Questões de Administração do ano 2011

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José Karisma, gestor de projetos da instituição pública ELEGE e sua equipe, traçou, em seu plano de gestão estratégica para o período 2011-2013, o projeto Gestão de Processos com o objetivo de estruturar o Escritório de Processos da instituição. Nessa fase de gestão do projeto, definiu que está incluso no projeto a definição de metodologia de gestão de processos, capacitação da equipe e a contratação de consultoria especializada para auxiliar tecnicamente o desenvolvimento dos trabalhos, facilitando a implantação das etapas de mapeamento e melhorias, identificação dos itens e medidas de controle e padronização dos seus principais processos de trabalho. Pela metodologia PMBOK (Project Management Body of Knowledge), esta fase trata do Gerenciamento

  • A. do Escopo do projeto.
  • B. da Integração do projeto.
  • C. da Qualidade do projeto.
  • D. dos Riscos do projeto.
  • E. das Aquisições do projeto.

Analise as afirmativas correlatas:

I. “O desenvolvimento organizacional depende da qualidade da administração e da eficácia da comunicação empresarial.”

 II. “Planejamento, organização, direção e controle são funções administrativas que precisam estar sempre em contínua correção e ajustamento, para que ocorra um bom processo administrativo.”

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    Apenas a afirmativa I está correta.

  • B.

    As afirmativas I e II estão parcialmente corretas.

  • C.

    As afirmativas I e II estão corretas.

  • D.

    As afirmativas I e II estão incorretas.

  • E.

    Apenas a afirmativa II está correta.

Acerca de relacionamento interpessoal e trabalho em equipe, julgue os itens de 94 a 102.

O trabalho pode ser compreendido como a forma pela qual o homem interage com o meio ambiente e o transforma, assegurando a sobrevivência e a construção de relações interpessoais que reforcem sua identidade e seu senso de contribuição.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsecutivos, que tratam de gestão estratégica em organizações.

O grande volume de recursos financeiros existente no âmbito de uma organização é exemplo de oportunidade, de acordo com a análise SWOT.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsecutivos, que tratam de gestão estratégica em organizações.

Diminuir em 15% o volume de processos atrasados até o final de 2011 caracteriza-se, tecnicamente, como exemplo de indicador estratégico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsecutivos, que tratam de gestão estratégica em organizações.

O uso de ferramentas como o Balanced Scorecard (BSC) é inviável no modelo de gestão estratégica, dado o nível de atuação desse modelo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsecutivos, que tratam de gestão estratégica em organizações.

A gestão estratégica de uma organização que busca a efetividade deve ter como balizas a missão, a visão e os valores organizacionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsecutivos, que tratam de gestão estratégica em organizações.

A existência de pouco pessoal especializado na área jurídica do quadro de pessoal de um tribunal constitui exemplo de ameaça, de acordo com a análise SWOT.

  • C. Certo
  • E. Errado

A criação de diversos cenários no processo de planejamento estratégico é fundamental para que a organização possa

  • A. compensar a falta de cultura cooperativa dos funcionários.
  • B. combater os efeitos sinérgicos derivados de uma visão estratégica crítica.
  • C. eliminar a indefinição quanto a sua missão secundária.
  • D. lidar com a incerteza ambiental que a envolve.
  • E. reduzir o conhecimento tácito necessário ao planejamento estratégico.

Como recurso para a implantação do planejamento estratégico, o Balanced Scorecard

  • A. procura subordinar as missões de cada funcionário aos objetivos estratégicos dos membros da direção da organização.
  • B. foca o equilíbrio entre objetivos estratégicos pessoais e as metas gerais da organização.
  • C. implica a criação de uma série de indicadores de desempenho voltados para a realização dos objetivos estratégicos da organização.
  • D. define os objetivos táticos da organização com base na avaliação mútua de todos os funcionários, os parceiros e os clientes.
  • E. desenvolve o equilíbrio entre as habilidades e os comportamentos dos funcionários necessários a um bom clima organizacional.
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