Questões de Administração do ano 2011

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Os manuais facilitam a organização do trabalho dentro das empresas. Diversos são os tipos de manuais existentes.

Assinale a alternativa que corresponde a um manual de organização.

  • A.

    Oferece instruções e rotinas de serviços.

  • B.

    Define estruturas e níveis hierárquicos da empresa.

  • C.

    Define o horário de trabalho e os benefícios que a empresa oferece.

  • D.

    Reúne leis, normas disciplinares, éticas e morais.

  • E.

    Exibe os formulários em uso na empresa, definindo sua importância e seu preenchimento correto.

Foi solicitada pela direção da empresa uma reunião com os representantes do corpo técnico de produção da organização. Pediu-se que os representantes elaborassem um relatório que apresentasse os indicadores de desempenho de cada área, além da integração sintética desses com os resultados da empresa. São atividades esperadas, no processo de construção desse relatório, EXCETO

  • A.

    realizar o levantamento das informações de cada área.

  • B.

    solicitar aos departamentos de marketing e de recursos humanos os seus indicadores próprios, e ao departamento econômico-financeiro não só seus indicadores próprios como também aqueles relacionados ao desempenho final da organização.

  • C.

    realizar encontros dos representantes técnicos para analisar as informações recolhidas em cada departamento, além daquelas levantadas em cada área técnica.

  • D.

    promover a síntese das informações, documentando as principais observações na redação do relatório a ser entregue.

  • E.

    receber a avaliação da apresentação feita pela direção da empresa e os encaminhamentos para cada área.

A propaganda tem diversas metas, que constituem uma tarefa específica de comunicação e buscam atingir um determinado nível de sucesso. Abaixo são listados os diferentes tipos de propagandas:

1. Propaganda informativa

2. Propaganda Persuasiva

3. Propaganda de Lembrança

4. Propaganda de Reforço

As definições a seguir descrevem os diversos tipos de propaganda:

a. Apresenta clientes satisfeitos e tenta convencê-los de que fizeram a melhor escolha.

b. Pode fazer uso da propaganda comparativa e busca a criação de simpatia, preferência, convicção entre outras coisas.

c. O principal objetivo é a conscientização, muito utilizada para novos produtos ou novos recursos de produtos já existentes.

d. Busca estimular os consumidores a comprarem novamente os produtos e serviços.

 A associação correta entre o tipo de propaganda e a respectiva definição é:

  • A.

    1 – c/ 2 – b/ 3 – d/ 4 – a

  • B.

    1 – a/ 2 – c/ 3 – b/ 4 – d

  • C.

    1 – b/ 2 – a/ 3 – c/ 4 – d

  • D.

    1 – b/ 2 – a/ 3 – d/ 4 – c

  • E.

    1 – c/ 2 – b/ 3 – a/ 4 – d

Ao analisarmos os segmentos de consumo, é correto afirmar que:

  • A.

    o processo de aprendizagem diz respeito ao conhecimento de um produto ou serviço. Para dizermos que o consumidor aprendeu é necessária apenas a exposição do que se pretende vender ao comprador em potencial.

  • B.

    a família é considerada um fator pessoal que influencia o comportamento de compra dos indivíduos.

  • C.

    a teoria dos papéis informa que os indivíduos desenvolvem diversos papéis no seu dia a dia. Porém, a personalidade dos indivíduos é determinante nas suas escolhas, sendo assim, de nada adianta o estudo desta teoria, pois não somos discrepantes em nosso comportamento de consumo e nossas decisões não são influenciadas pela “peça” que participamos.

  • D.

    as atitudes dos consumidores são fatores psicológicos que exercem bastante influência no comportamento de compra. Uma grande sacada das empresas é adaptar seu produto a atitudes preexistentes. Porém, existem exceções e algumas empresas obtêm êxito na mudança de atitude ou na formação de novas atitudes por meio da persuasão.

  • E.

    as subculturas não devem ser consideradas na análise de mercado-alvo, pois como o próprio nome diz são culturas inferiores.

A amplitude dos canais de distribuição é representada pelo número de empresas que nela atuam, e cada modalidade de distribuição tem características próprias. A distribuição do tipo intensiva é direcionada a produtos

  • A.

    de consumo frequente, exigindo apenas um distribuidor atuando em cada região demarcada pelo fabricante.

  • B.

    de compra comparada, e existe mais do que um distribuidor atuando em certa região, o que garante condições limitadas de acesso aos produtos.

  • C.

    de compra rotineira, exigindo a disponibilização do produto em grande quantidade de lojas de cada região.

  • D.

    especiais, com apenas uma empresa revendedora atuando em mercado indicado.

  • E.

    que envolvem pesquisa antes da compra, exigindo que o fabricante disponibilize sua mercadoria em quantidade limitada de lojas em cada região.

O processo de precificação de um produto é parte fundamental de uma estratégia de marketing. Sua determinação, porém, possui muitas variáveis que afetam seu sucesso. Uma empresa que deseja entrar no mercado brasileiro para fornecer automóveis elétricos participará de um pregão, e a estratégia de precificação deverá considerar, além de seus custos, como fator principal, a(o)

  • A.

    precificação por prestígio, buscando transmitir imagem de alta qualidade ou exclusividade

  • B.

    elasticidade-preço da demanda

  • C.

    análise de preços dos concorrentes

  • D.

    vantagem em relação ao automóvel convencional (combustão)

  • E.

    uso de preços não arrendondados, por exemplo, R$ 34.998,00

Uma empresa petrolífera pretende lançar no mercado um lubrificante customizado para proprietários de veículos com tração nas quatro rodas. Assim, irá desenvolver um produto que

  • A.

    atenda às necessidades desse público-alvo.

  • B.

    diminua o preço praticado pelas concessionárias.

  • C.

    melhore o desempenho das vendas nesse segmento.

  • D.

    proporcione maior competitividade no mercado.

  • E.

    reduza o custo de manutenção para as oficinas.

Julgue os próximos itens, a respeito da gestão de processos.

A implementação de processos administrativos inicia-se com a estruturação de medidas de desempenho a serem utilizadas para o controle, a avaliação e a gestão dos processos.

  • C. Certo
  • E. Errado

No método de gestão por processos, as atividades correspondem a

  • A.

    trabalhos executados tipicamente por um departamento ou pessoa.

  • B.

    conjuntos de tarefas que iniciam e terminam com o cliente externo.

  • C.

    grupos de tarefas da empresa que envolvem um ou mais departamentos.

  • D.

    conjuntos de processos críticos para o andamento do negócio e a satisfação do cliente.

  • E.

    interfaces entre os processos de um mesmo nível na organização.

Julgue os itens que se seguem, referentes a organizações, sistemas e métodos.

Proposto por Morgan, o modelo orgânico de instituição assemelha-se, na natureza, a um organismo vivo, sendo, portanto, capaz de se adaptar a certas condições ambientais.

  • C. Certo
  • E. Errado
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