Lista completa de Questões de Administração do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando as organizações na perspectiva do comportamento individual, coletivo e organizacional, julgue os itens a seguir.
São consideradas teorias de processo da motivação humana embasada em necessidades: a da hierarquia de necessidades, de Maslow; a ERC, de Alderfer; a de necessidades, de McClelland; e a dos dois fatores, de Hersberg.
Com relação à gestão de pessoas, julgue os itens que se seguem.
O gestor, utilizando um processo decisório mais participativo, tende a liderar com mais eficiência e a aumentar a motivação de seus colaboradores.
Na Gestão da Qualidade, a ferramenta utilizada para o gerenciamento/análise de processos com vistas à melhoria, é:
Diagrama de Ishikawa.
Controle Estatístico do Processo.
Ciclo PDCA.
Programa 5S.
Diagrama de atividades.
Administração - Novas Abordagens da Administração - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2011
Existe um jargão em administração que afirma não ser possível administrar aquilo que não se consegue medir. Uma moderna técnica de avaliação de desempenho nas organizações emprega um quadro de referência que leva em consideração aspectos do cliente, financeiros, dos processos internos de negócio e de aprendizado e crescimento. Esta técnica é conhecida pela denominação:
matriz seis sigma;
matriz bcg;
balance scorecard;
diagrama de relações de causalidade;
matriz de desempenho relacional.
Administração - Novas Abordagens da Administração - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2011
As estratégias competitivas, independentemente de suas características mais específicas, podem ser classificadas nas seguintes categorias:
relacionamento com clientes e fornecedores parceiros.
mercados competitivos e stakeholders.
excelência de serviços, mercados competitivos e atenção aos clientes.
excelência operacional, produtos inovadores e orientação para clientes.
operações, produtos, logística e marketing.
Administração - Novas Abordagens da Administração - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2011
Os grandes princípios da Reengenharia são:
repensar fundamental, mudança radical, melhoria contínua e aperfeiçoamento dos processos.
inovar sempre, zero defeito, incrementar desenvolvimento gradual.
reestruturação hierárquica, downsizing e benchmarking.
qualidade total na gestão de pessoas e processos.
melhorar a qualificação de todos, provocar novos rumos para a organização e reinventar-se.
A técnica por meio da qual a organização compara o seu desempenho com outras é:
Analise da área áreas funcionais
Empowerment
Downsizing
Benchmarking
Uma das ferramentas que procura fornecer a visão de conjunto dos fatores críticos de sucesso criado por Kaplan e Norton focaliza quatro dimensões importantes do desempenho da empresa, cada uma das quais se desdobra em medidas especificas, que pode dividir-se em indicadores. Essa técnica se refere a:
BSC (Balance Scorecard)
Terceirização (Out Sourcing)
Empowerment
Benchmarking
Está teoria somente se consolidou com George Elton Mayo que liderou uma pesquisa sobre a possível influência dos fatores ambientais sobre a produtividade do indivíduo, chamada de experiência de Hawthorne, se tornando marco para este período.
Teoria Clássica da Administração
Teoria das Relações Humanas
Teoria Estruturalista da Administração
Teoria Neoclássica da Administração
Administração - Novas Abordagens da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os próximos itens, a respeito da gestão de processos.
A melhoria e a reengenharia de processos convergem em termos conceituais e práticos ao considerarem como ponto de partida os processos atuais das estruturas organizacionais.
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