Questões de Administração do ano 2011

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A aplicação de metas e de prêmios contribui para a motivação das equipes internas. Na empresa privada, a participação nos lucros é um excelente prêmio proporcional à conquista de resultados positivos. No setor público, a aplicação de metas interfere no comportamento organizacional

  • A.

    na medida em que apoia a necessidade de coerência interna, destacando os valores dos indivíduos e o compromisso dos servidores com os resultados da organização pública.

  • B.

    pois a elaboração de uma meta ideal, mesmo que seja inviável na aplicabilidade, motiva os servidores para o trabalho.

  • C.

    pelo resultado individual comparativo de cada servidor público e a remuneração financeira de seus vencimentos mensais.

  • D.

    na justa necessidade de proporcionar um ambiente favorável para mensurar as competências internas.

  • E.

    de forma genérica, pois acomoda todos os servidores públicos frente às suas reponsabilidades.

Com relação ao custo da mão-de-obra e seu peso nos resultados organizacionais, são alguns mitos sobre remuneração, EXCETO:

  • A.

    Incentivos individuais de remuneração aumentam o desempenho.

  • B.

    As pessoas trabalham por dinheiro.

  • C.

    Valor da remuneração e custo da mão-de-obra é a mesma coisa.

  • D.

    Na atualidade, o baixo custo da mão-de-obra é um fator importante e sustentável de competitividade.

  • E.

    É impossível “comprar” os empregados se eles não gostarem do trabalho.

Na seleção de recursos humanos, quando ocorre remanejamento de pessoal, de tal forma a manter os funcionários no mesmo nível, contudo preparando-os para atuar em qualquer atividade da área, com vistas a suprir faltas ou mesmo assumir cargo hierárquico superior, manifesta-se um tipo de:

  • A.

    proposta promissora;

  • B.

    validação de compromissos;

  • C.

    reposicionamento de cargos;

  • D.

    recrutamento interno;

  • E.

    progressão interna.

A abertura, a pesquisa, a troca e o fechamento são estágios de um processo de seleção de recursos humanos conhecido por:

  • A.

    teste psicométrico;

  • B.

    teste psicológico;

  • C.

    prova de conhecimento;

  • D.

    análise curricular;

  • E.

    entrevista.

A técnica vivencial que tem como pressuposto a expressão da personalidade mediante um papel social atribuído, de tal forma que o candidato deve expressar-se de acordo com a linguagem e dimensões desse papel, à luz da doutrina de RH, denomina-se:

  • A.

    psicodrama;

  • B.

    prova situacional;

  • C.

    dinâmica de grupo;

  • D.

    ação reforçadora;

  • E.

    ação dramatizadora.

“Processo de identificação e atração de um grupo de candidatos, dentre os quais serão posteriormente escolhidos alguns.” Esta definição se refere a:

  • A.

    seleção de pessoal.

  • B.

    recrutamento de pessoal.

  • C.

    movimentação de pessoal.

  • D.

    turnover.

  • E.

    avaliação de performance.

Na captação de pessoas, a abordagem por competências realiza a análise

  • A.

    da adequação da pessoa ao cargo por meio de entrevistas que utilizam somente perguntas fechadas e instigativas.

  • B.

    da trajetória profissional para avaliar a maturidade profissional e o ritmo de desenvolvimento.

  • C.

    e observação direta da aplicação das competências técnicas do candidato para o cargo.

  • D.

    da adequação das pessoas às condições dos contratos de vínculos emocionais propostas pela empresa.

  • E.

    do nível de energia emocional e maturidade profissional do candidato para estabelecer para si objetivos arrojados.

A entrevista não-diretiva caracteriza-se por ser uma entrevista

  • A.

    que apresenta um roteiro no qual o entrevistador faz perguntas abertas e previamente elaboradas no sentido de obter respostas definidas e fechadas.

  • B.

    cuja sequência e orientação fica a critério de cada entrevistador, que caminha dentro da linha de menor resistência ou da extensão de assuntos, sem se preocupar com sequência ou roteiro, mas com nível e profundidade que a entrevista pode alcançar.

  • C.

    que busca conhecer certos conceitos pessoais dos candidatos e que demandam certa liberdade para que o entrevistador possa captá-los adequadamente.

  • D.

    com perguntas previamente elaboradas, mas que permitem respostas abertas, ou seja, resposta livre por parte do candidato.

  • E.

    que obtém somente respostas fechadas por parte dos candidatos.

A teoria da administração clássica tem por foco de estudo a execução de tarefas, ao passo que a teoria comportamental dá especial ênfase ao ser humano e às suas relações com o trabalho. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

Encontrar, atrair e reter os colaboradores de que a empresa necessita consiste em um dos objetivos centrais da área de recursos humanos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A seleção de pessoal tem como objetivo manter ou aumentar a eficiência e o desempenho pessoal bem como a eficácia da organização. Nesse sentido, é importante que se faça uma pesquisa bem minuciosa para contratar um candidato(a). Sobre o processo seletivo, qual das alternativas abaixo não condiz com a seleção de pessoal?

  • A.

    Análise de cargos.

  • B.

    Aplicação de testes psicológicos.

  • C.

    Entrevistas de seleção.

  • D.

    Provas ou testes de conhecimentos.

  • E.

    Dinâmicas de grupo.

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