Questões de Administração do ano 2011

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Os outputs e o propósito do processo de transformação são bens e serviços, geralmente vistos como diferentes. Existe um output que se pode tocar fisicamente, como, por exemplo, um aparelho de televisão ou um jornal. Na forma definida, este output do processo de transformação é denominado:

  • A.

    transportabilidade;

  • B.

    estocabilidade;

  • C.

    tangibilidade;

  • D.

    simultaneidade;

  • E.

    internabilidade.

Existe um tipo de arranjo físico que é aquele no qual os recursos transformados, entrando na operação, são pré-selecionados (ou pré-selecionam-se a si próprios) para movimentar-se para urna parte específica da operação na qual todos os recursos transformadores necessários a atender a suas necessidades imediatas de processamento se encontram. Pode, em si, ser arranjada segundo um arranjo físico por processo ou por produto. Depois de serem processados nela, os recursos transformados podem prosseguir para outra. De fato, este arranjo físico é uma tentativa de trazer alguma ordem para a complexidade de fluxo que caracteriza o arranjo físico por processo. Este arranjo físico é o:

  • A.

    celular;

  • B.

    posicional;

  • C.

    por processo;

  • D.

    por produto;

  • E.

    diversificado.

A abordagem de acompanhamento da demanda exige que a capacidade seja ajustada de algumas formas. Existem diferentes métodos para conseguir isso, embora nem todos sejam viáveis para todos os tipos de produção. Com frequência, o método mais rápido e conveniente para ajustar a capacidade é variar o número de horas produtivas trabalhadas pelo pessoal da produção. Quando a demanda é mais alta do que a capacidade nominal, o dia de trabalho pode ser estendido; e quando a demanda é menor do que a capacidade nominal, o tempo despendido pelo pessoal em trabalho produtivo pode ser reduzido. No ultimo caso, o pessoal pode engajar-se em atividades como limpeza ou manutenção. Esse método somente é útil se a programação da capacidade produtiva extra coincide com a da demanda. Trata-se do método:

  • A.

    da subcontração;

  • B.

    que varia o tamanho da força de trabalho;

  • C.

    que usa pessoal em tempo parcial;

  • D.

    das horas extras e tempo ocioso;

  • E.

    E) de desvio de tempo e serviços.

Conforme Slack, os cinco objetivos de desempenho (qualidade, velocidade, confiabilidade, flexibilidade e custo) são realmente compostos de muitas medidas menores. As medidas parciais: tempo necessário para desenvolver novos produtos/serviços, faixa de produtos ou serviços, tempo de mudança de máquina, tamanho médio de lote, tempo para aumentar a taxa de atividade, capacidade média/capacidade máxima e tempo para mudar programações estão relacionadas:

  • A.

    à velocidade;

  • B.

    à qualidade;

  • C.

    à flexibilidade;

  • D.

    à confiabilidade;

  • E.

    ao custo.

O diretor de logística de uma empresa de produção de bens de consumo tem a missão de colaborar na expansão do negócio. Para isso, ele está avaliando duas opções de investimento, a saber:

• Opção 1 - Expansão da fábrica na mesma localidade

• Opção 2 - Transferência da fábrica para outra localidade mais próxima do mercado consumidor

O critério de decisão do diretor é o custo logístico total da operação. No auxílio à sua decisão, o diretor encomendou um estudo de localização para avaliar a opção 2. A consultoria responsável pelo estudo decidiu utilizar o método do centro de gravidade para uma única instalação. Para que o estudo de localização seja realizado e o diretor possa decidir entre apenas uma das opções de investimento (1 ou 2), utilizando-se do critério do custo logístico total, a única informação DESNECESSÁRIA, dentre as abaixo relacionadas, é sobre

  • A.

    a localização geográfica de clientes e fornecedores

  • B.

    o histórico da taxa de defeitos na produção das máquinas gargalo da fábrica atual

  • C.

    os custos de transporte

  • D.

    os históricos de demanda de clientes e de aquisição de matérias-primas

  • E.

    os custos de terreno e de manutenção da fábrica na nova localidade

Marque a alternativa que contém os 5 objetivos de desempenho da Produção, corretamente.

  • A.

    Preço, desempenho, custo, rapidez e fornecimento.

  • B.

    Quantidade, planejamento, flexibilidade, parcerias e manutenção.

  • C.

    Fornecimento, preço, manutenção, velocidade e customização.

  • D.

    Qualidade, rapidez, confiabilidade, flexibilidade e custo.

  • E.

    Rapidez, qualidade, planejamento, fornecimento e desempenho.

Das características listadas abaixo, escolha a única que não se refere ao MRP.

  • A.

    O MRP é geralmente usado como um sistema empurrado.

  • B.

    Os sistemas MRP normalmente requerem uma organização complexa, centralizada e computadorizada.

  • C.

    O MRP é excelente em controle e fraco em planejamento.

  • D.

    O MRP é altamente dependente da acurácia dos dados derivados das listas de materiais, registro de estoques, etc.

  • E.

    Os sistemas MRP assumem um ambiente da produção fixo, utilizando lead times fixos para calcular quando cada material deve chegar ao próximo centro de trabalho.

Qual das alternativas abaixo NÃO é considerada como entrada do MRP?

  • A.

    MPS - Programa mestre da produção

  • B.

    Listas de materiais.

  • C.

    Registro de estoque.

  • D.

    Planos de materiais

  • E.

    Nenhuma das alternativas acima.

Uma ocorrência de falha dos equipamentos fabris pode promover:

  • A.

    perdas significativas no tempo de fabricação dos produtos.

  • B.

    diminuição dos estoques de matéria-prima.

  • C.

    perdas na qualidade dos produtos.

  • D.

    diminuição do desempenho do equipamento, ocasionando a redução da qualidade e da produtividade.

  • E.

    aumento do custo do controle de qualidade.

As operações de serviços possuem características bastante distintas em relação às operações de manufatura típicas, tornando sua gestão um campo de estudo específico dentro da Administração. NÃO representa uma especificidade das operações de serviços a

  • A.

    intangibilidade dos serviços.

  • B.

    simultaneidade de produção e consumo.

  • C.

    impossibilidade de fazer estoques.

  • D.

    uniformidade das entradas e saídas.

  • E.

    participação do cliente na operação.

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