Lista completa de Questões de Administração do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na avaliação de desempenho humano nas organizações, concentrar-se na determinação dos grandes pontos fortes e fracos de quem está sendo avaliado, apontando comportamentos extremos e sem analisar especificamente traços de personalidade, refere-se ao método
comparativo.
de escalas gráficas.
de incidentes críticos.
escolha forçada.
360 graus.
Administração - Avaliação de Desempenho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A avaliação de desempenho compreende uma avaliação sistemática do desempenho do funcionário, a partir das atividades exercidas, das metas e resultados previstos e de seu potencial de desenvolvimento. Existem basicamente três tipos de sistemas de avaliação de desempenho: os que comparam o desempenho com padrões de trabalho, os que o comparam entre indivíduos, e os que o comparam com objetivos previamente negociados. Um exemplo do segundo modelo é o método denominado:
Distribuição forçada.
Escalas gráficas.
Incidentes críticos.
Administração por objetivos.
O modelo em que o funcionário avaliado é focado por praticamente todos os elementos que tenham contato com ele (subordinados, superiores, pares, clientes internos, etc) refere-se ao processo de avaliação que é denominado método
A Empresa Alfagás apresenta o quadro abaixo, referente à rotatividade de pessoal no mês de setembro de 2007.
O índice de rotatividade para a Empresa Alfagás para o período foi deAs atividades de avaliação de desempenho podem trazer benefícios para os vários agentes que se relacionam com a organização. Qual alternativa não corresponde a um benefício da avaliação de desempenho?
Permite ao gerente propor providências no sentido de melhorar o padrão de desempenho de seus subordinados.
Permite ao subordinado conhecer as regras do jogo, ou seja, os aspectos de comportamento e de desempenho que a organização valoriza.
Permite à organização identificar os empregados que necessitam de reciclagem e/ou aperfeiçoamento.
Permite à organização dinamizar sua política de recursos humanos, oferecendo oportunidades aos funcionários de promoções, crescimento e desenvolvimento pessoal.
Permite ao cliente escolher qual funcionário pode lhe assessorar quanto à satisfação de suas necessidades de consumo.
Sobre a questão da necessidade de reforma do setor público, analise as afirmativas abaixo, considerando-as falsas (F) ou verdadeiras (V). Escolha a alternativa que representa a seqüência CORRETA:
I – O objetivo básico da administração por desempenho é avaliar a eficiência do ad-ministrador quando converte objetivos políticos em resultados práticos. ( )
II – Os planos de avaliação de desempenho individual e os planos de pagamento por desempenho sempre foram muito populares, embora seja sempre difícil criá-los e geri-los. ( )
III – O funcionamento de qualquer programa de governo depende, de forma exclusi-va, do desempenho dos funcionários da burocracia. ( )
IV – As tendências favoráveis à gestão pública "testadas no mercado" baseiam-se também na possibilidade de avaliar o desempenho do aparelho de Estado. ( )
I – F; II – V; III – F; IV – F.
I – F; II – V; III – V; IV – F.
I – V; II – V; III – F; IV – V.
I – V; II – F; III – F; IV – V.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Quando a empresa implementa a Avaliação de Desempenho é importante observar:
I. A responsabilidade pela efetivação da implantação do sistema de Avaliação de desempenho é do Presidente da empresa e por ele deve ser firmemente liderada.
II. Os resultados da Avaliação de desempenho são utilizados para alimentar outros sistemas de Recursos Humanos.
III. Caso a Avaliação de Desempenho apresente problemas, deve-se substituir o instrumento.
IV. Após avaliar o desempenho do empregado deve-se deixá-lo em "stand by" para quando surgir a necessidade de utilização de seus resultados..
O correto está em:
I e II, somente.
II e III, somente.
III e IV, somente.
III e IV, somente.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Com relação ao feedback da Avaliação de Desempenho 360º, algumas premissas orientam as expectativas a respeito dos processos do feedback com múltiplas fontes. Nesse sentido, é correto afirmar:
I. Quando as pessoas recebem feedbacks honestos e específicos de seus superiores, colegas e subordinados, elas têm consciência do quanto seus comportamentos impactam o ambiente organizacional.
II. Quando ocorrem discrepâncias de pontos de vista dos feedbacks de subordinados, significa erro de metodologia.
III. Pessoas em que a auto-avaliação é congruente com a avaliação de outras tendem a apresentar melhores resultados.
IV. Um meio de garantir a confidencialidade dos envolvidos no processo, os feedbacks emitidos são dados que compõem o "relatórios de feedback".
O correto está somente em:
I, II e III.
II e III.
III e IV.
I, III e IV.
Administração - Avaliação de Desempenho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A figura acima corresponde ao modelo de avaliação de desempenho baseado no método
O método de avaliação de desempenho em que o avaliador não analisa especificamente os traços de personalidade e, sim, determina os grandes pontos fortes e fracos de quem está sendo avaliado é o método
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...