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Instruções: Cada uma das questões de números 82 a 84 contém cinco afirmativas. Para respondê-las, considere o assunto especificado na questão e a chave abaixo.
Em relação às características de um sistema de remuneração por competências.
I. Ele funciona com base na diferenciação das competências dos colaboradores com base na opinião subjetiva dos gerentes.
II. A remuneração por competências melhora a distribuição de custos na folha de pagamento, não gerando custos inesperados, além de proporcionar maior transparência.
III. É claro e transparente, permitindo que as pessoas possam planejar melhor seu autoinvestimento em conformidade com a política de procedimentos estabelecida.
IV. Motiva os colaboradores a uma melhor capacitação, de acordo com as necessidades da organização, sendo eles remunerados pelas competências que aplicam no dia-a-dia do seu trabalho.
V. Dificulta a delegação da administração da folha aos líderes de negócios e a promoção da área de RH para uma posição de consultoria interna.
Estão corretas APENAS as afirmativas I e II.
Estão corretas APENAS as afirmativas I, II e V.
Estão corretas APENAS as afirmativas I, III e V.
Estão corretas APENAS as afirmativas II, III e IV.
Estão corretas APENAS as afirmativas II, III, IV e V.
Administração - Gestão por Competência - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca da gestão de pessoas por competências, julgue os itens subsequentes.
A gestão de pessoas por competências busca identificar os pontos de excelência e os pontos de carência, tendo por base critérios objetivamente mensuráveis.
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Acerca da gestão de pessoas por competências, julgue os itens subsequentes.
A gestão de pessoas por competências procura substituir o tradicional levantamento de necessidades de treinamento por uma visão das necessidades futuras do negócio e de pessoas que podem agregar valor à organização.
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Acerca da gestão de pessoas por competências, julgue os itens subsequentes.
O primeiro passo para implementação da gestão de pessoas por competências em uma organização é a instituição de um programa de remuneração por competências.
Os modelos tradicionais de gestão de competências enfatizam o conhecimento técnico e a capacidade operacional que um profissional deve ter como requisito mínimo para ocupar um cargo. A partir dos estudos feitos por Daniel Goleman na década de 90, ficou comprovado que os profissionais mais bem sucedidos são aqueles que possuem
capacidade de suportar ofensas pessoais.
elevado quociente de inteligência.
capacidade de liderança situacional.
elevada competência comportamental.
capacidade de evitar conflitos organizacionais.
Dentre as características principais das competências essenciais de uma empresa, aquela que fornece a sustentação a vários produtos ou negócios dentro de uma corporação e que não é propriedade de uma área ou indivíduo isoladamente constitui a(o)
É tarefa essencial da gestão de competências
articular competências técnicas e comportamentais dos indivíduos e integrá-las aos objetivos estratégicos da organização.
descobrir o talento natural de cada pessoa, talentos que podem vir a ser aprimorados por meio de estratégias de coaching.
procurar desenvolver as capacidades produtivas inerentes a uma pessoa. Essas capacidades devem ser relacionadas com o desempenho de uma tarefa específica.
enfatizar os conhecimentos formais e comportamentais que a pessoa precisa adquirir para desempenhar uma tarefa.
aperfeiçoar, nos gerentes, as habilidades práticas relacionadas com a administração competente dos funcionários de uma organização.
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A gestão por competências é uma das práticas de gestão de pessoas mais difundidas na última década. No âmbito da administração pública federal direta, tanto a capacitação quanto o desenvolvimento de carreira têm aparecido associados à gestão com foco em competências quando das publicações de novos dispositivos referentes à administração de recursos humanos. Nesse contexto, julgue os próximos itens, a respeito das competências essenciais (core competences) e das competências individuais.
O conceito de competência profissional evoluiu da busca por preditores de alto desempenho para um conjunto de características pessoais que efetivamente agreguem valor social ou econômico à organização.
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A gestão por competências é uma das práticas de gestão de pessoas mais difundidas na última década. No âmbito da administração pública federal direta, tanto a capacitação quanto o desenvolvimento de carreira têm aparecido associados à gestão com foco em competências quando das publicações de novos dispositivos referentes à administração de recursos humanos. Nesse contexto, julgue os próximos itens, a respeito das competências essenciais (core competences) e das competências individuais.
Embora sejam encontradas na literatura e em planos de ação de consultorias novas roupagens e metodologias para análise e mapeamento de competências, a base para a formação desse constructo foi o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes demonstradas pelos profissionais.
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A gestão por competências é uma das práticas de gestão de pessoas mais difundidas na última década. No âmbito da administração pública federal direta, tanto a capacitação quanto o desenvolvimento de carreira têm aparecido associados à gestão com foco em competências quando das publicações de novos dispositivos referentes à administração de recursos humanos. Nesse contexto, julgue os próximos itens, a respeito das competências essenciais (core competences) e das competências individuais.
Uma vez mapeadas e validadas as competências individuais, é usual construir, por agregação, as competências coletivas e, a partir delas, as competências essenciais da organização. Essa é uma característica das organizações detentoras de alto nível de maturidade em gestão de pessoas que já estão sedimentadas no mercado.
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