Questões de Administração do ano 2007

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Na avaliação de desempenho humano nas organizações, concentrar-se na determinação dos grandes pontos fortes e fracos de quem está sendo avaliado, apontando comportamentos extremos e sem analisar especificamente traços de personalidade, refere-se ao método

  • A.

    comparativo.

  • B.

    de escalas gráficas.

  • C.

    de incidentes críticos.

  • D.

    escolha forçada.

  • E.

    360 graus.

A avaliação de desempenho compreende uma avaliação sistemática do desempenho do funcionário, a partir das atividades exercidas, das metas e resultados previstos e de seu potencial de desenvolvimento. Existem basicamente três tipos de sistemas de avaliação de desempenho: os que comparam o desempenho com padrões de trabalho, os que o comparam entre indivíduos, e os que o comparam com objetivos previamente negociados. Um exemplo do segundo modelo é o método denominado:

  • A.

    Distribuição forçada.

  • B.

    Escalas gráficas.

  • C.

    Incidentes críticos.

  • D.

    Administração por objetivos.

O modelo em que o funcionário avaliado é focado por praticamente todos os elementos que tenham contato com ele (subordinados, superiores, pares, clientes internos, etc) refere-se ao processo de avaliação que é denominado método

  • A. 360 graus.
  • B. dos incidentes críticos.
  • C. comparativo.
  • D. da escolha forçada.
  • E. de escalas gráficas.

A Empresa Alfagás apresenta o quadro abaixo, referente à rotatividade de pessoal no mês de setembro de 2007.

O índice de rotatividade para a Empresa Alfagás para o período foi de

  • A. 15%.
  • B. 25%.
  • C. 8%.
  • D. 4%.
  • E. 20%.

As atividades de avaliação de desempenho podem trazer benefícios para os vários agentes que se relacionam com a organização. Qual alternativa não corresponde a um benefício da avaliação de desempenho?

  • A.

    Permite ao gerente propor providências no sentido de melhorar o padrão de desempenho de seus subordinados.

  • B.

    Permite ao subordinado conhecer as regras do jogo, ou seja, os aspectos de comportamento e de desempenho que a organização valoriza.

  • C.

    Permite à organização identificar os empregados que necessitam de reciclagem e/ou aperfeiçoamento.

  • D.

    Permite à organização dinamizar sua política de recursos humanos, oferecendo oportunidades aos funcionários de promoções, crescimento e desenvolvimento pessoal.

  • E.

    Permite ao cliente escolher qual funcionário pode lhe assessorar quanto à satisfação de suas necessidades de consumo.

Sobre a questão da necessidade de reforma do setor público, analise as afirmativas abaixo, considerando-as falsas (F) ou verdadeiras (V). Escolha a alternativa que representa a seqüência CORRETA:

I – O objetivo básico da administração por desempenho é avaliar a eficiência do ad-ministrador quando converte objetivos políticos em resultados práticos. ( )
II – Os planos de avaliação de desempenho individual e os planos de pagamento por desempenho sempre foram muito populares, embora seja sempre difícil criá-los e geri-los. ( )
III – O funcionamento de qualquer programa de governo depende, de forma exclusi-va, do desempenho dos funcionários da burocracia. ( )
IV – As tendências favoráveis à gestão pública "testadas no mercado" baseiam-se também na possibilidade de avaliar o desempenho do aparelho de Estado. ( )

  • A.

    I – F; II – V; III – F; IV – F.

  • B.

    I – F; II – V; III – V; IV – F.

  • C.

    I – V; II – V; III – F; IV – V.

  • D.

    I – V; II – F; III – F; IV – V.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Quando a empresa implementa a Avaliação de Desempenho é importante observar:

I. A responsabilidade pela efetivação da implantação do sistema de Avaliação de desempenho é do Presidente da empresa e por ele deve ser firmemente liderada.

II. Os resultados da Avaliação de desempenho são utilizados para alimentar outros sistemas de Recursos Humanos.

III. Caso a Avaliação de Desempenho apresente problemas, deve-se substituir o instrumento.

IV. Após avaliar o desempenho do empregado deve-se deixá-lo em "stand by" para quando surgir a necessidade de utilização de seus resultados..

O correto está em:

  • A.

    I e II, somente.

  • B.

    II e III, somente.

  • C.

    III e IV, somente.

  • D.

    III e IV, somente.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Com relação ao feedback da Avaliação de Desempenho 360º, algumas premissas orientam as expectativas a respeito dos processos do feedback com múltiplas fontes. Nesse sentido, é correto afirmar:

I. Quando as pessoas recebem feedbacks honestos e específicos de seus superiores, colegas e subordinados, elas têm consciência do quanto seus comportamentos impactam o ambiente organizacional.

II. Quando ocorrem discrepâncias de pontos de vista dos feedbacks de subordinados, significa erro de metodologia.

III. Pessoas em que a auto-avaliação é congruente com a avaliação de outras tendem a apresentar melhores resultados.

IV. Um meio de garantir a confidencialidade dos envolvidos no processo, os feedbacks emitidos são dados que compõem o "relatórios de feedback".

O correto está somente em:

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    II e III.

  • C.

    III e IV.

  • D.

    I, III e IV.

A figura acima corresponde ao modelo de avaliação de desempenho baseado no método

  • A. das escalas gráficas.
  • B. B da escolha forçada.
  • C. da pesquisa de campo.
  • D. dos incidentes críticos.

O método de avaliação de desempenho em que o avaliador não analisa especificamente os traços de personalidade e, sim, determina os grandes pontos fortes e fracos de quem está sendo avaliado é o método

  • A. de escolha forçada.
  • B. de escalas gráficas.
  • C. comparativo.
  • D. de incidentes críticos.
  • E. de 360 graus.
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