Questões de Administração do ano 2009

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Julgue os itens de 102 a 110 a respeito das tendências em gestão de pessoas no setor público, da avaliação e da gestão de desempenho.

Além da avaliação de desempenho, a gestão de desempenho compreende o planejamento dos objetivos a serem perseguidos pelo grupo de servidores, e, posteriormente, a entrevista de avaliação em que se dá o feedback de todo o processo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma das principais práticas de gestão contemporânea está relacionada ao mapeamento de conhecimentos, habilidades e atitudes demonstrados pelos profissionais em seu cotidiano. Esse conjunto de comportamentos e características, usualmente chamados de competências, tem sido visto como o núcleo dos subsistemas de recursos humanos. A esse respeito, julgue os próximos itens.

O uso da avaliação de desempenho associada à gestão por competências pode render às organizações um quadro bastante claro para a definição de políticas e de diretrizes a serem implementadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de projeto e de planejamento estratégico, julgue os itens que se seguem.

A finalidade do benchmarking é descobrir e mensurar o gap entre uma organização e outra que seja 100% eficiente em determinada atividade. Trata-se de uma tecnologia de absorver e copiar a melhor solução empregada por uma organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de projeto e de planejamento estratégico, julgue os itens que se seguem.

O benchmarking interno caracteriza-se por pesquisar, dentro da organização, práticas que se tenham revelado as melhores e por identificar líderes em funções, qualquer que seja o ramo de atuação em que estejam atuando. Em tal espécie de benchmarking, torna-se mais difícil sua implantação, pois, geralmente, há rivalidade acirrada entre os indivíduos componentes das organizações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em um ambiente de constantes mudanças, avanços tecnológicos e de intensa competitividade, cada vez mais as organizações entendem o papel dos indivíduos como de seres ativos nesta transformação. Nesse contexto, os colaboradores são vistos como vetores das organizações para que elas atinjam o nível de competência desejada. Para tanto, os coaches surgem como os responsáveis pelo apoio ao desenvolvimento daqueles indivíduos em função do que eles necessitam. De acordo com o texto marque a questão INCORRETA.

  • A.

    Com base nas informações obtidas na etapa descrita acima, deve-se elaborar um plano de ação tomando-se como base as sugestões feitas pelo coach, pois ele, em virtude do papel que exerce, sabe quais são as melhores ações a serem realizadas.

  • B.

    O sucesso do coaching está relacionado, também, à clareza com que os objetivos são definidos.

  • C.

    Nesse processo, deve acontecer a análise do estado das coisas, se devem buscar e examinar em que as características do indivíduo que facilitam ou dificultam o alcance de objetivos.

  • D.

    O coaching pode ser utilizado em situações como: contratação de trainees; períodos de transição de pessoal; e também, quando o empregado percebe a redução de confiança de seus superiores.

  • E.

    Imparcialidade, responsabilidade, credibilidade e intuição são habilidades requeridas ao coach.

Uma determinada empresa enfrentava uma série de desafios: satisfazer os clientes e fidelizá-los; manter mercados conquistados; apresentar diferenciais em função da concorrência e acompanhar o desenvolvimento tecnológico. Diante da realidade complexa, optou-se pela busca de estruturas de trabalho mais eficazes, por meio do desenvolvimento de equipes a fim de alcançar metas e objetivos. Nessa perspectiva, os responsáveis pela área de gestão de pessoas definiram estratégias e ferramentas para a formação e o desenvolvimento de equipes eficazes. Nesse contexto, uma das estratégias que podem ser desenvolvidas é o coaching, em que um

  • A. líder estabelece com os membros da equipe um relacionamento para apoiar o processo de aprendizagem, estimulando-os a identificar valores, orientando-os na definição de metas e resultados de trabalho e apresentando desafios.
  • B. gestor delega autoridade a seus subordinados, que passam a influir com maior responsabilidade na organização, mantendo o poder de decisão e a definição de metas, perpassadas em cadeia a todos os colaboradores.
  • C. chefe atribui tarefas aos demais membros da equipe, enfatizando o poder de tomada de decisão dado a cada membro, que se compromete com o aumento da produtividade por meio de uma atuação multifuncional.
  • D. gerente entretém a equipe a fim de reduzir a carga de estresse que pesa sobre cada membro, de modo que os elementos possam se dedicar com maior empenho às tarefas que são da competência do grupo.
  • E. monitor apresenta à equipe um rol de atribuições e tarefas que devem ser executadas, em um determinado prazo, conferindo à equipe liberdade para enfrentar o desafio e decidir pelas diretrizes a serem adotadas.

Entre os aspectos diretamente correlacionados com o DO, o fator humano merece destaque e, em especial, a relação entre os líderes e seus colaboradores. Iniciativas estratégicas que funcionam em muitas organizações podem frustrar as expectativas em função de aspectos gerenciais e motivacionais. Acerca das aplicações e das ferramentas de gestão que favorecem o exercício da liderança e o aprimoramento dos resultados organizacionais, julgue os seguintes itens.

Ainda que desprovido de autoridade corporativa formal, o processo de coaching pode resultar em aumento significativo na produtividade de executivos, equipes e profissionais, desde que represente uma visão de médio e longo prazo no desenvolvimento da carreira dos assistidos pelo coach, ou seja, desvinculados de metas e objetivos institucionais específicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens no que concerne às ferramentas modernas de gestão de pessoas.

Coaching consiste em processo diretivo de desenvolvimento de pessoas que inclui o aconselhamento e a orientação para desenvolvimento de carreira profissional.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com o texto, podemos entender que atitudes são:

  • A.

    Negativas ponderadas, favoráveis ou desfavoráveis, em relação a objetos, pessoas ou eventos. E, refletem como um indivíduo se conhece em relação a alguma coisa, como por exemplo, podemos expressar positiva ou negativamente nossas atitudes com relação ao nosso trabalho numa determinada empresa.

  • B.

    Afirmações avaliadoras, favoráveis ou desfavoráveis, em relação a objetos, pessoas ou eventos. E, refletem como um indivíduo se sente em relação a alguma coisa, como por exemplo, podemos expressar positiva ou negativamente nossas atitudes com relação ao nosso trabalho numa determinada empresa.

  • C.

    Conjuntos de elementos positivos do comportamento humano. E, refletem como um indivíduo se sente em relação a alguma coisa, como por exemplo, podemos expressar positiva ou negativamente nossas atitudes com relação ao nosso trabalho numa determinada empresa.

  • D.

    Prerrogativas da ética. E, refletem o "ser interior" de um determinado indivíduo. Como por exemplo, podemos nos expressar verbalmente ou psicologicamente nossas atitudes com relação ao nosso trabalho numa determinada empresa.

  • E.

    Afirmações avaliadoras, favoráveis ou desfavoráveis, em relação a objetos, pessoas ou eventos. E, refletem como um indivíduo se sente em relação a alguma coisa, como por exemplo, podemos nos expressar verbalmente, psicologicamente ou socioambiental nossas atitudes com relação ao nosso trabalho numa determinada empresa.

Sobre o tema "motivação, clima e cultura", podemos afirmar corretamente que:

  • A.

    um funcionário satisfeito também está, necessariamente, motivado.

  • B.

    análises de clima não se prestam para orientar políticas de recursos humanos.

  • C.

    cultura e clima organizacional são variáveis independentes entre si, que não se comunicam.

  • D.

    de uma forma geral, os elementos da cultura podem ser alterados no curto prazo.

  • E.

    o salário, isoladamente, não se constitui em um fator motivacional.

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