Questões de Administração do ano 2009

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Com relação à gestão por competências, considere:

I. O modelo de gestão por competências visa a alcançar os objetivos da organização por meio do alinhamento da missão, visão e valores; as estratégias do negócio com as estratégias do capital humano.

II. Uma das maiores dificuldades para a implantação da gestão por competências nas organizações está na resistência do órgão de RH.

III. Para que esse modelo gerencial traga os resultados esperados, é necessário que as organizações definam as necessidades a médio e a longo prazo, garantindo assim o alinhamento com o plano estratégico.

IV. Uma das principais vantagens do modelo de gestão por competências é o alinhamento dos investimentos em treinamento às metas estratégicas da organização.

V. A principal ferramenta da gestão por competências é o recrutamento externo.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    II, III e V.

  • B.

    II, III, IV e V.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    I e III.

  • E.

    I, II, III e IV.

A respeito da gestão por competências, assinale a opção correta.

  • A.

    A gestão por competências tem como objetivo fundamental a identificação dos conhecimentos e habilidades individuais dos colaboradores, visando direcioná-los de forma adequada para os cargos vagos na organização.

  • B.

    Competências organizacionais constituem um conjunto de conhecimentos, habilidades, tecnologias e comportamentos que uma empresa possui e consegue manifestar de forma integrada na sua atuação.

  • C.

    Competências essenciais são as competências relacionadas com a gestão dos recursos organizacionais — financeiros, comerciais, produtivos etc. — e como eles são utilizados para obter os melhores resultados.

  • D.

    Competências funcionais ou de gestão são as competências que cada indivíduo aprende e desenvolve em suas atividades pessoais na organização.

Em um ambiente organizacional onde se pratica a gestão por competências, é correto afirmar que:

  • A.

    a competência flui, naturalmente, pelo simples exercício das funções atribuídas ao cargo.

  • B.

    os processos de recrutamento e seleção tendem a se tornar mais subjetivos.

  • C.

    o mapeamento dos cargos é feito de forma a atender aos objetivos da organização.

  • D.

    investir em treinamento se torna desnecessário, já que todos são competentes.

  • E.

    os salários são mais elevados que a média do mercado.

A noção de competência, no modo de pensar atual, está vinculada a duas dimensões: uma organizacional e outra gerencial. Qual das opções abaixo descreve corretamente estas dimensões?

  • A.

    As competências organizacionais são coletivas e aparecem sob forma de processos de produção. As competências gerenciais são competências também coletivas, mas geram diferenciação.

  • B.

    As competências organizacionais são decorrentes dos treinamentos e representam a qualificação dos membros organizacionais; já as gerenciais são as competências seletivas que geram diferencial organizacional.

  • C.

    As competências organizacionais são uma dimensão corporativa de competências, enquanto as competências gerenciais são a dimenção coletiva da gerência média organizacional.

  • D.

    As competências organizacionais devem contribuir para a expansão da empresa em caráter imediatíssimo, por isso são consideradas estratégicas, ao contrário das gerenciais, que são operacionais.

  • E.

    As competências organizacionais podem ser seletivas e seguirem o mesmo princípio conceitual do Core Competence, enquanto as gerenciais são a mobilização e aplicação de conhecimentos e capacidades numa situação específica.

A gestão de competências tem como etapa inicial

  • A.

    pesquisar as competências mais valorizadas pelo mercado.

  • B.

    desenvolver as competências necessárias para o sucesso da organização.

  • C.

    estabelecer os objetivos e metas a serem alcançados pela organização.

  • D.

    a identificação da lacuna de competências da empresa.

  • E.

    captar as competências internas disponíveis na organização.

Instruções: Cada uma das questões de números 75 a 77 contém cinco afirmativas. Para respondê-las considere o assunto especificado na questão e a chave abaixo.

Em relação à técnica de mapeamento de competências.

I. Por meio do mapeamento, é possível levantar os pontos fortes, que tornam as pessoas aptas para algumas tarefas, e os pontos fracos, que devem ser aperfeiçoados para que o profissional possa autogerenciar sua carreira.

