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Administração - Avaliação de Desempenho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens de 102 a 110 a respeito das tendências em gestão de pessoas no setor público, da avaliação e da gestão de desempenho.
Além da avaliação de desempenho, a gestão de desempenho compreende o planejamento dos objetivos a serem perseguidos pelo grupo de servidores, e, posteriormente, a entrevista de avaliação em que se dá o feedback de todo o processo.
Administração - Avaliação de Desempenho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Uma das principais práticas de gestão contemporânea está relacionada ao mapeamento de conhecimentos, habilidades e atitudes demonstrados pelos profissionais em seu cotidiano. Esse conjunto de comportamentos e características, usualmente chamados de competências, tem sido visto como o núcleo dos subsistemas de recursos humanos. A esse respeito, julgue os próximos itens.
O uso da avaliação de desempenho associada à gestão por competências pode render às organizações um quadro bastante claro para a definição de políticas e de diretrizes a serem implementadas.
A respeito de projeto e de planejamento estratégico, julgue os itens que se seguem.
A finalidade do benchmarking é descobrir e mensurar o gap entre uma organização e outra que seja 100% eficiente em determinada atividade. Trata-se de uma tecnologia de absorver e copiar a melhor solução empregada por uma organização.
A respeito de projeto e de planejamento estratégico, julgue os itens que se seguem.
O benchmarking interno caracteriza-se por pesquisar, dentro da organização, práticas que se tenham revelado as melhores e por identificar líderes em funções, qualquer que seja o ramo de atuação em que estejam atuando. Em tal espécie de benchmarking, torna-se mais difícil sua implantação, pois, geralmente, há rivalidade acirrada entre os indivíduos componentes das organizações.
Em um ambiente de constantes mudanças, avanços tecnológicos e de intensa competitividade, cada vez mais as organizações entendem o papel dos indivíduos como de seres ativos nesta transformação. Nesse contexto, os colaboradores são vistos como vetores das organizações para que elas atinjam o nível de competência desejada. Para tanto, os coaches surgem como os responsáveis pelo apoio ao desenvolvimento daqueles indivíduos em função do que eles necessitam. De acordo com o texto marque a questão INCORRETA.
Com base nas informações obtidas na etapa descrita acima, deve-se elaborar um plano de ação tomando-se como base as sugestões feitas pelo coach, pois ele, em virtude do papel que exerce, sabe quais são as melhores ações a serem realizadas.
O sucesso do coaching está relacionado, também, à clareza com que os objetivos são definidos.
Nesse processo, deve acontecer a análise do estado das coisas, se devem buscar e examinar em que as características do indivíduo que facilitam ou dificultam o alcance de objetivos.
O coaching pode ser utilizado em situações como: contratação de trainees; períodos de transição de pessoal; e também, quando o empregado percebe a redução de confiança de seus superiores.
Imparcialidade, responsabilidade, credibilidade e intuição são habilidades requeridas ao coach.
Uma determinada empresa enfrentava uma série de desafios: satisfazer os clientes e fidelizá-los; manter mercados conquistados; apresentar diferenciais em função da concorrência e acompanhar o desenvolvimento tecnológico. Diante da realidade complexa, optou-se pela busca de estruturas de trabalho mais eficazes, por meio do desenvolvimento de equipes a fim de alcançar metas e objetivos. Nessa perspectiva, os responsáveis pela área de gestão de pessoas definiram estratégias e ferramentas para a formação e o desenvolvimento de equipes eficazes. Nesse contexto, uma das estratégias que podem ser desenvolvidas é o coaching, em que um
Entre os aspectos diretamente correlacionados com o DO, o fator humano merece destaque e, em especial, a relação entre os líderes e seus colaboradores. Iniciativas estratégicas que funcionam em muitas organizações podem frustrar as expectativas em função de aspectos gerenciais e motivacionais. Acerca das aplicações e das ferramentas de gestão que favorecem o exercício da liderança e o aprimoramento dos resultados organizacionais, julgue os seguintes itens.
Ainda que desprovido de autoridade corporativa formal, o processo de coaching pode resultar em aumento significativo na produtividade de executivos, equipes e profissionais, desde que represente uma visão de médio e longo prazo no desenvolvimento da carreira dos assistidos pelo coach, ou seja, desvinculados de metas e objetivos institucionais específicos.
Julgue os próximos itens no que concerne às ferramentas modernas de gestão de pessoas.
Coaching consiste em processo diretivo de desenvolvimento de pessoas que inclui o aconselhamento e a orientação para desenvolvimento de carreira profissional.
Administração - Comportamento Organizacional - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
De acordo com o texto, podemos entender que atitudes são:
Negativas ponderadas, favoráveis ou desfavoráveis, em relação a objetos, pessoas ou eventos. E, refletem como um indivíduo se conhece em relação a alguma coisa, como por exemplo, podemos expressar positiva ou negativamente nossas atitudes com relação ao nosso trabalho numa determinada empresa.
Afirmações avaliadoras, favoráveis ou desfavoráveis, em relação a objetos, pessoas ou eventos. E, refletem como um indivíduo se sente em relação a alguma coisa, como por exemplo, podemos expressar positiva ou negativamente nossas atitudes com relação ao nosso trabalho numa determinada empresa.
Conjuntos de elementos positivos do comportamento humano. E, refletem como um indivíduo se sente em relação a alguma coisa, como por exemplo, podemos expressar positiva ou negativamente nossas atitudes com relação ao nosso trabalho numa determinada empresa.
Prerrogativas da ética. E, refletem o "ser interior" de um determinado indivíduo. Como por exemplo, podemos nos expressar verbalmente ou psicologicamente nossas atitudes com relação ao nosso trabalho numa determinada empresa.
Afirmações avaliadoras, favoráveis ou desfavoráveis, em relação a objetos, pessoas ou eventos. E, refletem como um indivíduo se sente em relação a alguma coisa, como por exemplo, podemos nos expressar verbalmente, psicologicamente ou socioambiental nossas atitudes com relação ao nosso trabalho numa determinada empresa.
Sobre o tema "motivação, clima e cultura", podemos afirmar corretamente que:
um funcionário satisfeito também está, necessariamente, motivado.
análises de clima não se prestam para orientar políticas de recursos humanos.
cultura e clima organizacional são variáveis independentes entre si, que não se comunicam.
de uma forma geral, os elementos da cultura podem ser alterados no curto prazo.
o salário, isoladamente, não se constitui em um fator motivacional.
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