como verdadeira ( V ) ou falsa ( F ) cada afirmativa sobre o desempenho de papéis na organização.
( ) A estrutura formal e as normas vigentes na organização influem na definição dos papéis.
( ) A divisão do trabalho e a definição dos cargos são fatores de diferenciação dos papéis dentro da organização.
( ) Os padrões de comportamento, estabelecidos pela organização, não influem sobre o desempenho do papel individual.
( ) Os conhecimentos e a preparação para as tarefas atribuídas podem facilitar o desempenho do papel solicitado de um indivíduo.
( ) O estilo gerencial vigente na organização é considerado fator importante no desempenho dos papéis pelos indivíduos.
Escolha a opção correta.
V, F, V, F e F.
F, V, V, F e F.
V, V, F, V e F.
F, F, V, V e F.
V, V, F, F e V
A departamentalização funcional tende a transferir todas as decisões para o topo da hierarquia, resultando em concentração de responsabilidades e lentidão. O trabalho em equipe tem sido utilizado freqüentemente como recurso para tornar mais ágil e eficaz o desempenho em organizações de todos os tipos. Assinale a alternativa que identifica corretamente características do trabalho em equipe.
O trabalho em equipe exige elevada disciplina, senso de hierarquia e disposição de sacrifício dos membros em relação às decisões do líder.
Uma equipe de trabalho eficaz baseia-se na confiança de cada um em sua competência individual. Quando cada um faz o que considera mais adequado, o trabalho tende a se harmonizar de forma espontânea, sem a necessidade de uma liderança forte.
No trabalho em equipe, as habilidades de cada um são complementares, os conflitos são resolvidos pelo diálogo e a liderança se afirma pela confiança dos demais na sua competência para conduzir a equipe.
O elemento central do trabalho em equipe é o planejamento, a capacidade de se antecipar a todas as possibilidades. O verdadeiro líder de equipe é aquele que controla todas as variáveis internas, evitando os conflitos e externas, eliminando as incertezas.
O trabalho em equipe só funciona quando o líder compreende as necessidades de cada membro e procura satisfazê-las. Isto evita insatisfações, conflitos internos e o surgimento de competição em torno da liderança
Com relação ao conceito de carga de trabalho, assinale a alternativa correta.
Conjunto de variáveis presentes na situação de trabalho que agem de modo combinado, exigindo do sujeito um esforço permanente de regulação e adaptação.
Conjunto de atribuições e funções que cabem a um profissional exercer durante seu expediente.
Conjunto de tarefas físicas rotineiras a que estão submetidos trabalhadores.
Carga de trabalho mede o excesso de funções desenvolvidas por um profissional em qualquer ramo de atividade.
Conjunto mínimo de atividades que um profissional deve executar ao longo de um dia de trabalho.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 19, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA.
Hoje as organizações estão começando a reconhecer a importância de um bom serviço de atendimento a reclamações. Lidar com reclamações é importante no atendimento ao público.
É correto, quanto ao atendimento ao público, no que se refere a reclamações:
Ter habilidade para neutralizar a reclamação, mostrando que a empresa está sempre correta, ou apresentar desculpas sinceras sobre o problema.
Devem ser designados somente funcionários que se interessam em atender reclamações, que se preocupem efetivamente com o público, com o cliente.
O funcionário que atende ao público deve expressar consideração sincera sobre o problema e a situação do cliente, identificar o assunto da reclamação e procurar solução para o problema.
Ouvir a pessoa que está reclamando, registrar o problema e a reclamação e pedir para que volte uma semana depois, para assim reduzir a tensão da reclamação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...