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Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Em relação à cultura e clima organizacionais, julgue os próximos itens.
Os ritos, mitos e rituais ocorrem em organizações modernas.
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Em relação à cultura e clima organizacionais, julgue os próximos itens.
A presença de heróis organizacionais e mitos contribuem para um clima organizacional favorável.
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Em relação à cultura e clima organizacionais, julgue os próximos itens.
Desenvolvimento organizacional é definido como um conjunto de técnicas voltadas à gestão do clima organizacional.
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Julgue os itens a seguir, acerca do comportamento organizacional.
Segundo a teoria dos dois fatores de Herzberg, uma vez disponibilizados, os fatores ligados ao ambiente do trabalho garantem, de forma duradoura, a satisfação e a consequente motivação para um bom desempenho do funcionário em seu trabalho.
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A gestão do clima organizacional tem sido uma preocupação recorrente nas organizações. Com relação a esse tema, assinale a opção correta.
A pesquisa quantitativa é o meio adequado para se diagnosticar mais fielmente o clima organizacional de uma empresa.
O que determina o sucesso de qualquer proposta de alteração do clima de uma organização é o comprometimento dos ocupantes dos cargos operacionais.
O padrão desejado de clima organizacional é universal.
É imprescindível que o estilo de liderança de uma equipe seja sempre o mesmo, para não haver impacto negativo sobre o seu clima organizacional.
Entre os fatores que podem influenciar o clima organizacional destacam-se os relativos aos indivíduos, os referentes à organização e os que concernem a aspectos externos a ela.
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Com relação ao comprometimento organizacional, julgue os itens seguintes.
I O comprometimento organizacional é considerado um fenômeno multidimensional.
II O comprometimento calculativo consiste na relação forte entre um indivíduo e
determinada organização, e pode ser caracterizado por fatores como crença e
aceitação dos objetivos e valores dessa organização.
III O comprometimento normativo refere-se à totalidade das pressões normativas
internalizadas pelo indivíduo e que fazem que ele aja na direção dos objetivos e
interesses organizacionais.
IV O comprometimento afetivo é visto como um fenômeno estrutural, que ocorre
como resultado das transações indivíduoorganização e das alterações nos
benefícios adquiridos e investimentos realizados pelo indivíduo em seu trabalho, ao
longo do tempo.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
III e IV.
I, II e IV.
II, III e IV.
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As organizações, de modo geral, dependem do desempenho de seus colaboradores para a consecução de seus objetivos. Nas organizações bancárias, em particular, o processo de gestão de pessoas é influenciada pela forma como essas organizações funcionam. Nesse contexto, o comportamento organizacional pode ser definido como
uma disciplina aplicável às indústrias e organizações do setor primário, por causa do tipo de conhecimento que produz.
uma subárea da psicologia que utiliza a matriz teórica do comportamentalismo para o desenvolvimento de técnicas de gestão organizacional.
um campo multidisciplinar que produz conhecimento aplicável à gerência de pessoas nas organizações de trabalho.
uma disciplina que estuda o comportamento humano sem considerar variáveis sociais e culturais.
um campo do conhecimento que tem como foco o desenvolvimento de técnicas de treinamento comportamental para aumentar a motivação dos trabalhadores.
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Com relação ao fenômeno da cultura organizacional, julgue os itens que se seguem.
I O cerne da cultura organizacional são os valores compartilhados pelos membros da
organização, conforme descrição da maioria dos modelos de cultura organizacional.
II Entre os fatores restritivos da cultura em relação à mudança organizacional, incluem-
se valores compartilhados incoerentes com as necessidades de adaptação ao meio
externo à organização.
III Rituais são sequências repetitivas de atividades que expressam os valores de uma
organização e podem ser usados como formas de transmissão da cultura da
organização para os novos funcionários.
Assinale a opção correta.
Apenas o item I está certo.
Apenas os itens I e II estão certos.
Apenas os itens I e III estão certos.
Apenas os itens II e III estão certos.
Todos os itens estão certos.
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Carlos, ao verificar que os resultados obtidos por diversos órgãos públicos que ele auditou estavam abaixo dos referenciais comparativos de outras organizações públicas, passou a defender que as organizações públicas deveriam mudar a cultura organizacional vigente, alinhando-se a um paradigma de gestão similar ao da iniciativa privada. A intenção de Carlos ao defender a mudança é instituir o paradigma do cliente na gestão pública.
Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue os itens de 91 a 93, a respeito da cultura organizacional, das convergências e divergências entre a gestão pública e a gestão privada.
As mudanças que Carlos vislumbra como necessárias aos órgãos públicos devem se pautar pelo princípio da legalidade, pois, enquanto ao gestor privado é permitido fazer tudo o que não lhe for proibido em lei, ao gestor público é permitido fazer apenas aquilo que estiver previsto em lei.
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Carlos, ao verificar que os resultados obtidos por diversos órgãos públicos que ele auditou estavam abaixo dos referenciais comparativos de outras organizações públicas, passou a defender que as organizações públicas deveriam mudar a cultura organizacional vigente, alinhando-se a um paradigma de gestão similar ao da iniciativa privada. A intenção de Carlos ao defender a mudança é instituir o paradigma do cliente na gestão pública.
Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue os itens de 91 a 93, a respeito da cultura organizacional, das convergências e divergências entre a gestão pública e a gestão privada.
Para instituir o paradigma do cliente na gestão pública, devese avaliar o desempenho da gestão pública e, para tanto, devem ser utilizados os mesmos indicadores de eficiência e eficácia utilizados pela gestão privada.
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