Questões de Administração do ano 2011

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Considerando os principais processos de gestão de pessoas, assinale a opção correta.

  • A.

    A avaliação do impacto de treinamento em profundidade diz respeito a outras competências desenvolvidas que não são objetos das ações de treinamento e desenvolvimento de pessoas nas organizações.

  • B.

    A avaliação de desempenho por comparação binária é desenvolvida com base em entrevistas feitas por especialistas às chefias imediatas para identificar as causas de desempenhos deficientes.

  • C.

    O recrutamento misto é caracterizado por ações de divulgação de oportunidades de trabalho direcionadas tanto para profissionais de nível técnico quanto de nível superior.

  • D.

    O uso de diferentes técnicas de seleção, tais como análise de currículo, testes escritos, testes práticos, testes psicológicos, entrevistas, entre outras, aumenta o grau de fidedignidade e qualidade dos processos seletivos das organizações.

  • E.

    Ao planejar ações de treinamento e desenvolvimento, deve-se atentar para a relação entre os objetivos instrucionais, as necessidades de treinamento e os critérios de avaliação de desempenho.

O recrutamento interno é um conjunto de atividades dessenhadas para atrair candidatos qualificados para ocupar cargos em uma organização e se caracteriza por

  • A.

    inibir o desenvolvimento funcional.

  • B.

    estimular a procura de oportunidades em empresas concorrentes.

  • C.

    estimular a captação de novos talentos em empresas do mesmo ramo, concorrentes.

  • D.

    aproveitar o potencial humano já existente na empresa.

  • E.

    garantir a transferência de funcionários insatisfeitos.

  • A.

    I - R , II - T , III - P , IV - S

  • B.

    I - R , II - T , III - S , IV - Q

  • C.

    I - S , II - R , III - P , IV - T

  • D.

    I - T , II - P , III - Q , IV - S

  • E.

    I - T , II - R , III - Q , IV - P

Na construção da fidelidade dos clientes, a administração de marketing realiza investimentos na construção de relacionamentos. Kotler identifica cinco níveis de investimentos para obtenção deste intento. O nível de investimento no qual o vendedor vende o produto e incentiva o cliente a telefonar se tiver dúvidas, a fazer comentários ou queixas, denomina-se marketig:

  • A.

    responsável;

  • B.

    básico;

  • C.

    reativo;

  • D.

    proativo;

  • E.

    de parceria.

A diversificação não é uma alternativa para:

  • A.

    Viabilizar o crescimento da empresa, superando limites dos mercados concorrentes.

  • B.

    Sustentar suas posições frente a outras empresas.

  • C.

    Ampliar o potencial de acumulação que influencia o crescimento empresarial.

  • D.

    Investir em novas capacidades.

  • E.

    Evitar a concorrência desleal.

Com base no processo de consumo, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A dissonância cognitiva manifesta-se na etapa de avaliação de alternativas, pois, atualmente, com a sobrecarga de informações os consumidores sentem dificuldade nesta fase da compra.

  • B.

    No estudo do comportamento do consumidor as atitudes são ações realizadas pelos indivíduos.

  • C.

    A expectativa do consumidor e o desempenho percebido do produto geram a satisfação ou insatisfação.

  • D.

    A busca por informações é a primeira etapa do processo de consumo.

  • E.

    Os fatores culturais não influenciam as decisões de compra, pois a sociedade atual tem como característica marcante o individualismo.

O estudo do comportamento do consumidor abrange uma série de áreas. Ele analisa os processos envolvidos em selecionar, comprar, usar e descartar. Com relação a esse tema de estudo, considere as afirmações abaixo:

1. A análise de dados demográficos e psicográficos auxilia na segmentação do mercado consumidor.

2. O risco percebido é um fator de interferência nas decisões de compra. Os profissionais de marketing devem conhecer que fatores despertam a percepção destes riscos para poderem elaborar estratégias de redução de risco que forneçam informações e suporte para a redução dos mesmos.

3. No processo de busca por informação, os consumidores podem utilizar fontes pessoais, comerciais, públicas ou experimentais.

Está(ão) correta(s):

  • A.

    1 e 2, apenas.

  • B.

    1 e 3, apenas.

  • C.

    2 e 3, apenas

  • D.

    3, apenas

  • E.

    1, 2 e 3.

Com relação à segmentação de mercado, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A utilização da variável sexo na segmentação de mercado de consumidores vem perdendo cada vez mais a sua força, pois os homens e mulheres travam lutas ferrenhas por direitos igualitários na sociedade o que resvala no comportamento de consumo.

  • B.

    Ao definirmos os compradores pelo status de fidelidade ao produto ou serviço devemos prestar atenção aos fiéis divididos que não são fiéis a nenhuma marca.

  • C.

    A segmentação de mercados consumidores por estilo de vida é a mais eficaz de todas, pois, após a análise de um mercado a equipe de marketing poderá replicar as estratégias em outra localidade. Principalmente em empresas multinacionais, o que gera uma economia nos custos com pesquisa.

  • D.

    Uma empresa que opta por selecionar um mercado-alvo utilizando a especialização por produto irá atuar em um segmento fechado com vários produtos.

  • E.

    Algumas variáveis são utilizadas como base para segmentação do mercado organizacional. Entre elas podemos citar: operacionais, abordagem de compras e fatores situacionais.

O composto mercadológico, composto de marketing ou marketing mix pode ser denominado por meio da fórmula:

  • A.

    4Ps, conjunto de pontos de interesse aos quais as organizações devem estar atentas, caso desejem atingir objetivos de marketing.

  • B.

    MPMP ou marketing, propaganda, merchandising e promoção, estreitamente associados para dinamizar o relacionamento das organizações com seus públicos.

  • C.

    RPMd ou relações públicas e marketing direto, que envolve o conceito de público e afirma que uma ação individualizada é mais eficaz que ações massificadas.

  • D.

    CIM ou comunicação integrada de marketing, que utiliza ferramentas de comunicação para atingir objetivos estratégicos específicos.

  • E.

    SIM ou sistema informações de marketing, constituído de pessoas, equipamentos e procedimentos de coleta, análise e distribuição de informações necessárias às decisões de marketing.

O feedback é muito importante para uma boa comunicação, desde que siga algumas regras. Marque a alternativa que não corresponde a uma dessas regras para um bom feedback:

  • A.

    Dê feedback para melhorar a relação e o trabalho e não para humilhar o outro.

  • B.

    Seja claro e objetivo nas suas observações.

  • C.

    Focalize nos fatos e não na pessoa

  • D.

    Dê feedbacks positivos e não somente enfocando os erros.

  • E.

    É desnecessário observar as reações do receptor.

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