Lista completa de Questões de Administração do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
José, chefe da secretaria de administração de uma empresa, tem muito poder sobre os seus subordinados. Ele é uma pessoa agradável e popular; os demais integrantes da empresa que o conhecem têm admiração tanto pelo trabalho exercido por ele quanto pelo convívio alegre. As características apresentadas permitem concluir que José parece possuir em alto nível
o poder de recompensa.
o poder coercitivo.
o poder de legitimação pelo cargo.
o poder carismático.
o poder de competência.
Determinado líder considera que, quanto mais livres forem os seus subordinados para se autogerenciarem, melhor desempenho terá a organização. Tal característica é inerente à
liderança de transformação.
liderança carismática.
liderança laissez-faire.
liderança autocrática.
liderança democrática.
Gemawhat (2007) propôs uma estrutura de análise de riscos para diagnosticar a sustentabilidade do desempenho da empresa em relação a outras empresas do setor. Com base nesta estrutura, considerando uma empresa que depende de profissionais altamente especializados e experientes, afirma- se que o risco de
Considere as afirmativas abaixo em relação à análise quantitativa de riscos.
I. Avalia o efeito dos eventos de risco e atribui uma classificação que prioriza esses riscos em função do seu impacto nos objetivos do projeto.
II. É realizada nos riscos que foram priorizados pelo processo de análise qualitativa de riscos por afetarem potencial e significativamente as atividades.
III. Quantifica a exposição do risco para o projeto e determina o tamanho da reserva de contingência do custo e de cronograma que podem ser necessários.
IV. Identifica riscos que requerem maior atenção, quantificando sua contribuição relativa ao risco do projeto.
V. Identifica custo, cronograma, ou objetivos de escopo realístico e alcançável.
Está correto o que se afirma APENAS em
I, III, IV e V.
II e III.
II, III e IV.
II, III, IV e V.
IV e V.
Com relação aos principais benefícios de uma adequada gestão de riscos, considere:
I. Gerenciar riscos também significa maximizar a probabilidade de evento incerto e futuro que pode ampliar o sucesso de um projeto.
II. Os riscos desconhecidos podem ser gerenciados de forma pró-ativa e uma resposta prudente da equipe do projeto seria definir um plano de prevenção contra esses riscos.
III. Os riscos conhecidos são aqueles que foram identificados e analisados, mas, para alguns destes pode não ser econômico ou possível desenvolver uma resposta pró-ativa.
IV. É possível aceitar os riscos que constituem ameaças ao projeto se eles forem equivalentes à premiação que pode ser obtida ao se assumir esses riscos.
V. Qualquer estrutura analítica de riscos deve incluir sempre os riscos técnicos, externos, organizacionais e de gerenciamento.
Está correto o que se afirma APENAS em
I, III e V.
II e IV.
I, III e IV.
IV e V.
II e III.
Considere as afirmativas abaixo com relação aos procedimentos de controle de riscos:
I. As atividades de controle só podem ser de duas naturezas: atividade de prevenção ou de detecção.
II. O monitoramento do comportamento de usuários de cartões de crédito ou de flutuações abruptas nos resultados de agências, produtos, carteiras próprias e de terceiros é um exemplo da técnica de avaliação de desempenho.
III. Um dos melhores métodos para proteger os valores de uma entidade contra o uso, a compra ou a venda não-autorizada é a salvaguarda física, que compreende o controle, entre outros, de acessos, de entrada e saída de funcionários e de materiais, e de senhas para arquivos eletrônicos.
IV. Dentre os controles feitos por meio de sistemas informatizados, os controles de aplicativos têm a finalidade de garantir a integridade e a veracidade dos dados e transações.
V. Segregação de funções é uma técnica de detecção feita pelo confronto de uma mesma informação com dados vindos de bases diferentes, adotando as ações corretivas, quando necessário.
Está correto o que se afirma APENAS em
I, II, III e V.
I, II, III e IV.
I e IV.
II, III e IV.
III, IV e V.
Administração - Gestão do Capital Intelectual - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Por meio do Decreto n.º 5.707/2006, o governo federal estipulou como diretriz da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal incentivar e apoiar o servidor público em suas iniciativas de capacitação voltadas para o desenvolvimento das competências institucionais e individuais. A respeito das concepções de competência, gestão do conhecimento e capital intelectual, julgue os seguintes itens.
O capital estrutural permite transmitir o conhecimento interno da organização aos clientes, organizar os recursos da empresa, apoiar e ampliar as ideias e o trabalho, no sentido de fornecer informações que auxiliem a realização de um trabalho melhor.
Administração - Gestão do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os próximos itens com relação a poder, liderança e aprendizagem nas organizações. O conceito de aprendizagem organizacional restringe-se exclusivamente aos processos psicológicos individuais de aquisição de novos conhecimentos e habilidades.
"Gestão do Conhecimento significa organizar as principais políticas, processos e ferramentas gerenciais e tecnológicos à luz de uma melhor compreensão dos processos de geração, identificação, validação, disseminação, compartilhamento, proteção e uso dos conhecimentos estratégicos para gerar resultados (econômicos) para a empresa e benefícios para os colaboradores internos e externos (stakeholders)." (TERRA, 2005, p. 8). Selecione a opção incorreta.
O processo de gerenciamento do conhecimento consiste em um ciclo de geração, codificação e coordenação e disseminação do conhecimento.
A disseminação do conhecimento consiste na prática da transferência do conhecimento, podendo ser pela contratação de pessoas, pelas conversas informais e não programadas, ou por reuniões e ações estruturadas que possibilitam a mobilidade do conhecimento pela organização.
Na disseminação da informação, o conhecimento explícito é formalmente capturado e compartilhado por meio da tecnologia da informação, enquanto o tácito não.
A disseminação da informação é uma ação global organizacional: todo o conhecimento deve ser transmitido para toda a organização independentemente da absorção de cada um.
A amplitude da disseminação deve estar em acordo com a estratégia organizacional, com as políticas de pessoas, com o modelo de estrutura da empresa e com a tecnologia existente.
Administração - Gestão do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Por meio do Decreto n.º 5.707/2006, o governo federal estipulou como diretriz da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal incentivar e apoiar o servidor público em suas iniciativas de capacitação voltadas para o desenvolvimento das competências institucionais e individuais. A respeito das concepções de competência, gestão do conhecimento e capital intelectual, julgue os seguintes itens.
As representações compartilhadas e os sistemas de referência comuns favorecem a convergência das iniciativas individuais, a previsibilidade de comportamentos e a busca de acordos. Nessa lógica, o ambiente e as contingências organizacionais são elementos determinantes do uso e do desenvolvimento das competências profissionais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...