Questões de Administração do ano 2010

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Uma consultoria de marketing é contratada para elaborar um relatório de análise do mercado e do consumidor nos dias de hoje e, ao final do trabalho, destaca os seguintes fatores:

I – os entraves burocráticos e os problemas na tecnologia de comunicação dificultaram às empresas fazer negócios em outros países e, aos consumidores, comprar produtos estrangeiros.

II – muitos países regulamentaram alguns setores e taxaram determinadas atividades para aumentar a concorrência e as oportunidades de crescimento, oferecendo mais alternativas para os consumidores.

III – clientes esperam mais qualidade e serviços, têm cada vez menos tempo para gastar, querem mais conveniência, percebem menos diferenças reais entre os produtos e mostram menos fidelidade à marca.

O departamento de marketing da empresa contratante deve levar em consideração o(s) fator(es)

  • A. I, apenas.
  • B. III, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

O cenário de atuação mercadológica conduz as empresas à adoção de novas crenças e práticas de marketing. Nesse contexto, é INCORRETO afirmar que a direção de uma empresa deveria

  • A. buscar inovações constantes em sintonia com as necessidades dos clientes.
  • B. concentrar as atividades de marketing em um departamento especializado.
  • C. desenvolver parcerias com fornecedores de matériaprima e serviços.
  • D. empreender esforços para atender mercados-alvo bem definidos.
  • E. equilibrar o lucro proporcionado aos acionistas com todos os interessados.

Uma companhia petrolífera define sua atividade sob a ótica do mercado estratégico. A partir dessa ótica, seus funcionários devem saber que o negócio da empresa

  • A. abastecer automóveis.
  • B. explorar petróleo.
  • C. fornecer energia.
  • D. produzir combustíveis.
  • E. vender gasolina.

Um fabricante de automóveis movidos a álcool e gasolina (modelo flex) realiza um levantamento de mercado com vistas à realização do planejamento estratégico. Uma oportunidade detectada é a

  • A. ampliação do número de concessionárias.
  • B. demanda crescente por energias alternativas.
  • C. força de trabalho capaz e dedicada.
  • D. vigilância da sociedade com relação às empresas.
  • E. redução do IPVA para carros desse modelo.

O composto de marketing representa, entre outros instrumentos da administração, as ferramentas disponíveis para influenciar os consumidores. Sob a ótica dos clientes, uma rede de distribuidores de combustíveis deve administrar os elementos ligados ao fator praça para lhes proporcionar

  • A. mais conveniência.
  • B. maior quantidade de produtos.
  • C. ampla garantia de qualidade.
  • D. melhor exposição da marca.
  • E. prazo de pagamento estendido.

Ao utilizar os índices de densidade demográfica (medida expressa pela relação entre a população e a superfície do território) para estudos de viabilidade de novos postos de serviços, uma distribuidora de combustíveis está fundamentando essa análise em uma segmentação

  • A. com base em necessidades.
  • B. comportamental.
  • C. demográfica.
  • D. geográfica.
  • E. psicográfica.

Localizada no nordeste do país, a rede Móbile cobra, em média, 5 centavos a mais do que a concorrência por litro de gasolina. Ela conduziu uma pesquisa para avaliar os diferentes benefícios esperados pelos clientes ao pararem o carro em um posto para abastecer. Esse levantamento identificouos seguintes segmentos de motoristas, conforme os benefícios esperados:

1.estrelas: produtos premium e serviço de qualidade (16%);

2.jovens: abastecimento rápido, serviço rápido e comida rápida (27%);

3.fiéis: produtos com marca e serviço confiável (16%);

4.caseiros: conforto (21%);

5.econômicos: preço baixo (20%).

A decisão estratégica mais acertada, de acordo com a pesquisa, é

  • A. ampliar a área de atuação também para o sudeste do país.
  • B. concentrar o foco da atuação no público mais sensível a preço.
  • C. lançar um programa de autoatendimento para os motoristas.
  • D. reduzir urgentemente o preço da gasolina para o mesmo nível da concorrência.
  • E. investir em instalações limpas e confortáveis e na formação de pessoal mais atencioso.

Três especialistas, em um debate sobre estratégias empresariais, tecem os seguintes comentários a respeito do marketing de relacionamento:

É(São) correta(s) a(s) afirmação(ões) de

  • A. Pedro, apenas.
  • B. Alice, apenas.
  • C. Pedro e Antônio, apenas.
  • D. Alice e Antônio, apenas.
  • E. Pedro, Alice e Antônio.

Os itens funcionais também são fatores determinantes na conquista e manutenção de clientes em um posto de gasolina. Para tanto, a gerência deve dedicar especial atenção à

  • A. confiança e à credibilidade da marca.
  • B. cortesia dos atendentes na loja de conveniência.
  • C. disposição em ajudar os motoristas.
  • D. empatia dos gerentes ao lidar com os clientes.
  • E. manutenção das instalações e dos equipamentos.

A Supervisora de vendas de uma nova linha de óleos lubrificantes identifica um comportamento antiético de um de seus vendedores, o qual

  • A. divulga amplamente os benefícios do produto e tem ciência de suas limitações.
  • B. oferece descontos maiores do que boa parte da concorrência direta.
  • C. prefere não comentar com os clientes a respeito dos produtos da concorrência.
  • D. promete um desempenho maior do que realmente o produto proporciona.
  • E. utiliza os mesmos argumentos de vendas veiculados pela propaganda da empresa.
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