Questões de Administração do ano 2009

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Com relação às distinções entre liderança e capacidade gerencial, considere as afirmativas abaixo.

I. Liderar envolve um processo de influência nãocoercitiva decorrente da autoridade formal do cargo e, neste sentido, é distinto de gerenciar.

II. Os gerentes tendem a adotar atitudes impessoais, às vezes até passivas, em relação às metas, enquanto os líderes têm uma atitude pessoal e ativa em relação às metas.

III. Hoje o líder é o componente mais estratégico da organização, é o responsável pelo desenvolvimento de outras pessoas e pelo sucesso da empresa.

IV. O bom gerenciamento traz ordem e consistência ao se projetar planos e acompanhar os seus resultados; liderança, em comparação, é lidar com a mudança.

V. O gerente tem uma visão de longo prazo; o líder, perspectiva de curto prazo. O gerente faz as coisas certas; o líder faz as coisas direito.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I e III.

  • B.

    III, IV e V.

  • C.

    I, II e IV.

  • D.

    II e V.

  • E.

    I, II, III e IV.

Autoridade, obediência, liderança, autogestão, disciplina e autonomia são ingredientes que se combinam em várias dosagens para influenciar o comportamento das pessoas nas organizações. Um maior grau de autogestão, disciplina e autonomia na organização caracteriza um modelo de administração

  • A.

    tecno-mecanicista.

  • B.

    diretiva.

  • C.

    diretivo-autoritária.

  • D.

    participativa.

  • E.

    diretivo-participativa.

Instruções: Cada uma das questões de números 64 a 68 contém cinco afirmativas. Para respondê-las considere o assunto especificado na questão e a chave abaixo.

Em relação à diferença entre liderança e poder.

I. Os líderes não devem confundir liderança com prestígio e credibilidade, evitando a qualquer custo o uso do poder.

II. O poder é a influência potencial, a liderança envolve o exercício atual do poder. A liderança não deixa de ser um fenômeno de poder.

III. O poder é a capacidade de um agente em produzir determinados efeitos, sendo uma decorrência da relação social entre indivíduos, grupos ou organização em que uma das partes controla a outra.

IV. O poder se define como a capacidade de forçar as pessoas a fazerem coisas apenas por respeito à posição exercida pelo líder, mesmo contra a vontade destas.

V. A autoridade se define como a habilidade de levar as pessoas a fazerem o que o líder quer, mas estas entendem e aceitam suas decisões.

  • A.

    Estão corretas APENAS as afirmativas I e II.

  • B.

    Estão corretas APENAS as afirmativas I, II e V.

  • C.

    Estão corretas APENAS as afirmativas I, III e V.

  • D.

    Estão corretas APENAS as afirmativas II, III e IV.

  • E.

    Estão corretas APENAS as afirmativas II, III, IV e V.

Dentre as competências gerenciais no relacionamento com as pessoas, está

  • A.

    o estabelecimento de metas e de padrões.

  • B.

    a identificação e a solução de problemas.

  • C.

    a tomada de decisões e a avaliação de riscos.

  • D.

    o pensar clara e analiticamente.

  • E.

    a avaliação de pessoal e de desempenho.

Instruções: Nas questões de números 26 a 32 utilize a chave a seguir:

Sobre liderança situacional:

I. O líder é aquele que procura adequar a situação ao seu estilo de comando.

II. Quando as tarefas são rotineiras e repetitivas, a liderança é limitada e sujeita ao controle pelos subordinados, que passam a atuar num padrão autocrático.

III. Para um mesmo subordinado, o líder pode assumir diferentes padrões de liderança, conforme a situação envolvida.

IV. A Teoria de Liderança Situacional de Hersey e Blanchard propõe um modelo de liderança adequado para cada nível de maturidade dos liderados, no qual o líder deve identificar em que nível se encontram os liderados para, então, optar por um dos quatro estilos de liderança.

V. Um problema da Teoria de Liderança Situacional de Hersey e Blanchard é a ideia de que os subordinados "imaturos" devem ser tratados com o "pulso forte", pois esse tipo de comportamento por parte da liderança não estimularia o desenvolvimento dos subordinados.

  • A.

    Estão corretas APENAS as afirmativas I e II.

  • B.

    Estão corretas APENAS as afirmativas I, II e V.

  • C.

    Estão corretas APENAS as afirmativas II, III e IV.

  • D.

    Estão corretas APENAS as afirmativas III e IV.

  • E.

    Estão corretas APENAS as afirmativas III, IV e V.

A delegação de poder ou autoridade para os subordinados é corretamente definida por

  • A.

    empowerment.

  • B.

    melhoria contínua.

  • C.

    benchmarks.

  • D.

    comunicação avançada.

  • E.

    responsabilidade.

Julgue os itens subseqüentes, relativos a relações interpessoais.

Uma liderança que dissemina um clima de confiança e união permite maior afetividade entre os membros do grupo, sem que haja impacto significativo nos resultados do trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Entre os aspectos diretamente correlacionados com o DO, o fator humano merece destaque e, em especial, a relação entre os líderes e seus colaboradores. Iniciativas estratégicas que funcionam em muitas organizações podem frustrar as expectativas em função de aspectos gerenciais e motivacionais. Acerca das aplicações e das ferramentas de gestão que favorecem o exercício da liderança e o aprimoramento dos resultados organizacionais, julgue os seguintes itens.

A liderança, a capacidade de mobilização e as relações de respeito se enfraquecem quando a conduta passa a ser democrática e participativa.

  • C. Certo
  • E. Errado

O interesse em relação às equipes de trabalho tem crescido nos últimos anos em virtude da necessidade de reorganização do processo produtivo, além do aparecimento das exigências e tecnologias inerentes ao trabalho moderno. Acerca das equipes de trabalho e das características do trabalho em equipe, julgue os itens que se seguem.

O alto desempenho nas equipes de trabalho ocorre necessariamente a partir de líderes que as direcionem para alcance de objetivos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto à qualidade e a alguns dos prêmios nessa área, julgue os itens de 70 a 80.

Liderança; estratégias e planos; e resultados são, entre os critérios de excelência do PNGP, aqueles relativos à gestão dos processos gerenciais.

  • C. Certo
  • E. Errado
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