II. Enfatiza os aspectos excepcionais do desempenho, realçando as exceções positivas, que devem ser aplicadas, e negativas, que devem ser corrigidas ou eliminadas.

III. Os modelos de mapeamento são estruturados a partir das competências essenciais previamente levantadas e definidas que comparem os diversos perfis profissionais da organização com aqueles identificados no mercado.

IV. Os indicadores devem ser sistêmicos, visualizando a empresa como um conjunto homogêneo e integrado, decorrente do planejamento estratégico de recursos humanos.

V. A definição do núcleo de competências deve ser estruturada com base nas competências relacionadas como fatores críticos de sucesso em cada unidade de negócios ou grupo de funções.

  • A.

    Estão corretas APENAS as afirmativas I e II.

  • B.

    Estão corretas APENAS as afirmativas I, II e V.

  • C.

    Estão corretas APENAS as afirmativas I, III e V.

  • D.

    Estão corretas APENAS as afirmativas II, III e IV.

  • E.

    Estão corretas APENAS as afirmativas II, III, IV e V.

Instruções: Cada uma das questões de números 75 a 77 contém cinco afirmativas. Para respondê-las considere o assunto especificado na questão e a chave abaixo.

Em relação ao conceito de competências essenciais.

I. As competências essenciais são competências organizacionais que dependem de uma hierarquia de competências funcionais, gerenciais e pessoais.

II. As competências essenciais constituem um arranjo sistêmico e integrado de várias competências pessoais e grupais; são o resultado da sinergia do sistema.

III. As competências essenciais dão a base e a sustentação das quais dependem as competências organizacionais.

IV. Em certos casos, a competência essencial está embasada em uma só pessoa ou em uma única equipe; caracterizando as empresas mais criativas e dinâmicas.

V. São competências essenciais aquelas requeridas de qualquer profissional, independentemente da função ou área de atuação, mas cujo nível de exigência ou necessidade difere de função para função ou entre as distintas áreas de atuação.

  • A.

    Estão corretas APENAS as afirmativas I e II.

  • B.

    Estão corretas APENAS as afirmativas I, II e V.

  • C.

    Estão corretas APENAS as afirmativas I, III e V.

  • D.

    Estão corretas APENAS as afirmativas II, III e IV.

  • E.

    Estão corretas APENAS as afirmativas II, III, IV e V.

O objetivo do mapeamento por competências é

  • A.

    subsidiar a formulação da estratégia organizacional.

  • B.

    identificar a lacuna de competências.

  • C.

    definir as competências necessárias para concretizar a estratégia formulada.

  • D.

    favorecer o gap de competências da organização.

  • E.

    eliminar a diferença entre as competências básicas e as essenciais.

Na seleção por competências, utiliza-se, preferencialmente,

  • A.

    entrevista comportamental.

  • B.

    grupos focais.

  • C.

    teste de Rorschach.

  • D.

    questionário diretivo.

  • E.

    testes psicotécnicos.

Instruções: Cada uma das questões de números 82 a 84 contém cinco afirmativas. Para respondê-las, considere o assunto especificado na questão e a chave abaixo.

Em relação aos principais obstáculos à aplicação da gestão por competências ao setor público.

I. O setor público tem dificuldade para instituir formas de remuneração variável baseadas na expressão de competências profissionais.

II. Não é possível aplicar a gestão por competências no setor público, pois estas competências são adequadas apenas às organizações privadas.

III. Não existem métodos próprios para avaliar como as competências profissionais dos servidores públicos impactam o desempenho das organizações públicas.

IV. A gestão por competências não funciona onde há prevalência do interesse político sobre a eficácia, como no caso das burocracias públicas.

V. Não é possível realizar concursos públicos com base nas competências mapeadas.

  • A.

    Estão corretas APENAS as afirmativas I e II.

  • B. Estão corretas APENAS as afirmativas I, II e V.
  • C.

    Estão corretas APENAS as afirmativas I, III e V.

  • D.

    Estão corretas APENAS as afirmativas II, III e IV.

  • E.

    Estão corretas APENAS as afirmativas II, III, IV e V.

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