Questões de Administração do ano 2009

Lista completa de Questões de Administração do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Por meio do Decreto n.º 5.707/2006, o governo federal estipulou como diretriz da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal incentivar e apoiar o servidor público em suas iniciativas de capacitação voltadas para o desenvolvimento das competências institucionais e individuais. A respeito das concepções de competência, gestão do conhecimento e capital intelectual, julgue os seguintes itens.

O capital estrutural de uma organização é composto pela agregação de seu capital de processos, de seu capital de relacionamento, de seu capital de inovação e, principalmente, de seu capital humano.

  • C. Certo
  • E. Errado

A histórica adversidade obrigou as empresas japonesas a irem em busca de uma política de inovação contínua. O conhecimento organizacional é a capacidade que uma empresa tem de criar novo conhecimento, disseminá-lo por toda a organização e incorporá-lo a produtos, serviços e sistemas inovadores. Considerando essas informações e a gestão do conhecimento, julgue os itens que se seguem.

São características da criação do conhecimento: a ambiguidade e redundância, a metáfora e analogia e a transição do conhecimento pessoal para o conhecimento organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

A histórica adversidade obrigou as empresas japonesas a irem em busca de uma política de inovação contínua. O conhecimento organizacional é a capacidade que uma empresa tem de criar novo conhecimento, disseminá-lo por toda a organização e incorporá-lo a produtos, serviços e sistemas inovadores. Considerando essas informações e a gestão do conhecimento, julgue os itens que se seguem.

Os quatro processos importantes para conversão do conhecimento são: socialização, externalização, combinação e internalização.

  • C. Certo
  • E. Errado

A histórica adversidade obrigou as empresas japonesas a irem em busca de uma política de inovação contínua. O conhecimento organizacional é a capacidade que uma empresa tem de criar novo conhecimento, disseminá-lo por toda a organização e incorporá-lo a produtos, serviços e sistemas inovadores. Considerando essas informações e a gestão do conhecimento, julgue os itens que se seguem.

Um exemplo de processo de externalização é reaprender a experiência de outros integrantes.

  • C. Certo
  • E. Errado

A histórica adversidade obrigou as empresas japonesas a irem em busca de uma política de inovação contínua. O conhecimento organizacional é a capacidade que uma empresa tem de criar novo conhecimento, disseminá-lo por toda a organização e incorporá-lo a produtos, serviços e sistemas inovadores. Considerando essas informações e a gestão do conhecimento, julgue os itens que se seguem.

Exemplifica o processo de socialização a classificação e sintetização de diferentes tipos de conhecimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo a UNESCO, a organização contemporânea baseada na informação necessita ser flexível e aumentar sua capacidade de aprender devido a estruturas complexas e a um panorama econômico dependente de inovações propiciadas por tecnologias da informação distintas e mutáveis e dos efeitos da globalização. Em relação à gestão da informação no ambiente organizacional, julgue os itens a seguir.

Ao buscar informações, a organização deve observar, seletivamente, a grande quantidade de sinais criados em um ambiente dinâmico para interpretar as mensagens confusas e perceber os indícios relativos às suas atividades e objetivos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Mediante a ciência de seu estilo de aprendizagem, os gerentes conseguem compreender como eles abordam problemas e questões, seus pontos fortes e fracos de aprendizagem, e como reagem aos funcionários ou aos colegas que têm diferentes estilos de aprendizagem. Para prosperarem e até sobreviverem no dinâmico ambiente de negócios, indivíduos e organizações precisam estar sempre aprendendo. Acerca de aprendizagem contínua, assinale a alternativa correta.

  • A.

    É a necessidade de geração de conhecimento como insumo da nova economia.

  • B.

    É o envolvimento de processos e sistemas por meio dos quais a organização capacita seu pessoal para aprender, compartilhar o seu conhecimento crescente e aplicá-lo ao seu trabalho.

  • C.

    É a necessidade de desenvolvimento de disciplinas que favorecem o aprendizado, entre as quais destacase o pensamento sistêmico.

  • D.

    É a necessidade de implementação de um aprendizado de circuito duplo, que enfatiza a necessidade de discernimento crítico acerca das ações organizacionais.

  • E.

    É a percepção das falhas de aprendizagem, entre as quais o mito de se aprender com a experiência.

Acerca da gestão do conhecimento nas organizações, julgue os itens seguintes.

Denomina-se espiral do conhecimento a representação gráfica do processo de internalização e socialização dos conhecimentos na organização, caracterizado por um dinâmico e contínuo processo de transformação de conhecimentos tácitos em explícitos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens de 111 a 115 com relação à gestão de conhecimento e à gestão por competências.

Quando os aprendizes trabalham com seus mestres e aprendem sua arte não por meio da linguagem, mas, sim, por meio da observação, imitação e prática, verifica-se a conversão do conhecimento, por intermédio da internalização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Competência interpessoal é a habilidade de

  • A.

    utilizar o poder do conhecimento para fazer as pessoas se comportarem de acordo com os seus objetivos.

  • B.

    separar claramente os aspectos emocionais dos aspectos técnicos nos conflitos interpessoais, procurando neutralizar os primeiros e ressaltar os segundos.

  • C.

    resolver os conflitos de percepção interpessoais utilizando técnicas de brainstorming.

  • D.

    envolver todos no processo de decisão por meio de processos de gestão participativa.

  • E.

    desenvolver acurada percepção da situação, de suas variáveis relevantes e suas respectivas inter-relações.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...