Lista completa de Questões de Administração do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração - Administração da Qualidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A respeito da gestão da qualidade, do modelo de excelência gerencial e da gestão de projetos, julgue os itens subsequentes.
A organização privada que adota o modelo da Fundação Nacional da Qualidade para avaliar o nível de suas práticas de gestão tem a sociedade como critério de excelência a ser analisado.
As organizações atuais não podem estar satisfeitas apenas com o fato de que seus processos produzem resultados dentro dos limites de variabilidade predefinidos, ou seja, de que seus processos estejam sob controle. É necessário um questionamento constante e a busca pela redução dos limites da variabilidade em si. Assinale a alternativa incorreta sobre o tema esforços de melhoria de qualidade.
Os processos de melhoria contínua contribuem para, gradualmente, reduzir os limites de variabilidade dos processos.
Os projetos de melhoria visam a saltos qualitativos de níveis de qualidade.
O comprometimento para a melhoria da qualidade na prestação dos serviços pela organização vai além da mera alocação de recursos, passando inclusive por definições claras das prioridades negociais.
A alta direção da organização deve delegar o papel de formadora de opinião e difusora dos conceitos-chave para a área de T&D (Treinamento e Desenvolvimento), que é a responsável por elaborar a estratégia organizacional para a melhoria na qualidade da gestão.
Pressões de curto prazo tendem a ocupar mais e mais esforço gerencial em detrimento dos esforços de melhoria de qualidade.
Administração - Administração da Qualidade - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2011
Dentre os princípios fundamentais que regem a Gestão pela Qualidade Total, está aquele que diz que sempre é possível buscar e encontrar novas maneiras de melhorar a qualidade e o desempenho dos processos e do trabalho em si. O nome desse princípio é
qualidade do processo.
qualidade do produto/serviço.
satisfação do cliente.
melhoria contínua.
kanban.
Administração - Administração da Qualidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Tendo em vista que, segundo o documento Melhoria de Processo do Software Brasileiro (MPS.BR), três tipos de requisitos atendem às diferentes necessidades de todos os envolvidos em um projeto, julgue os itens a seguir.
Requisitos não funcionais, também conhecidos como restrições ou requisitos de qualidade, expressam as condições ou as qualidades específicas a que o produto e(ou) componentes do produto deve(m) atender.
O conceito de qualidade está diretamente ligado a três fatores. Assinale-os:
Redução de custos, aumento de efetivo, satisfação dos clientes.
Redução de custos, aumento de produtividade, satisfação dos clientes.
Redução de custos, aumento de efetivo, satisfação exclusiva dos acionistas.
Redução de desperdícios, aumento de produtividade, participação da comunidade local no processo decisório.
Redução de efetivo, aumento da eficiência, satisfação dos clientes.
NÃO é considerado como Princípio da Qualidade:
Envolvimento das pessoas.
Foco no cliente.
Melhoria contínua.
Abordagem sistêmica para a gestão.
Aumento do faturamento.
A ferramenta de controle da qualidade que, através de uma representação gráfica com distribuição de frequências de um conjunto de medições, evidencia a de capacidade de gerar produtos que atendam às especificações, é o(a)
histograma
Diagrama de Causa e Efeito
gráfico de servqual
amostragem
folha de verificação
Conforme descrito na Diretriz de Gestão para Resultado nº 001, para atuar como instrumentos de avaliação de desempenho, devem ser criados indicadores de desempenho e de qualidade que buscam medir a eficiência, a eficácia e a efetividade. Os indicadores são instrumentos de medição do desempenho da meta, e é preciso, antes de qualquer coisa, determinar o que medir e, para isso, deve-se considerar a complexidade dos processos a serem avaliados, além da importância das informações para verificar o alcance dos objetivos e metas. Ainda de acordo com a Diretriz, de acordo com dados das Normas Internacionais ISO 11620:1998, um indicador deve buscar relacionar determinadas características.
4, 3, 2, 5, 1
2, 1, 3, 5, 4
3, 1, 2, 5, 4
1, 3, 4, 5, 2
Um cliente pretende adquirir um plano de saúde. Conversando com o corretor do plano, questiona quais os seus direitos, qual a cobertura do plano, o que não será coberto e quais as penalidades a que a empresa estará sujeita caso não cumpra o que foi prometido. Todos esses itens são descritos em um contrato que, depois de assinado, regulamenta a relação entre aquele prestador de serviço e seu cliente. Para a qualidade, essa é uma descrição
de uma relação normal de compra e venda.
da maneira como ocorre uma venda.
da formalização do acordo de nível de serviço entre o cliente e a empresa.
das responsabilidades de um fornecedor.
das responsabilidades do cliente para com o fornecedor.
As ferramentas da qualidade se tornaram populares por sua contribuição para sistematizar a busca pelas causas raízes dos problemas de qualidade enfrentados pelas empresas. A utilização de cada ferramenta tem um objetivo específico, e as ferramentas podem ser aplicadas em conjunto ou isoladamente. São ferramentas de qualidade e suas respectivas aplicações as definidas abaixo, EXCETO
o diagrama de Ishikawa, utilizado para sistematizar as ações de melhoria, os responsáveis, os prazos e os custos.
o gráfico de Pareto, utilizado para priorizar problemas de qualidade de um processo.
o histograma, utilizado para identificar frequências e variabilidade nos processos.
o CEP, utilizado para controlar a centralização e a variação dos processos.
as folhas de verificação, utilizadas para contabilizar os problemas de processo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...