Questões de Administração do ano 2011

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Considerando que a gestão de pessoas é a função gerencial responsável por promover a cooperação das pessoas que atuam nas organizações objetivando o alcance dos objetivos tanto organizacionais quanto individuais, julgue os itens de 93 a 102.

Ao elaborar um projeto de treinamento de pessoal, um gerente deve considerar que esse projeto constitui um documento de natureza predominantemente administrativa no qual deve constar a descrição dos meios necessários para desencadear as ações de treinamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo como referência os conceitos básicos de governança corporativa, julgue o item a seguir.

A implementação dos controles internos como instrumentos de gestão corporativa deve ser de responsabilidade da alta administração da organização, cujas funções devem ser segregadas, de modo que o conselho de administração, na qualidade de supervisor, responsabilize-se pela gestão de riscos, e a diretoria executiva, pelo estabelecimento de boas práticas, que incluem a definição de procedimentos relativos à administração dos riscos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A situação da competição incidindo sobre uma empresa em um determinado setor da economia depende de várias forças básicas, dentre as quais NÃO se encontra a(o)

  • A.

    ameaça de empresas potenciais entrantes no mercado

  • B.

    ameaça de produtos ou serviços substitutos

  • C.

    estrutura organizacional interna da empresa

  • D.

    manobra de posicionamento dos atuais concorrentes

  • E.

    poder de negociação dos fornecedores

Acerca da metodologia de gerência de projetos, julgue os seguintes itens.

O denominado triângulo de restrições indica as três variáveis que devem ser controladas em um projeto: tempo, custo e recursos humanos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos à eficiência, ao uso de indicadores de desempenho e à ética profissional no âmbito da administração de recursos materiais.

Entre as formas de exercício do princípio da eficiência na administração pública, incluem-se a realização de avaliação de desempenho entre os servidores e a manutenção dos estoques de materiais com baixo giro, mediante ajustamento dos ritmos da reposição dos estoques e das demandas dos usuários.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao papel e à atuação da área de recursos humanos nas organizações, julgue os itens que se seguem.

Quando a área de recursos humanos define as trajetórias de carreiras existentes em uma organização, um plano de carreiras é elaborado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao papel e à atuação da área de recursos humanos nas organizações, julgue os itens que se seguem.

Os planos de benefícios e serviços de uma organização auxiliam o empregado no exercício do cargo, dentro da empresa e na comunidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

As empresas que investem no desenvolvimento das pessoas favorecem a melhoria do desempenho profissional. Os dois tipos de métodos de desenvolvimento de pessoas fora do cargo são:

  • A.

    rotação de cargos e coaching

  • B.

    rotação de cargos e aprendizagem prática

  • C.

    tutoria e rotação de cargos

  • D.

    tutoria e aconselhamento

  • E.

    aconselhamento e aprendizagem prática

Considere as 4 etapas no processo de treinamento que visam a: aumentar o conhecimento das pessoas; melhorar as habilidades e destrezas; desenvolver os comportamentos; desenvolver ideias e pensamento. Essas etapas são classificadas, respectivamente, em:

  • A.

    desenvolvimento de habilidades; transmissão de informações; desenvolvimento de atitudes; desenvolvimento de conceitos

  • B.

    desenvolvimento de conceitos; desenvolvimento de habilidades; transmissão de informações; desenvolvimento de atitudes

  • C.

    desenvolvimento de atitudes; desenvolvimento de conceitos; desenvolvimento de habilidades; transmissão de informações

  • D.

    transmissão de informações; desenvolvimento de habilidades; desenvolvimento de atitudes; desenvolvimento de conceitos

  • E.

    transmissão de informações; desenvolvimento de atitudes; desenvolvimento de conceitos; desenvolvimento de habilidades

As técnicas de treinamento da sensitividade, análise transacional, desenvolvimento de equipes, consultoria de procedimentos e reunião de confrontação estão associadas ao desenvolvimento organizacional em diferentes níveis de intervenção e etapas.

PORQUE

O desenvolvimento organizacional é a aplicação dos conhecimentos das ciências comportamentais no esforço de longo prazo, visando a melhorar a capacidade de resolução de problemas e de adaptação, além de promover renovação organizacional. A esse respeito, conclui-se que

  • A.

    as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.

  • B.

    as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.

  • C.

    a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.

  • D.

    a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.

  • E.

    as duas afirmações são falsas.

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