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Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens que se seguem com relação a cultura organizacional. Os artefatos de uma cultura organizacional são os padrões visíveis e facilmente identificáveis de comportamentos das pessoas na organização.
Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens que se seguem com relação a cultura organizacional. Valores compartilhados podem ser encontrados nas crenças compartilhadas pelas pessoas que trabalham na organização.
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Julgue os itens que se seguem com relação a cultura organizacional. Os pressupostos básicos de uma cultura organizacional são verdades implícitas que o conjunto de membros de uma organização compartilha em função da experiência conjunta.
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Julgue os itens que se seguem com relação a cultura organizacional. A linguagem doméstica é um elemento visível da cultura que facilita a identificação de membros de uma cultura, de uma subcultura ou de uma contracultura. É benéfica em atividades executadas em conjunto com trabalhadores de organizações estrangeiras.
Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens que se seguem com relação a cultura organizacional. Nas organizações modernas, não há ritos, rituais ou figuras humanas que simbolizam o herói.
Administração - O comportamento organizacional - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Evidencia-se como idéia principal do texto que, atualmente, as organizações prezam por uma cultura organizacional fortemente influenciada pela era da globalização que se instalou, de forma precisa, no mercado competitivo. Isso significa também dizer que:
1) A inteligência competitiva dos funcionários não tem grande relevância para o aumento da produtividade e da qualidade de uma organização.
2) A inteligência competitiva dos funcionários é fundamental para o aumento da produtividade e da qualidade de uma organização.
3) As informações e os conhecimentos específicos dos empregados para um determinado negócio também são requisitos que contribuem para o desenvolvimento da inteligência competitiva numa organização.
4) A Microsoft utiliza-se de uma estratégia diferenciada de seleção porque se concentra apenas na motivação das pessoas.
5) A cultura organizacional manipula diretamente todos os recursos de capacidade intelectual de uma organização independente do QI e habilidades de seus funcionários.
Está correto apenas o que se afirma em:
1 e 3.
3 e 5.
1 e 4.
2 e 3.
2 e 5.
Administração - O comportamento organizacional - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Portanto, entende-se como comportamento organizacional:
Um campo de estudos que investiga o impacto que as linhas de montagem de roupas, têm sobre o comportamento dentro das organizações cujo propósito é utilizar esse conhecimento para promover a concorrência como acima citado.
Um campo de estudos que investiga o impacto que a globalização e a concorrência pérfida têm sobre o comportamento dentro das organizações cujo propósito é utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.
Um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos religiosos e a concorrência igualitária têm sobre o comportamento dentro das organizações;
Um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos de interesse e a sociedade, enquanto política, têm sobre o comportamento dentro das organizações cujo propósito é utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.
Um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos de interesse (igreja, escola, política, etc) e a sociedade, em geral, têm sobre o comportamento humano dentro das organizações, cujo propósito é utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.
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De acordo com o texto, podemos contextualizar e entender que a expressão "comportamento organizacional" faz alusão à atitude no que se refere:
1) À intenção de um indivíduo, de comportar-se de uma determinada maneira em relação a alguém ou alguma coisa, podendo essa expressão de sentimentos acontecer, neste caso, num ambiente onde ele tem a oportunidade de desempenhar suas funções profissionais.
2) Ao grau de um indivíduo, de comprometer-se com uma determinada empresa, desejando manter-se como parte de uma organização.
3) Ao grau em que uma pessoa se identifica com seu trabalho e é avaliada pelo seu desempenho como uma coisa valiosa.
4) À intenção de um indivíduo, de comportar-se de uma determinada maneira em relação a alguém ou alguma coisa, podendo essa expressão de sentimentos acontecer num ambiente organizacional, familiar, político, religioso ou social como um todo.
5) À dissonância cognitiva de um indivíduo, de comportar-se num ambiente social, podendo ser familiar, político ou religioso.
Está correto apenas o que se afirma em:
3
5
1
2
4
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Ainda sobre comportamento organizacional, podemos entender que maquiavelismo, recebeu este nome por causa de Niccolò Machiavelli, que escreveu, no século XVI, um tratado sobre a obtenção e uso do poder, e trata-se de uma característica de personalidade que retrata o grau em que um indivíduo é:
Manipulador, mantém o controle das forças externas e internas, como a sorte ou o acaso.
Maquiavélico, e acredita ter o controle do que apenas acontece com ele.
Manipulador, e acredita ter controle sobre seu próprio destino.
Pragmático, mantém distância emocional e acredita que os fins justificam os meios.
Pragmático, mantém controle das forças externas e internas, como a sorte e acaso.
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Julgue os itens a seguir, acerca do comportamento organizacional.
Ao considerar a teoria da equidade como forma de maximizar o desempenho dos colaboradores que lhe estão subordinados, o gestor público deve levar em conta que qualquer injustiça sentida em relação às recompensas pode motivar essas pessoas a agirem de forma a restaurar o senso de equidade percebida.
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