Questões de Administração do ano 2011

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Sobre os principais tipos de marketing, analise as afirmações abaixo.

I – O marketing de serviços é aquele destinado a criar trocas para produtos intangíveis.

II – Um exemplo de marketing de causas é a estratégia utilizada para coibir o fumo em locais fechados.

III – O marketing pessoal é oriundo da preocupação em criar ações favoráveis em relação a pessoas.

IV – As ações de marketing que procuram estimular as pessoas a viajarem para conhecer determinadas cidades fazem parte das concepções de marketing de lugar.

Estão corretas as afirmações

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    I e III, apenas.

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    I, II e III, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

A gestão integrada do produto, preço, distribuição e promoção constitui a abordagem tática da administração mercadológica, também denominada

  • A.

    merchandising

  • B.

    composto promocional

  • C.

    marketing de relacionamento

  • D.

    mix de marketing

  • E.

    pesquisa de mercado

Dentre os objetivos do treinamento e desenvolvimento de pessoas nas organizações, pode-se afirmar que o mais difícil de ser atingido no curto prazo é:

  • A.

    transmitir conhecimentos atualizados.

  • B.

    adequar a pessoa à cultura da empresa.

  • C.

    capacitar tecnicamente o funcionário.

  • D.

    mudar atitudes.

  • E.

    remanejar pessoal.

As quatro etapas do processo de treinamento estão representadas por: a) levantamento de necessidades de treinamento; b) desenho de programa de treinamento; c) aplicação do programa de treinamento e d) avaliação dos resultados do treinamento. Observe os itens abaixo sobre os elementos que compõem o levantamento das necessidades a satisfazer:

I. objetivos da organização;

II. competências necessárias;

III. problemas de produção;

IV. problemas de pessoal;

V. resultados da avaliação de desempenho;

VI. monitoração do processo.

Assinale abaixo a alternativa CORRETA em relação ao processo de diagnóstico da situação de treinamento.

  • A.

    Os itens III e IV estão corretos.

  • B.

    Os itens I, II, IV, V e VI estão corretos.

  • C.

    Os itens I, II, III, IV e V estão corretos.

  • D.

    Os itens II, IV e V estão corretos.

  • E.

    Os itens III e IV estão corretos.

No que concerne às atribuições da área de gestão de pessoas, julgue os itens subsecutivos.

A avaliação de treinamento pode envolver quatro critérios — reação, aprendizado, comportamento e resultados — e cada um deles é indicador do sucesso no treinamento, havendo grande correlação entre eles.

  • C. Certo
  • E. Errado

O levantamento de necessidades de treinamento representa

  • A.

    a maneira de mensurar se o desempenho dos colaboradores está dentro daquilo que foi definido nas descrições de cargo, assim como da possibilidade de se alinhar o desejo dos colaboradores às possibilidades de desenvolvimento que a empresa possa oferecer.

  • B.

    uma avaliação das condições das estruturas organizacionais e dos recursos presentes na empresa, que podem impactar o desempenho das pessoas, bem como do ambiente de trabalho.

  • C.

    uma avaliação das condições emocionais de cada colaborador, dos recursos de trabalho oferecidos pelo mercado e do clima organizacional.

  • D.

    uma avaliação das condições de produção e de produtividade da empresa, bem como dos aspectos de comportamento humano e relacionamento interpessoal.

  • E.

    a etapa primordial para o estabelecimento dos objetivos de aprendizagem a serem alcançados com a implantação dos processos de avaliação de desempenho.

O principal propósito da técnica de treinamento de sensibilidade é

  • A.

    apresentar um tema para debate mais aprofundado.

  • B.

    aumentar a produtividade dos trabalhadores na operação das máquinas.

  • C.

    ensinar a dinâmica do comportamento eficaz e ineficaz de grupo.

  • D.

    permitir o treinando decompor conteúdos emocionais em sequências ordenadas.

  • E.

    informar o treinando o comportamento certo e errado que apresenta no desempenho de suas atividades técnicas.

São métodos de desenvolvimento de pessoas no cargo atual

  • A.

    tutoria, acompanhamento e mentoring.

  • B.

    simpósios, painéis e tutoria.

  • C.

    rotação de cargos, posições de assessoria e atribuição de comissões.

  • D.

    exercícios de simulação, cursos e seminários.

  • E.

    cursos, seminários e exercícios de simulação.

Para que um treinamento seja eficaz, é importante seguir algumas etapas. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA das etapas do treinamento.

  • A.

    Implementação, planejamento, diagnose e avaliação.

  • B.

    Planejamento, diagnose, implementação e avaliação.

  • C.

    Diagnose, planejamento, implementação e avaliação.

  • D.

    Diagnose, implementação, planejamento e avaliação.

  • E.

    Diagnose, planejamento, avaliação e implementação.

Considere as afirmativas abaixo a respeito de programas de treinamento, baseados em competências, adotados por uma empresa de modo a tornar as pessoas mais produtivas, criativas e inovadoras, contribuindo ainda mais para o desempenho organizacional.

I - É necessário preparar o ocupante para o desempenho no cargo ao invés de desenvolver competências individuais.

II - É necessário o desenvolvimento de competências essenciais para o negócio ao invés de treinamento para a ocupação de um cargo.

III - É necessário priorizar a rapidez na construção e no desenvolvimento de competências para o negócio, ao invés da rapidez, da qualidade e do baixo custo do treinamento.

Está correto APENAS o que se afirma em

  • A.

    I

  • B.

    II

  • C.

    III

  • D.

    I e II

  • E.

    II e III

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