Questões de Administração do ano 2011

Lista completa de Questões de Administração do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O gerente de produção de uma grande empresa de cosméticos acaba de assumir o cargo. Os níveis de estoque estão altíssimos, a previsibilidade da demanda é considerada ruim e a taxa de não atendimentos de pedidos é alta. Em sua primeira reunião de trabalho com a diretoria da empresa, o gerente sugeriu a criação do Departamento de Supply Chain Management (Gestão da Cadeia de Suprimentos), a ser composto por funcionários vindos de diversas áreas, como vendas, marketing, suprimentos, projetos, produção, armazenagem e transportes.

Dentre os objetivos abaixo, aquele que NÃO corresponde à iniciativa do gerente é:

  • A.

    Permitir uma maior integração de áreas com um objetivo comum.

  • B.

    Garantir o nível de serviço ao cliente e baixos níveis de estoque em toda a cadeia.

  • C.

    Criar uma gestão isolada, garantindo a eficiência de cada etapa da cadeia de suprimentos.

  • D.

    Tornar o fluxo de informações mais rápido, permitindo a tomada de decisões de maneira mais ágil.

  • E.

    Gerenciar o desempenho da cadeia de suprimentos com uma visão única e com autoridade para intervir e melhorar os processos.

Um estoque possui 3.500 itens (SKUs), dentre os quais 20% equivalem a 80% do valor total estocado. Esses itens foram classificados como itens tipo 1. Outros 30% dos itens equivalem a 15% do valor total estocado, e receberam a classificação de itens tipo 2. Os itens restantes receberam a classificação de itens tipo 3. Sendo assim, a estratégia de inventário que minimiza a carga de trabalho anual dos funcionários desse armazém ao longo do ano, considerando corretamente o valor dos itens de estoque em sua formulação é inventariar

  • A.

    todos os itens mensalmente.

  • B.

    mensalmente os itens tipo 1 e 2 e, trimestralmente, os itens tipo 3.

  • C.

    mensalmente os itens tipo 2 e 3 e, semestralmente, os itens tipo 1.

  • D.

    mensalmente os itens tipo 1, trimestralmente, os itens tipo 3 e, semestralmente, os itens tipo 2.

  • E.

    mensalmente os itens tipo 1, trimestralmente, os itens tipo 2 e, semestralmente, os itens tipo 3.

A classificação de materiais é de fundamental importância para uma boa gestão dos estoques de qualquer empresa. Como exemplos de critérios de classificação, tem-se o valor anual de consumo, a importância operacional, a perecibilidade, dentre outros.

Dentre os métodos abaixo, o único que apresenta um tipo de classificação de estoques é

  • A.

    Lead Time

  • B.

    LEC - Lote Econômico de Compras

  • C.

    SWOT

  • D.

    Curva ABC

  • E.

    Ponto de Ressuprimento

Em geral, a análise do ambiente utiliza uma técnica gerencial denominada análise de stakeholders. Entende-se por stakeholders, grupos como, EXCETO:

  • A.

    Concorrentes.

  • B.

    Clientes.

  • C.

    Fornecedores.

  • D.

    Hospitais.

  • E.

    Empregados.

O processo de comparação entre os produtos e processos da empresa e os dos concorrentes ou de empresas líderes em outros setores com a finalidade de descobrir meios de melhorar a qualidade e o desempenho referese ao conceito de:

  • A.

    Stakeholders.

  • B.

    Terceirização.

  • C.

    Brand Equity.

  • D.

    Benchmarking.

  • E.

    Market place.

O ciclo de vida de um produto é um conceito que descreve a evolução de um produto ou serviço no mercado dividindoa em quatro fases. Marque a alternativa que NÃO representa uma dessas fases:

  • A.

    Preparação.

  • B.

    Introdução.

  • C.

    Crescimento.

  • D.

    Maturidade.

  • E.

    Declínio.

Miopia de Marketing é:

  • A.

    Estratégia de marketing internacional elaborada para ajustar os elementos do mix de marketing a cada mercadoalvo internacional, arcando com custos mais altos na esperança de conseguir maior participação de mercado e retorno.

  • B.

    O erro de prestar mais atenção aos produtos específicos que uma empresa oferece do que aos benefícios e à experiência produzidos por esses produtos.

  • C.

    Os veículos pelos quais as mensagens publicitárias são veiculadas aos públicos aos quais se direcionam.

  • D.

    A prática de desenvolver produtos e programas de marketing sob medida para atender aos gostos e necessidades de pessoas e grupos de clientes locais específicos — inclui o marketing local e o marketing individual.

  • E.

    Agentes próximos à empresa que afetam sua capacidade de atender seus clientes — a empresa, fornecedores, intermediários de marketing, mercados de clientes, concorrentes e públicos.

Sistema horizontal de marketing é:

  • A.

    Tipo de acordo de canal no qual duas ou mais empresas em um nível se juntam para explorar uma nova oportunidade de marketing.

  • B.

    Tipo de acordo de canal no qual uma única empresa explora uma nova oportunidade de marketing.

  • C.

    Tipo de acordo de canal no qual duas ou mais empresas em um nível se juntam para explorar a oportunidade de marketing da outra empresa.

  • D.

    O processo de dividir mercado em grupos distintos.

  • E.

    O processo de dividir mercado em grupos homogêneos.

O desenho de serviço trata a importância dos 4 Ps. Marque a alternativa que contém os 4Ps:

  • A.

    Pessoas, Produtos, Parceiros, Patrimônio.

  • B.

    Pessoas, Processos, Produtos, Parceiros.

  • C.

    Potencial, Preparação, Performance, Patrimônio.

  • D.

    Pessoas, Potencial, Produtos, Performance.

  • E.

    Pessoas, Processos, Performance, Produtos.

Os indivíduos que podem influenciar de maneira positiva ou negativa em um projeto são os

  • A.

    stakeholders.

  • B.

    stakeholers.

  • C.

    players.

  • D.

    backhloders.

  • E.

    throwers.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...