Questões de Administração do ano 2007

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No ciclo de política, que compreende as fases de estruturação de políticas públicas, encontram-se as etapas de implementação e de avaliação. Tais etapas, de acordo com o conceito de redes de implementação, caracterizam-se por:

  • A.

    ação de múltiplos agentes em campo interorganizacional e valoração que resulta em aprendizado.

  • B.

    estabelecimento de contatos por rede digital, no sentido de ampliar as ações colaborativas na implementação de políticas.

  • C.

    diagnóstico prévio que define atividades com vistas à obtenção de metas, recursos e horizonte temporal.

  • D.

    monitoramento constante tendo em vista correções de rota, com atenção especial à atividade de formulação.

  • E.

    levantamento prévio de todas as informações necessárias ao desenho das propostas programáticas pelo formulador da política.

As pessoas que fazem parte de uma organização reprentam sua fonte primária de vantagem competitiva. Nesse contexto, a administração de recursos humanos tem papel essencial na busca e no desenvolvimento dos talentos humanos da organização, os quais deverão trabalhar de forma mais eficiente e eficaz possível, para o alcance das metas organizacionais.

Acerca da administração de recursos humanos, julgue os itens a seguir:

A gestão do desempenho inclui as etapas de avaliação do desempenho e de feedback para o empregado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da gestão e desenvolvimento de recursos humanos, julgue os itens subseqüentes.

Um dos objetivos da avaliação de desempenho é a identificação de áreas em que o funcionário necessita de treinamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 32, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A avaliação do desempenho tem várias aplicações e propósitos, dentre os quais:

I- Localizar pessoas com características e atitudes adequadas ao negócio da organização.

II- Indicar se as pessoas estão sendo adequadamente recompensadas e remuneradas.

III- Verificar se o tempo de serviço se constitui no melhor critério de promoção.

IV- Propiciar a retroação às pessoas sobre o desenvolvimento de suas tarefas.

O correto está apenas em:

  • A.

    I e IV.

  • B.

    II e III.

  • C.

    I, II e III.

  • D.

    I, II e IV.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

São métodos de avaliação de desempenho:

  • A.

    Avaliação por resultados, Avaliação 360º, Frases Analíticas.

  • B.

    Auto-avaliação, Avaliação 360º, Frases Analíticas e Descritivas, Incidentes Críticos.

  • C.

    Avaliação por resultados, Avaliação 360º, Frases Descritivas, Incidentes Críticos.

  • D.

    Avaliação por resultados, Auto-avaliação, Avaliação 360º, Incidentes Avaliativos.

Uma gestão de pessoas voltada para resultados exige estratégias de gestão das competências. Com base nessas informações e considerando as etapas da avaliação 360 graus, é INCORRETO afirmar que

  • A.

    a rede de avaliação é formada pelo chefe imediato e colegas de trabalho.

  • B.

    se amplia a rede, acrescentando clientes e fornecedores internos.

  • C.

    são agregados alguns clientes na rede.

  • D.

    se completa o ciclo envolvendo o chefe imediato e colegas de trabalho.

"A avaliação do treinamento em nível de comportamento no cargo nem sempre tem sido desenvolvida a contento." (GIL, 2001, p. 141). Entre as técnicas mais utilizadas para avaliação de comportamento no cargo, NÃO se inclui

  • A.

    amostragem por atividades.

  • B.

    heterodiário.

  • C.

    diário do observador.

  • D.

    autodiário.

As organizações utilizam uma variedade de métodos de avaliação de desempenho. Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando cada método à sua respectiva caracterização.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência de números CORRETA.

  • A.

    (2) (3) (4) (5) (1)

  • B.

    (3) (5) (1) (4) (2)

  • C.

    (3) (4) (5) (1) (2)

  • D.

    (5) (2) (3) (1) (4)

O método de avaliação de desempenho que se baseia no fato de que no comportamento humano existem características extremas capazes de levar a resultados positivos ou negativos é denominado

  • a.

    misto.

  • b.

    da escala gráfica contínua.

  • c.

    da escala gráfica descontínua.

  • d.

    da escolha forçada.

  • e.

    do incidente crítico.

De acordo com o modelo de Hamblin de níveis de avaliação no treinamento, quando o treinando, após participar de um processo de treinamento que gostou e demonstra
ter aprendido, embora continue a executar a tarefa sob sua responsabilidade pelo mesmo método utilizado antes do treinamento, retrata o nível de avaliação de

  • A.

    avaliação de resultados finais.

  • B.

    aprendizado.

  • C.

    avaliação de valores.

  • D.

    reação.

  • E.

    comportamento.

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