Questões de Administração do ano 2011

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O principal modo de transporte que viabiliza a movimentação de grandes volumes de carga entre o Brasil e outros países é o transporte

  • A.

    hidroviário

  • B.

    ferroviário

  • C.

    rodoviário

  • D.

    marítimo

  • E.

    aéreo

Atualmente, o termo Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management) é usado para descrever o complexo fluxo de materiais e informações que transitam pela cadeia logística das empresas. Sobre Gestão da Cadeia de Suprimentos, afirma-se que

  • A.

    o efeito chicote é resultante de uma política de colaboração entre as empresas que compõem uma cadeia de suprimentos.

  • B.

    o compartilhamento de informações com fornecedores e clientes sobre demandas e estoques de produtos é uma estratégia eficiente para otimizar custos na cadeia.

  • C.

    a melhoria isolada de cada elo da cadeia garante sua eficiência global.

  • D.

    a contratação de operadores logísticos especializados permite que a empresa tenha foco em suas atividades principais, embora aumente, de forma significativa, o custo logístico total.

  • E.

    as atividades que a compõem estão usualmente concentradas em poucos setores das empresas, com pouco grau de dependência entre si.

A escolha do modal de transporte mais adequado para o transporte de cargas é uma das decisões-chave na Logística. A escolha dependerá das características do produto, prazo da entrega, riscos envolvidos e do custo total do transporte. Em relação às características de desempenho, o modal de transporte

  • A.

    ferroviário é adequado para transportar cargas de alto valor agregado.

  • B.

    ferroviário é apropriado para cargas a granel, sendo considerado o mais lento dentre todos os modais.

  • C.

    aéreo apresenta a menor variabilidade de tempo de entrega e o maior custo por tonelada-quilômetro.

  • D.

    dutoviário apresenta grande flexibilidade de transporte de produtos em relação aos outros modais, sendo indicado para transporte de produtos de alto valor agregado.

  • E.

    rodoviário será sempre mais rápido, considerando o tempo de entrega porta a porta.

A tarefa predefinida e sistemática para a conservação de cada equipamento que visa a mantê-lo nas condições ideais de funcionamento é chamada de manutenção

  • A.

    corretiva

  • B.

    sazonal

  • C.

    patrimonial

  • D.

    preventiva

  • E.

    sob demanda

Uma empresa que transporte uma mercadoria por vias urbanas não exclusivas e depois por via de cabotagem está utilizando, respectivamente, os seguintes modais:

  • A.

    rodoviário e metroviário

  • B.

    rodoviário e ferroviário

  • C.

    rodoviário e marítimo

  • D.

    metroviário e ferroviário

  • E.

    metroviário e marítimo

O uso dos depósitos, para desagregar ou fracionar grandes quantidades em quantidades menores solicitadas pelos clientes, é uma função da armazenagem para

  • A.

    composição

  • B.

    consolidação

  • C.

    agrupamento

  • D.

    abrigo

  • E.

    transferência e transbordo

Dentro da estrutura de um contrato de compra e venda internacional, os direitos e obrigações recíprocos do exportador e do importador são regulados pelos Incoterms, que consolidam as responsabilidades das partes. A modalidade na qual o exportador é responsável pelos custos de transporte e seguro da carga, somente até que seja embarcada no navio, é classificada como

  • A.

    DDU

  • B.

    DDP

  • C.

    FOB

  • D.

    EXW

  • E.

    CPT

Sobre o modal ferroviário, seus equipamentos e características de desempenho é INCORRETO afirmar que

  • A.

    apresenta o menor custo fixo dentre todos os modais e maior custo variável.

  • B.

    oferece capacidade de transportar grandes volumes de carga em longas distâncias, com média a alta variabilidade de tempo de trânsito.

  • C.

    é indicado para transportar matérias-primas como carvão, madeira e produtos químicos e também produtos de baixo valor agregado, como alimentos, papel e produtos de madeira.

  • D.

    há redução do tempo exigido no intercâmbio de vagões com o uso de vagões articulados com chassi estendido para carregar diversos contêineres em uma única unidade flexível.

  • E.

    há duplicação da capacidade de cada vagão ao se utilizarem vagões-plataforma construídos para transportar dois níveis de contêineres.

  • A.

    ferroviário e rodoviário.

  • B.

    ferroviário e aéreo.

  • C.

    rodoviário e rodoviário.

  • D.

    rodoviário e aéreo.

  • E.

    rodoviário e ferroviário.

O planejamento logístico envolve decisões de nível estratégico, tático e operacional, cujos resultados interagem e culminam na prestação de serviço ao cliente. São decisões inerentes ao planejamento logístico, EXCETO a que engloba

  • A.

    mix de produtos, preço, pontos de venda e definição de requisitos do cliente.

  • B.

    localização geográfica de pontos de estocagem, número e tamanho dos centros de distribuição.

  • C.

    nível de serviço, taxa de disponibilidade de produtos e níveis de estoque.

  • D.

    métodos de controle de estoque e previsão de demanda de itens.

  • E.

    seleção de modal, tamanho de carregamento, roteirização e programação.

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