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Administração - Gestão do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Por meio do Decreto n.º 5.707/2006, o governo federal estipulou como diretriz da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal incentivar e apoiar o servidor público em suas iniciativas de capacitação voltadas para o desenvolvimento das competências institucionais e individuais. A respeito das concepções de competência, gestão do conhecimento e capital intelectual, julgue os seguintes itens.
O capital estrutural de uma organização é composto pela agregação de seu capital de processos, de seu capital de relacionamento, de seu capital de inovação e, principalmente, de seu capital humano.
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A histórica adversidade obrigou as empresas japonesas a irem em busca de uma política de inovação contínua. O conhecimento organizacional é a capacidade que uma empresa tem de criar novo conhecimento, disseminá-lo por toda a organização e incorporá-lo a produtos, serviços e sistemas inovadores. Considerando essas informações e a gestão do conhecimento, julgue os itens que se seguem.
São características da criação do conhecimento: a ambiguidade e redundância, a metáfora e analogia e a transição do conhecimento pessoal para o conhecimento organizacional.
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A histórica adversidade obrigou as empresas japonesas a irem em busca de uma política de inovação contínua. O conhecimento organizacional é a capacidade que uma empresa tem de criar novo conhecimento, disseminá-lo por toda a organização e incorporá-lo a produtos, serviços e sistemas inovadores. Considerando essas informações e a gestão do conhecimento, julgue os itens que se seguem.
Os quatro processos importantes para conversão do conhecimento são: socialização, externalização, combinação e internalização.
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A histórica adversidade obrigou as empresas japonesas a irem em busca de uma política de inovação contínua. O conhecimento organizacional é a capacidade que uma empresa tem de criar novo conhecimento, disseminá-lo por toda a organização e incorporá-lo a produtos, serviços e sistemas inovadores. Considerando essas informações e a gestão do conhecimento, julgue os itens que se seguem.
Um exemplo de processo de externalização é reaprender a experiência de outros integrantes.
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A histórica adversidade obrigou as empresas japonesas a irem em busca de uma política de inovação contínua. O conhecimento organizacional é a capacidade que uma empresa tem de criar novo conhecimento, disseminá-lo por toda a organização e incorporá-lo a produtos, serviços e sistemas inovadores. Considerando essas informações e a gestão do conhecimento, julgue os itens que se seguem.
Exemplifica o processo de socialização a classificação e sintetização de diferentes tipos de conhecimento.
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Segundo a UNESCO, a organização contemporânea baseada na informação necessita ser flexível e aumentar sua capacidade de aprender devido a estruturas complexas e a um panorama econômico dependente de inovações propiciadas por tecnologias da informação distintas e mutáveis e dos efeitos da globalização. Em relação à gestão da informação no ambiente organizacional, julgue os itens a seguir.
Ao buscar informações, a organização deve observar, seletivamente, a grande quantidade de sinais criados em um ambiente dinâmico para interpretar as mensagens confusas e perceber os indícios relativos às suas atividades e objetivos.
Mediante a ciência de seu estilo de aprendizagem, os gerentes conseguem compreender como eles abordam problemas e questões, seus pontos fortes e fracos de aprendizagem, e como reagem aos funcionários ou aos colegas que têm diferentes estilos de aprendizagem. Para prosperarem e até sobreviverem no dinâmico ambiente de negócios, indivíduos e organizações precisam estar sempre aprendendo. Acerca de aprendizagem contínua, assinale a alternativa correta.
É a necessidade de geração de conhecimento como insumo da nova economia.
É o envolvimento de processos e sistemas por meio dos quais a organização capacita seu pessoal para aprender, compartilhar o seu conhecimento crescente e aplicá-lo ao seu trabalho.
É a necessidade de desenvolvimento de disciplinas que favorecem o aprendizado, entre as quais destacase o pensamento sistêmico.
É a necessidade de implementação de um aprendizado de circuito duplo, que enfatiza a necessidade de discernimento crítico acerca das ações organizacionais.
É a percepção das falhas de aprendizagem, entre as quais o mito de se aprender com a experiência.
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Acerca da gestão do conhecimento nas organizações, julgue os itens seguintes.
Denomina-se espiral do conhecimento a representação gráfica do processo de internalização e socialização dos conhecimentos na organização, caracterizado por um dinâmico e contínuo processo de transformação de conhecimentos tácitos em explícitos.
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Julgue os itens de 111 a 115 com relação à gestão de conhecimento e à gestão por competências.
Quando os aprendizes trabalham com seus mestres e aprendem sua arte não por meio da linguagem, mas, sim, por meio da observação, imitação e prática, verifica-se a conversão do conhecimento, por intermédio da internalização.
Competência interpessoal é a habilidade de
utilizar o poder do conhecimento para fazer as pessoas se comportarem de acordo com os seus objetivos.
separar claramente os aspectos emocionais dos aspectos técnicos nos conflitos interpessoais, procurando neutralizar os primeiros e ressaltar os segundos.
resolver os conflitos de percepção interpessoais utilizando técnicas de brainstorming.
envolver todos no processo de decisão por meio de processos de gestão participativa.
desenvolver acurada percepção da situação, de suas variáveis relevantes e suas respectivas inter-relações.
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