Lista completa de Questões de Administração do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Várias coisas na vida são aprendidas no cotidiano, por meio de informações fornecidas por fontes imprevisíveis e de maneira não sistemática, sem previsão de feedback e/ou reforço. Nessa perspectiva, considere os exemplos de atividades instrucionais listados abaixo.
I - Ler um romance.
II - Assistir a uma demonstração em vídeo sobre cozinhar.
III - Ouvir uma palestra sobre hábitos de alimentação.
IV - Ler um livro que ensina a desossar um frango.
A partir da análise desses exemplos, conclui-se que
apenas a atividade II prevê a indicação de que o aluno tenha aprendido a instrução.
nenhuma atividade atende ao processo instrucional completo.
a atividade IV fornece informações sobre o feedback da experiência instrucional.
o reforço previsto na atividade III diz respeito à avaliação da palestra.
as atividades I e IV são instrucionais, próprias de metodologia sistemática.
Administração - Abordagem Sistêmica da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação ao pensamento sistêmico, julgue os próximos itens.
A organização virtual não representa com propriedade a influência do ambiente em que está inserida e o pensamento sistêmico da administração, visto que, em termos de estrutura, é altamente centralizada, com pouca ou nenhuma departamentalização.
Administração - Abordagem Sistêmica da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação ao pensamento sistêmico, julgue os próximos itens.
Para compreender a realidade organizacional, é necessário analisar as inter-relações que se estabelecem entre os elementos que a compõem.
Administração - Abordagem Sistêmica da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação ao planejamento organizacional e ao impacto do ambiente nas organizações, julgue os itens subsequentes.
Na abordagem sistêmica, a morfogênese permite que as organizações corrijam seus rumos diante de mudanças no ambiente externo.
Administração - Abordagem Sistêmica da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Em relação a medidas organizacionais para o aprimoramento da administração pública, julgue os itens a seguir.
A extinção de cargos vagos inclui-se entre as ações que garantem o fortalecimento da capacidade institucional.
Administração - Abordagem Sistêmica da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Uma organização pública modificou sua estrutura organizacional com objetivo de valorizar a meritocracia na ascensão funcional, criar indicadores de desempenho organizacional e modificar os processos e controles, de maneira que os órgãos subordinados e vinculados a essa organização tivessem maior autonomia gerencial.
Considerando essa situação hipotética bem como o processo geral de reestruturação de órgão público, julgue os itens a seguir.
Caso acarrete aumento de despesa, uma proposta de reestruturação de órgão público deve ser encaminhada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, juntamente com a documentação necessária a sua aprovação e com a estimativa de seu impacto orçamentário-financeiro, que deve conter as premissas e memória de cálculo utilizadas, bem como o quantitativo de cargos ou funções a serem criados ou providos.
Uma empresa apresentou os dados da tabela acima com relação ao total de unidades produzidas e o H.h por unidade. A variação, no indicador de produtividade da mão de obra, em relação a 2006, foi de
- 20,0 %
8,3 %
16,7 %
20,0 %
25,0 %
Os custos da implantação de sistemas da qualidade ou da falta de qualidade podem ser classificados em custos de prevenção, avaliação e falhas. Os custos de prevenção são aqueles relacionados a
verificação, inspeção e ensaios de testes do nível de qualidade obtido no produto.
retirada de amostras e medições para o Controle Estatístico de Processos (CEP).
gasto com atendimento de serviços de garantia pós-venda.
planejamento e projeto do controle de qualidade do processo.
número de peças defeituosas encontradas ao final do processo produtivo.
Administração - Abordagens Clássicas da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Tendo como referência inicial o texto acima, julgue os itens a seguir, relativos às teorias administrativas.
A racionalização do trabalho, segundo Taylor, era vista como um meio de aumentar a eficiência da produção, evitando desperdício e promovendo prosperidade entre patrões e empregados, sendo esses os primados da administração científica.
Assinale a alternativa que apresenta uma das diferenças entre as teorias clássicas e as das relações humanas.
A estrutura das teorias das relações humanas era mecanicista e impessoal.
O comportamento na organização, segundo as teorias clássicas, era produto de sentimentos e atitudes.
O foco estudado nas teorias clássicas foi o trabalho e as necessidades econômicas dos trabalhadores.
A ênfase na segurança pessoal e nas necessidades sociais dos trabalhadores para o alcance das metas organizacionais foi analisada nas teorias clássicas da administração.
Empregados felizes, que buscavam produzir mais, foram resultados obtidos nas teorias clássicas da administração.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...