Questões de Administração do ano 2011

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Uma das responsabilidades gerenciais na organização é monitorar o trabalho de cada funcionário e da equipe como um todo para comparar o resultado alcançado do esperado. Essa responsabilidade é conhecida como:

  • A.

    Eficiência.

  • B.

    Treinamento.

  • C.

    Eficácia.

  • D.

    Avaliação de Desempenho.

  • E.

    Liderança.

As metas estratégicas da empresa Directa constituem a matéria-prima da avaliação, cuja mensuração de desempenho se dá por meio de indicadores. O indicador de desempenho vinculado ao grau de satisfação, valor agregado e a transformação produzida no contexto geral é o deAs metas estratégicas da empresa Directa constituem a matéria-prima da avaliação, cuja mensuração de desempenho se dá por meio de indicadores. O indicador de desempenho vinculado ao grau de satisfação, valor agregado e a transformação produzida no contexto geral é o deAs metas estratégicas da empresa Directa constituem a matéria-prima da avaliação, cuja mensuração de desempenho se dá por meio de indicadores. O indicador de desempenho vinculado ao grau de satisfação, valor agregado e a transformação produzida no contexto geral é o deAs metas estratégicas da empresa Directa constituem a matéria-prima da avaliação, cuja mensuração de desempenho se dá por meio de indicadores. O indicador de desempenho vinculado ao grau de satisfação, valor agregado e a transformação produzida no contexto geral é o de

  • A. economicidade.
  • B. eficácia.
  • C. excelência.
  • D. efetividade.
  • E. eficiência.

A empresa Directa utiliza o BSC − Balanced Scorecard como pedra angular de suas ações estratégicas. Diante da missão e visão definidas no Mapa Estratégico, a gestão da competência de seus colaboradores, com o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes, é um dos objetivos estratégicos alinhados com a perspectiva

  • A. dos processos externos.
  • B. financeira.
  • C. do cliente.
  • D. dos processos internos.
  • E. de aprendizado e crescimento.

A gestão por processos de uma organização, para cumprir seus objetivos estratégicos, tem como característica a

  • A. organização em unidades funcionais verticais.
  • B. interfuncionalidade e a transformação de insumos em serviços, como o objetivo de agregar valor ao cidadão/cliente.
  • C. sincronia em unidades funcionais verticais em insumos, infraestruturas e regras, com o objetivo de agregar valor interno.
  • D. estrutura baseada na hierarquia funcional e departamental, com objetivo de agregar valor ao cidadão/cliente.
  • E. interfuncionalidade e a sincronia dos insumos e infraestrutura das unidades verticais, exclusivamente.

Gestão por competências é um modelo de gestão utilizado pelas organizações, visando a orientar os esforços dos gestores de pessoas no planejamento, captação, desenvolvimento e avaliação das competências organizacionais e humanas necessárias à consecução dos seus objetivos. Analise o gráfico e os itens I a IV abaixo:

De acordo com os dados fornecidos, é correto o que consta APENAS em

  • A. I e IV.
  • B. I, II e III.
  • C. I e II.
  • D. III e IV.
  • E. II, III e IV.

A instituição pública ELEGE desenvolve o projeto de recadastramento biométrico dos eleitores a fim de garantir melhoria no atendimento, menor demanda de tempo no dia da eleição e facilidade na identificação do eleitor. Os profissionais envolvidos no desenvolvimento do projeto definiram o início e fim do projeto; a descrição do projeto; unidades organizacionais responsáveis pela execução de trabalhos de adequação de instalações e aquisições de materiais; ações de tecnologia da informação com a aquisição de kits biométricos e treinamento; necessidades de convênios com outras instituições; estimativa de investimento e custeio; e resultado esperado. Tratando-se da metodologia PMBOK, essa decomposição das entregas e do trabalho do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis refere-se

  • A. à AEF − Análise de Modos e Efeitos de Falha.
  • B. ao OP − Orçamento do Projeto.
  • C. à EAP − Estrutura Analítica do Projeto.
  • D. à EAR − Estrutura Analítica de Riscos.
  • E. à EAO − Estrutura Analítica Organizacional.

O ciclo de vida de um projeto, de acordo com a metodologia PMBOK, possui 4 fases: início do projeto; organização e preparação; execução do trabalho; encerramento do projeto (entregas aceitas, arquivamento da documentação).

De acordo com os dados fornecidos, é correto o que consta APENAS em

  • A. I, III e IV.
  • B. I, II e IV.
  • C. I e II.
  • D. III e IV.
  • E. II e III.

Pela metodologia PMBOK, a técnica analítica aplicada na análise da rede de cronograma que calcula as datas teóricas de início e término mais cedo e início e término mais tarde, para todas as atividades, sem considerar quaisquer limitações de recursos, é denominada

  • A. Método da Corrente Crítica.
  • B. Método do Caminho Crítico.
  • C. Técnica do Nivelamento de Recursos.
  • D. Análise de Cenário “E-se”.
  • E. Compressão de Cronograma.

No gerenciamento da qualidade do projeto, a comparação de práticas de projetos reais ou planejados com as de projetos comparáveis, para identificar as melhores práticas, gerar ideias para melhorias e fornecer uma base para medir o desempenho, é denominada

  • A. Diagrama de Afinidades.
  • B. Projeto de Experimentos.
  • C. Fluxograma.
  • D. Amostragem Estatística.
  • E. Benchmarking.

A equipe de gestores da instituição pública ELEGE definiu que sua missão é garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia. Seus objetivos estratégicos são organizados sob quatro níveis de perspectivas: a sociedade, processos internos, pessoas e infraestrutura. No entanto, é preciso analisar o ambiente em que a instituição atua de modo que o Mapa Estratégico e suas ações estejam alinhados com o cenário. Nesse contexto, analise:

I. Oportunidades são aspectos externos, atuais ou futuros que, se aproveitados pela organização, podem influenciá-la positivamente.

II. Ameaças são situações externas, atuais ou futuras que, se não equacionadas, minimizadas ou evitadas pela instituição, podem afetá-la negativamente.

III. Forças são características internas da instituição, materiais ou não, que podem ser aproveitadas para otimizar seu desempenho.

IV. Fraquezas são características internas da organização que devem ser reduzidas ou eliminadas para evitar influência negativa sobre seu desempenho.

É correto o que consta em

  • A. III e IV, apenas.
  • B. I, II, III e IV.
  • C. II, III e IV, apenas.
  • D. I e II, apenas.
  • E. I, apenas.
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