Lista completa de Questões de Administração do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração - Avaliação de Desempenho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Uma empresa de eventos desenvolve atividades na área de promoção de congressos e demais atividades da área de turismo de negócios. Para o ano de 2010, estão programados 15 eventos, sendo que dois envolvem a participação direta de duas entidades internacionais. A partir da elaboração do planejamento do evento, detectou-se a necessidade de contratação e treinamento de profissionais. Com base na sua experiência pessoal, o dono da empresa identificou algumas características pessoais, alguns cursos, e alguma experiência profissional que os candidatos a serem contratados deveriam ter. Os candidatos contratados foram submetidos a um período de experiência de três meses. Ao final do período, os candidatos foram avaliados pelo presidente e aqueles que apresentaram desempenho satisfatório foram efetivados. Aos candidatos desligados, os gerentes se encarregaram de informar que eles não possuíam um perfil adequado e nem a competência necessária para atuarem na instituição.
Tendo como referência inicial a situação hipotética apresentada acima, julgue os seguintes itens.
A concepção de gestão do desempenho não foi usada na situação apresentada, pois ela envolve um processo cíclico que consiste em: planejamento, desenvolvimento, revisão e avaliação.
Administração - Avaliação de Desempenho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
As organizações cada vez mais acreditam e apostam no potencial e no desenvolvimento dos seus profissionais, o que se traduz em mais investimentos em formação e capacitação de pessoal. Com relação a treinamento, desenvolvimento, educação e aprendizagem nas organizações, julgue os itens de 107 a 114.
A avaliação de desempenho do trabalhador no cargo, após o treinamento, tem por objetivo avaliar o grau de satisfação inicial do treinando com o treinamento e com as condições do treinamento.
Com relação à avaliação de desempenho na área de recursos humanos, considere:
I. O seu objetivo é medir, avaliar e monitorar exclusivamente os resultados concretos e finais que se pretende alcançar dentro de certo período de tempo.
II. É um excelente meio pelo qual se localizam problemas de supervisão e gerência, de integração das pessoas à organização, de adequação da pessoa ao cargo e de carências de treinamento.
III. A avaliação do desempenho num cargo é contingencial, varia de pessoa para pessoa, depende do contexto e de inúmeros fatores condicionantes.
IV. A mensuração é o fator central num sistema de avaliação e seu objetivo é indicar como um desempenho determinado pode ser comparado com padrões objetivos.
V. A avaliação de desempenho deve cobrir somente o comportamento da pessoa no cargo ocupado, evitando a inclusão de outros fatores, como o alcance de metas e objetivos, que devem ser separados do processo dessa avaliação.
Está correto o que se afirma APENAS em
I, II e III.
I, II, IV e V.
II, III e IV.
II, III, IV e V.
II, III e V.
O método de avaliação de desempenho mais adequado para assegurar o ajustamento de funcionário às demandas que ele recebe do ambiente interno e externo à organização é a advinda da
comissão de avaliação de desempenho.
avaliação para cima.
avaliação 360°.
autoavaliação.
avaliação gerencial.
Administração - Avaliação de Desempenho - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2009
Dentre o conjunto de métodos e processos que buscam avaliar o desempenho dos funcionários e buscar soluções de melhoria para o desempenho e o comportamento das pessoas na organização, o processo de avaliação 360 graus consiste em:
Coletar informações a respeito de determinados comportamentos observáveis prestadas por pessoas situadas em diferentes posições ao redor do avaliado eliminando a necessidade do processo de autoavaliação do avaliado.
Coletar informações a respeito de determinados comportamentos das pessoas situadas em diferentes posições ao redor do avaliador. Os comportamentos a avaliar são escolhidos pelo avaliador.
Coletar informações a respeito de determinados comportamentos observáveis das pessoas situadas em diferentes posições ao redor do avaliador que as utiliza para efetuar sua auto-avaliação.
Coletar informações a respeito de determinados comportamentos observáveis prestadas por pessoas situadas em diferentes posições ao redor do avaliado e que fazem parte de sua rede de contatos e da efetivação de uma auto-avaliação por parte do avaliado.
Administração - Avaliação de Desempenho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens subsequentes com relação a análise de cargos, recrutamento, seleção e avaliação de desempenho e treinamento. Atitudes favoráveis e perfil adequado de competências do trabalhador são condições necessárias e suficientes para o seu desempenho exemplar no trabalho.
Administração - Avaliação de Desempenho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Um gestor de uma organização fornecedora de serviços de telecomunicações tem encontrado dificuldades em relação aos integrantes da organização que prestam serviços de manutenção de redes. Assim, decidiu reestruturar a gestão de recursos humanos de sua organização. Supondo que o organograma acima seja o da referida organização, julgue os itens de 75 a 80, que versam sobre noções de recursos humanos e administração financeira.
Na organização em questão, um atendente, considerando o sistema de avaliação de desempenho organizacional 360 graus, tem como avaliadores, necessariamente, o seu chefe imediato, ou seja, o coordenador de serviço; os seus superiores; os integrantes do departamento de Pessoal; além de si próprio, mediante autoavaliação.
Administração - Avaliação de Desempenho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens seguintes acerca de administração de recursos humanos.
A avaliação de desempenho é vista com reservas por vários teóricos e profissionais em recursos humanos, haja vista o baixo envolvimento das chefias na conclusão do processo.
Administração - Avaliação de Desempenho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Os seres humanos são a chave do sucesso ou do fracasso das estratégias inovadoras de uma organização. Se os processos e a tecnologia são necessários para transformar uma empresa, é importante também lembrar que são as pessoas que dão vida a esses aspectos. A respeito das tendências, dos conceitos e das funções da gestão de recursos humanos, julgue os itens a seguir.
No contexto organizacional, a avaliação e a gestão do desempenho caracterizam-se prioritariamente pela atividade de isolar, observar, mensurar, formalizar e recompensar comportamentos e resultados alcançados pelos indivíduos.
Como instrumento gerencial, um programa de avaliação de desempenho tenderá a ser proveitoso caso se preste a alcançar, entre outros, os seguintes objetivos, exceto:
proporcionar feedback ao indivíduo avaliado, a fim de aperfeiçoar seu desempenho.
subsidiar mecanismos de promoção e recompensa.
justificar a abertura de ações disciplinares.
possibilitar o levantamento de necessidades de treinamento.
proporcionar feedback à área de pessoal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...