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O clima organizacional mostra-se positivo quando
frustra as expectativas de ganho imediato em troca de ganhos de longo prazo.
atende às expectativas imediatas de ganho salarial dos funcionários.
incentiva conflitos de expectativas, gerando comportamentos competitivos.
provoca diferentes tipos de motivação para o trabalho nos funcionários.
produz expectativas de acomodação aos padrões de eficiência estabelecidos.
Pode-se concluir da definição de cultura organizacional como produto do aprendizado pela experiência comum de um grupo que
o importante é identificar as regularidades observadas no comportamento dos indivíduos.
sempre existem valores dominantes numa organização que caracterizam sua cultura organizacional.
a cultura de uma organização deriva da filosofia que guia as políticas da organização.
as normas que envolvem os grupos de trabalho são determinantes da sua cultura.
pode haver 'culturas' diferentes em uma organização, distinguindo cada grupo dentro de uma cultura mais ampla.
Valores, ritos, mitos e tabus são componentes
dos objetivos e metas.
do planejamento estratégico organizacional.
da gestão por competências.
da cultura organizacional.
das variáveis estratégicas não controláveis.
Em ambientes altamente competitivos, em que predominam a mudança e a incerteza, a cultura organizacional
deve ser tratada como mais um elemento do planejamento estratégico da organização.
terá um impacto significativo sobre o desempenho econômico da organização apenas no curto prazo.
exerce maior influência sobre o desempenho e os resultados da empresa do que os aspectos físicos, estruturais e estratégias organizacionais.
dificulta a sobrevivência de uma organização no longo prazo, quando baseada em valores centrais que transcendem considerações econômicas.
representa aspectos irracionais profundamente enraizados na organização que devem ser removidos.
Instruções: Cada uma das questões de números 82 a 84 contém cinco afirmativas. Para respondê-las, considere o assunto especificado na questão e a chave abaixo.
Em relação à gestão do clima organizacional.
I. O clima organizacional é resultante dos aspectos conflitantes da cultura das organizações.
II. O clima organizacional é sempre o reflexo dos efeitos de uma cultura na organização como um todo.
III. O clima organizacional sempre influencia e é influenciado pelo comportamento dos indivíduos na organização.
IV. O clima organizacional permite mapear o ambiente interno, que varia segundo a motivação dos agentes.
V. Enquanto mudanças na cultura organizacional levam mais tempo para acontecer, mudanças no clima podem ser administradas tanto a curto quanto a médio prazo.
Estão corretas APENAS as afirmativas I e II.
Estão corretas APENAS as afirmativas I, II e V.
Estão corretas APENAS as afirmativas I, III e V.
Estão corretas APENAS as afirmativas II, III e IV.
Estão corretas APENAS as afirmativas II, III, IV e V.
Após realizar uma pesquisa de clima organizacional, é fundamental, para a legitimação do instrumento por toda organização, que área de RH
evite divulgar os resultados da pesquisa aos setores mais críticos da empresa.
divulgue, junto com um relatório detalhado, decisões para melhorar os pontos críticos detectados pela pesquisa.
prepare um relatório detalhado, ilustrado e comentado para os diretores da empresa.
cobre da direção a mudança dos gerentes responsáveis pelas áreas críticas.
estabeleça um plano de reformulação da missão e da visão estratégica da empresa.
O macroambiente das organizações é constituído por
um conjunto amplo de variáveis demográficas que inclui: o tamanho da população, a estrutura etária, a distribuição geográfica, a composição étnica e os níveis de renda dos potenciais consumidores.
um conjunto de fatores culturais, institucionais e psicossociais que influenciam de forma mais ampla a construção da identidade de uma organização.
um conjunto de insumos de recursos e informações, bem como suas saídas ou resultados; compreendendo consumidores, usuários, fornecedores, concorrentes e grupos regulamentadores.
uma estrutura setorial que influencia a intensidade da competição entre as empresas que dele fazem parte, impondo algumas restrições em suas operações e oferecendo várias oportunidades para que as empresas bem administradas obtenham vantagens sobre suas concorrentes.
um conjunto amplo e complexo de variáveis tecnológicas, políticas, econômicas, legislativas, sociais, demográficas e ecológicas que envolvem e influenciam as empresas.
O fato de que a cultura organizacional é constituída de características relativamente estáveis e permanentes, que é reforçado por seu processo de seleção, comportamento da alta administração e métodos de socialização, tende a tornar a maioria das culturas muito resistentes às mudanças. Portanto, é necessária uma estratégia abrangente e coordenada para gerenciar a cultura e vencer desafios. O desafio gerencial mais importante na mudança cultural é
descongelar a cultura em vigor.
realizar uma análise cultural.
paciência para levar adiante a mudança.
mudar rapidamente os sistemas de avaliação.
mudar os sistemas de informação.
Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
No contexto de que trata o texto acima, surgiu um dos principais paradigmas do DO, a especialização flexível. Acerca desse paradigma e das ferramentas contemporâneas de gestão de mudanças e de flexibilização organizacional, julgue os itens que se seguem.
Diante do quadro de inconstância econômica e tecnológica, ganham espaço os modelos de gestão prescritivos, que demonstram serem tênues as questões culturais e ambientais.
Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Para garantir que os benefícios do trabalho em equipe não se percam, as equipes devem ser estruturadas e administradas de maneira apropriada. Acerca do tema trabalho em equipe, julgue os itens a seguir.
A diversidade cultural exerce influências positivas e negativas na equipe. Se a tarefa exije mais criatividade e inovação, então a diversidade favorece o surgimento de bons resultados.
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