Questões de Administração do ano 2008

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Acerca das normas de qualidade de produtos ABNT, julgue os itens a seguir.

O processo de elaboração das normas técnicas da ABNT está apoiado em princípios como voluntariedade, representatividade, paridade, atualização e transparência.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das normas de qualidade de produtos ABNT, julgue os itens a seguir.

A ABNT presta serviços de consultoria a todas as empresas que desejam a certificação ISO.

  • E. Errado
  • C. Certo

Acerca da gestão da qualidade, julgue os próximos itens.

A gestão da qualidade total conduz as atividades da organização, com vistas à produção de melhoria contínua.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da gestão da qualidade, julgue os próximos itens.

Tendo o planejamento como função gerencial básica, a gestão da qualidade total exige o efetivo envolvimento da alta administração da organização, sem o que não há como conferir caráter estratégico ao planejado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da gestão da qualidade, julgue os próximos itens.

Tendo em vista que a metodologia de gestão da qualidade total foi desenvolvida para a indústria manufatureira, a sua aplicação nas empresas de serviços é inviável

  • C. Certo
  • E. Errado

Com o movimento da qualidade nas organizações, vem sendo atribuída grande ênfase, desde meados do século XX, aos conceitos da qualidade e produtividade nas organizações. A respeito desse movimento, assinale a opção correta.

  • A.

    Fica claro, nos estudos sobre qualidade, que, em última análise, cabe à equipe do círculo de controle da qualidade decidir se o produto é, ou não, um produto de boa qualidade.

  • B.

    Segundo Juran, a satisfação do cliente é alcançada quando as características do produto correspondem ao que o vendedor tenha descrito sobre ele.

  • C.

    Segundo Deming, os melhores esforços bastam para se alcançar a qualidade total, pois, ao final, eles avançam em múltiplas direções e se integram.

  • D.

    A qualidade total não é um objetivo em si, mas, sim, um meio, para que a empresa, que envolve todas as pessoas e todos os órgãos da organização, possa atingir os objetivos e resultados desejados.

O Dr. W. Edwards Deming teve um papel fundamental no movimento da qualidade total no mundo, em especial no Japão, tendo sido condecorado pelo imperador japonês, na época, em reconhecimento aos seus métodos e teorias que proporcionaram o aumento da qualidade dos produtos manufaturados. Deming propôs que se deve

  • A.

    buscar garantir a inspeção em massa como forma de atingir a qualidade.

  • B.

    remover barreiras entre as unidades organizacionais.

  • C.

    fixar quotas claras na linha de produção, facilitando-se o acompanhamento do desenvolvimento das equipes.

  • D.

    enfatizar os slogans, exortações e metas que exijam nível zero de falhas, de forma a buscar o zero defeito, ou seja, a qualidade total.

Considerando o texto acima e a utilização das principais ferramentas da qualidade, assinale a opção incorreta.

  • A.

    A folha de verificação é uma ferramenta da qualidade que poderia ser utilizada para representar graficamente a relação entre duas variáveis, como, por exemplo, entre o funcionamento dos serviços de saúde prestados pelo estado do Pará e a informatização de todo o sistema.

  • B.

    A constatação de que a municipalização da saúde é uma estratégia bem-sucedida poderia ser verificada pela utilização de um gráfico de tendência.

  • C.

    A utilização do diagrama de Pareto poderia ser indicada para se verificar se um dos principais problemas a resolver é a falta de credenciamentos dos serviços prestados no sistema de atendimento médico de média e alta complexidades no estado referido no texto.

  • D.

    O gráfico de controle poderia ser utilizado para se verificar se o número de casos de raiva ou febre amarela estão dentro dos limites mínimos e máximos especificados para determinado período.

A satisfação do usuário ou cliente é ponto fundamental, tanto para empresas públicas quanto para empresas privadas. Dentre os vários aspectos que caracterizam uma boa prestação de serviço, destaca-se:

  • A. Evitar a inexistência de conflitos.
  • B.

    Pedir que o cliente ou usuário espere o tempo necessário para ser atendido.

  • C.

    Encaminhar o usuário para outro setor mediante a entrega de senhas.

  • D. Garantir pronto atendimento às reclamações.

Julgue os itens a seguir, relativos a qualidade e produtividade nas organizações.

Gerir adequadamente a qualidade no processo implica buscar a melhoria contínua e direcionar todas as ações do processo produtivo para o atendimento das necessidades dos diversos tipos de clientes envolvidos.

  • C. Certo
  • E. Errado
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