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O principal modo de transporte que viabiliza a movimentação de grandes volumes de carga entre o Brasil e outros países é o transporte
hidroviário
ferroviário
rodoviário
marítimo
aéreo
Atualmente, o termo Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management) é usado para descrever o complexo fluxo de materiais e informações que transitam pela cadeia logística das empresas. Sobre Gestão da Cadeia de Suprimentos, afirma-se que
o efeito chicote é resultante de uma política de colaboração entre as empresas que compõem uma cadeia de suprimentos.
o compartilhamento de informações com fornecedores e clientes sobre demandas e estoques de produtos é uma estratégia eficiente para otimizar custos na cadeia.
a melhoria isolada de cada elo da cadeia garante sua eficiência global.
a contratação de operadores logísticos especializados permite que a empresa tenha foco em suas atividades principais, embora aumente, de forma significativa, o custo logístico total.
as atividades que a compõem estão usualmente concentradas em poucos setores das empresas, com pouco grau de dependência entre si.
A escolha do modal de transporte mais adequado para o transporte de cargas é uma das decisões-chave na Logística. A escolha dependerá das características do produto, prazo da entrega, riscos envolvidos e do custo total do transporte. Em relação às características de desempenho, o modal de transporte
ferroviário é adequado para transportar cargas de alto valor agregado.
ferroviário é apropriado para cargas a granel, sendo considerado o mais lento dentre todos os modais.
aéreo apresenta a menor variabilidade de tempo de entrega e o maior custo por tonelada-quilômetro.
dutoviário apresenta grande flexibilidade de transporte de produtos em relação aos outros modais, sendo indicado para transporte de produtos de alto valor agregado.
rodoviário será sempre mais rápido, considerando o tempo de entrega porta a porta.
A tarefa predefinida e sistemática para a conservação de cada equipamento que visa a mantê-lo nas condições ideais de funcionamento é chamada de manutenção
corretiva
sazonal
patrimonial
preventiva
sob demanda
Uma empresa que transporte uma mercadoria por vias urbanas não exclusivas e depois por via de cabotagem está utilizando, respectivamente, os seguintes modais:
rodoviário e metroviário
rodoviário e ferroviário
rodoviário e marítimo
metroviário e ferroviário
metroviário e marítimo
O uso dos depósitos, para desagregar ou fracionar grandes quantidades em quantidades menores solicitadas pelos clientes, é uma função da armazenagem para
composição
consolidação
agrupamento
abrigo
transferência e transbordo
Dentro da estrutura de um contrato de compra e venda internacional, os direitos e obrigações recíprocos do exportador e do importador são regulados pelos Incoterms, que consolidam as responsabilidades das partes. A modalidade na qual o exportador é responsável pelos custos de transporte e seguro da carga, somente até que seja embarcada no navio, é classificada como
DDU
DDP
FOB
EXW
CPT
Sobre o modal ferroviário, seus equipamentos e características de desempenho é INCORRETO afirmar que
apresenta o menor custo fixo dentre todos os modais e maior custo variável.
oferece capacidade de transportar grandes volumes de carga em longas distâncias, com média a alta variabilidade de tempo de trânsito.
é indicado para transportar matérias-primas como carvão, madeira e produtos químicos e também produtos de baixo valor agregado, como alimentos, papel e produtos de madeira.
há redução do tempo exigido no intercâmbio de vagões com o uso de vagões articulados com chassi estendido para carregar diversos contêineres em uma única unidade flexível.
há duplicação da capacidade de cada vagão ao se utilizarem vagões-plataforma construídos para transportar dois níveis de contêineres.
ferroviário e rodoviário.
ferroviário e aéreo.
rodoviário e rodoviário.
rodoviário e aéreo.
rodoviário e ferroviário.
O planejamento logístico envolve decisões de nível estratégico, tático e operacional, cujos resultados interagem e culminam na prestação de serviço ao cliente. São decisões inerentes ao planejamento logístico, EXCETO a que engloba
mix de produtos, preço, pontos de venda e definição de requisitos do cliente.
localização geográfica de pontos de estocagem, número e tamanho dos centros de distribuição.
nível de serviço, taxa de disponibilidade de produtos e níveis de estoque.
métodos de controle de estoque e previsão de demanda de itens.
seleção de modal, tamanho de carregamento, roteirização e programação.
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