Questões de Administração do ano 2011

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  • A.

    III, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

No curto e no curtíssimo prazos, a etapa de Shop Floor Control (Controle de Chão de Fábrica) é o momento em que ocorre o sequenciamento das ordens de produção na fábrica. O sequenciamento é importante para atender a prazos de clientes e equilibrar objetivos de custo, rapidez, qualidade, flexibilidade e confiabilidade. As principais técnicas, ambientes e regras de sequenciamento envolvem o conhecimento de que

  • A.

    a regra de Johnson é utilizada em ambientes de apenas uma máquina e sempre resulta num sequenciamento de menor tempo total de produção.

  • B.

    a regra MDE (Menor Data de Entrega) visa a acelerar o tempo médio de atravessamento das ordens de produção.

  • C.

    a regra PEPS (Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair) prioriza as ordens de produção de acordo com a importância dos clientes a serem atendidos.

  • D.

    a regra MTP (Menor Tempo de Processamento) prioriza ordens de produção com pequenos tempos de processamento e acelera o tempo médio de atravessamento das ordens de produção.

  • E.

    o ambiente job shop de sequenciamento é caracterizado por máquinas idênticas, dispostas em paralelo.

  • A.

    serão necessários 13 dias para produzir uma unidade do produto P.

  • B.

    são comprados os itens T, U, S e R.

  • C.

    são produzidos os itens Q, R e P.

  • D.

    são chamados de itens-filhos os itens P e Q.

  • E.

    são chamados de itens-pai os itens T, U, R e S.

O monitoramento regular das condições mecânicas reais das máquinas e do rendimento operativo dos sistemas de processo fornecerá os dados necessários para a ação da manutenção

  • A.

    preventiva, por ter ação de identificar defeitos, sendo uma técnica de gerência reativa.

  • B.

    preditiva, por identificar e tratar falhas que ocorreriam de forma não esperada.

  • C.

    preditiva, por agilizar o conserto de máquinas paradas por defeito.

  • D.

    corretiva, por prever defeitos, tratando-os de forma antecipada.

  • E.

    corretiva, por identificar problemas da máquina antes que se tornem sérios.

O gerente de uma holding realizou uma análise de suas unidades estratégicas de negócios. A distribuidora do grupo apresenta uma elevada participação em um mercado que tem alta taxa de crescimento, enquanto a fábrica de embalagens apresenta baixa participação em um mercado com crescimento lento. Utilizando-se a análise de portfólio desenvolvida pelo Boston Consulting Group (Matriz BCG), classificam-se a refinaria e a fábrica de embalagens, respectivamente, como

  • A.

    ponto de interrogação e estrela.

  • B.

    estrela e vaca caixeira.

  • C.

    estrela e abacaxi.

  • D.

    abacaxi e vaca caixeira.

  • E.

    abacaxi e ponto de interrogação.

O sucesso industrial obtido com o modelo de produção em massa fez com que a maior parte das indústrias que operavam com produção em grandes volumes passassem a operar segundo os princípios desse modelo.

O Modelo Fordista de produção, para uma empresa, consiste em

  • A.

    considerar, ao estabelecer o método de produção, as demandas do mercado.

  • B.

    adequar o método de produção às especificidades do produto.

  • C.

    adotar modelos predefinidos para a organização do trabalho na produção.

  • D.

    sintonizar a estratégia da empresa com o mercado, a ele adequando o método de produção.

  • E.

    utilizar, no processo produtivo, máquinas e equipamentos construídos com maior flexibilidade.

Dentre as dimensões da qualidade, aquela que indica com que frequência um produto fica fora de operação é conhecida como:

  • A.

    capacidade;

  • B.

    conformidade;

  • C.

    durabilidade;

  • D.

    operacionalidade;

  • E.

    confiabilidade.

Juran é um dos principais estudiosos da gestão pela qualidade nas organizações. Segundo ele, deve-se praticar qualidade em qualquer organização porque:

1) falta de qualidade é sinônimo de perda de vendas e dinheiro.

2) baixa qualidade gera custos advindos das reclamações, retrabalho e refugo.

3) baixa qualidade é resultado de má gestão nas organizações.

Está(ão) correta(s), apenas:

  • A.

    1.

  • B.

    2.

  • C.

    1 e 2.

  • D.

    1 e 3.

  • E.

    2 e 3.

“A busca pela perfeição a fim de encantar clientes cada vez mais conscientes” é uma definição de:

  • A.

    gestão.

  • B.

    qualidade.

  • C.

    marketing.

  • D.

    benchmarking.

  • E.

    BSC – Balanced Scorecard.

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