Questões de Administração do ano 2009

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José, chefe da secretaria de administração de uma empresa, tem muito poder sobre os seus subordinados. Ele é uma pessoa agradável e popular; os demais integrantes da empresa que o conhecem têm admiração tanto pelo trabalho exercido por ele quanto pelo convívio alegre. As características apresentadas permitem concluir que José parece possuir em alto nível

  • A.

    o poder de recompensa.

  • B.

    o poder coercitivo.

  • C.

    o poder de legitimação pelo cargo.

  • D.

    o poder carismático.

  • E.

    o poder de competência.

Determinado líder considera que, quanto mais livres forem os seus subordinados para se autogerenciarem, melhor desempenho terá a organização. Tal característica é inerente à

  • A.

    liderança de transformação.

  • B.

    liderança carismática.

  • C.

    liderança laissez-faire.

  • D.

    liderança autocrática.

  • E.

    liderança democrática.

Gemawhat (2007) propôs uma estrutura de análise de riscos para diagnosticar a sustentabilidade do desempenho da empresa em relação a outras empresas do setor. Com base nesta estrutura, considerando uma empresa que depende de profissionais altamente especializados e experientes, afirma- se que o risco de

  • A. violação está associado aos processos de inteligência de mercado e espionagem industrial.
  • B. impedimento está relacionado a limitações contratuais que diminuam o potencial de inovação da empresa.
  • C. imitação está associado à manutenção da confidencialidade de informações e à retenção da mão de obra com conhecimento estratégico.
  • D. substituição é relacionado à troca da mão de obra especializada e de maior custo por outros profissionais menos dispendiosos e de maior eficiência.
  • E. lassidão está relacionado à apropriação de valor por empresas complementares que podem contratar outros especialistas com mesmo grau de conhecimento.

Considere as afirmativas abaixo em relação à análise quantitativa de riscos.

I. Avalia o efeito dos eventos de risco e atribui uma classificação que prioriza esses riscos em função do seu impacto nos objetivos do projeto.

II. É realizada nos riscos que foram priorizados pelo processo de análise qualitativa de riscos por afetarem potencial e significativamente as atividades.

III. Quantifica a exposição do risco para o projeto e determina o tamanho da reserva de contingência do custo e de cronograma que podem ser necessários.

IV. Identifica riscos que requerem maior atenção, quantificando sua contribuição relativa ao risco do projeto.

V. Identifica custo, cronograma, ou objetivos de escopo realístico e alcançável.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I, III, IV e V.

  • B.

    II e III.

  • C.

    II, III e IV.

  • D.

    II, III, IV e V.

  • E.

    IV e V.

Com relação aos principais benefícios de uma adequada gestão de riscos, considere:

I. Gerenciar riscos também significa maximizar a probabilidade de evento incerto e futuro que pode ampliar o sucesso de um projeto.

II. Os riscos desconhecidos podem ser gerenciados de forma pró-ativa e uma resposta prudente da equipe do projeto seria definir um plano de prevenção contra esses riscos.

III. Os riscos conhecidos são aqueles que foram identificados e analisados, mas, para alguns destes pode não ser econômico ou possível desenvolver uma resposta pró-ativa.

IV. É possível aceitar os riscos que constituem ameaças ao projeto se eles forem equivalentes à premiação que pode ser obtida ao se assumir esses riscos.

V. Qualquer estrutura analítica de riscos deve incluir sempre os riscos técnicos, externos, organizacionais e de gerenciamento.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I, III e V.

  • B.

    II e IV.

  • C.

    I, III e IV.

  • D.

    IV e V.

  • E.

    II e III.

Considere as afirmativas abaixo com relação aos procedimentos de controle de riscos:

I. As atividades de controle só podem ser de duas naturezas: atividade de prevenção ou de detecção.

II. O monitoramento do comportamento de usuários de cartões de crédito ou de flutuações abruptas nos resultados de agências, produtos, carteiras próprias e de terceiros é um exemplo da técnica de avaliação de desempenho.

III. Um dos melhores métodos para proteger os valores de uma entidade contra o uso, a compra ou a venda não-autorizada é a salvaguarda física, que compreende o controle, entre outros, de acessos, de entrada e saída de funcionários e de materiais, e de senhas para arquivos eletrônicos.

IV. Dentre os controles feitos por meio de sistemas informatizados, os controles de aplicativos têm a finalidade de garantir a integridade e a veracidade dos dados e transações.

V. Segregação de funções é uma técnica de detecção feita pelo confronto de uma mesma informação com dados vindos de bases diferentes, adotando as ações corretivas, quando necessário.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I, II, III e V.

  • B.

    I, II, III e IV.

  • C.

    I e IV.

  • D.

    II, III e IV.

  • E.

    III, IV e V.

Por meio do Decreto n.º 5.707/2006, o governo federal estipulou como diretriz da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal incentivar e apoiar o servidor público em suas iniciativas de capacitação voltadas para o desenvolvimento das competências institucionais e individuais. A respeito das concepções de competência, gestão do conhecimento e capital intelectual, julgue os seguintes itens.

O capital estrutural permite transmitir o conhecimento interno da organização aos clientes, organizar os recursos da empresa, apoiar e ampliar as ideias e o trabalho, no sentido de fornecer informações que auxiliem a realização de um trabalho melhor.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens com relação a poder, liderança e aprendizagem nas organizações. O conceito de aprendizagem organizacional restringe-se exclusivamente aos processos psicológicos individuais de aquisição de novos conhecimentos e habilidades.

  • C. Certo
  • E. Errado

"Gestão do Conhecimento significa organizar as principais políticas, processos e ferramentas gerenciais e tecnológicos à luz de uma melhor compreensão dos processos de geração, identificação, validação, disseminação, compartilhamento, proteção e uso dos conhecimentos estratégicos para gerar resultados (econômicos) para a empresa e benefícios para os colaboradores internos e externos (stakeholders)." (TERRA, 2005, p. 8). Selecione a opção incorreta.

  • A.

    O processo de gerenciamento do conhecimento consiste em um ciclo de geração, codificação e coordenação e disseminação do conhecimento.

  • B.

    A disseminação do conhecimento consiste na prática da transferência do conhecimento, podendo ser pela contratação de pessoas, pelas conversas informais e não programadas, ou por reuniões e ações estruturadas que possibilitam a mobilidade do conhecimento pela organização.

  • C.

    Na disseminação da informação, o conhecimento explícito é formalmente capturado e compartilhado por meio da tecnologia da informação, enquanto o tácito não.

  • D.

    A disseminação da informação é uma ação global organizacional: todo o conhecimento deve ser transmitido para toda a organização independentemente da absorção de cada um.

  • E.

    A amplitude da disseminação deve estar em acordo com a estratégia organizacional, com as políticas de pessoas, com o modelo de estrutura da empresa e com a tecnologia existente.

Por meio do Decreto n.º 5.707/2006, o governo federal estipulou como diretriz da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal incentivar e apoiar o servidor público em suas iniciativas de capacitação voltadas para o desenvolvimento das competências institucionais e individuais. A respeito das concepções de competência, gestão do conhecimento e capital intelectual, julgue os seguintes itens.

As representações compartilhadas e os sistemas de referência comuns favorecem a convergência das iniciativas individuais, a previsibilidade de comportamentos e a busca de acordos. Nessa lógica, o ambiente e as contingências organizacionais são elementos determinantes do uso e do desenvolvimento das competências profissionais.

  • C. Certo
  • E. Errado
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