Lista completa de Questões de Administração do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração - Gestão do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os próximos itens, relativos à gestão do conhecimento.
Considere que, em uma organização, os profissionais capazes de criar maquetes de prédios mostrem a seus aprendizes que, por meio da observação e imitação, eles obterão o conhecimento do assunto. Nessa situação, o processo de construção de conhecimento é realizado do conhecimento tácito para o explícito.
Administração - Gestão do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os próximos itens, relativos à gestão do conhecimento.
Em uma organização, a socialização constitui forma de criação de conhecimento a partir da interação entre o conhecimento tácito e o explícito: por meio do desenvolvimento de um processo para compartilhar experiências, é criado o conhecimento tácito.
O processo de aprendizagem proposto no modelo Pós-Industrial (informacional) que envolve a percepção e exploração das possibilidades do ambiente é denominado de aprendizagem:
Administração - Gestão do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
De acordo com Peter Senge, no atual contexto de mudanças, as organizações que se sobressairão no futuro serão as que conseguirem extrair, de todas as suas pessoas, o compromisso e a capacidade de aprender. No que concerne à aprendizagem organizacional, ao treinamento e desenvolvimento, julgue os itens subsequentes.
Comparando-se as organizações orientadas para aprendizagem e as organizações tradicionais, percebe-se que as primeiras são mais propensas à inovação.
Entende-se o conceito de Competência como:
ter conhecimentos teóricos voltados ao desenvolvimento organizacional.
um saber agir responsável, ter conhecimentos e ter atitude de mobilizá-los e transferi-los.
ter motivação para a ação gerencial e eficaz.
saber se comprometer e comprometer os outros para resultados superiores.
ter e praticar uma visão estratégica.
Administração - Gestão por Competência - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação às práticas de gestão de pessoas, julgue os próximos itens.
É pressuposto da gestão por competências que as organizações, para se tornarem competitivas, tenham como foco as competências essenciais ao seu negócio, tanto em seus processos produtivos quanto nas relações com seus recursos humanos.
Administração - Gestão por Competência - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
No que concerne às atribuições da área de gestão de pessoas, julgue os itens subsecutivos.
O conceito de competência envolve combinação sinérgica de conhecimentos, habilidades e atitudes.
Na gestão estratégica, é importante uma avaliação das competências das pessoas, pois estas impulsionam as organizações e, quando reconhecidas pelos clientes como diferenciais em relação aos competidores, são denominadas
distintivas.
essenciais.
de suporte.
dinâmicas.
de unidades de negócio.
Gestão estratégica por competências implica
mapear as competências técnicas dos funcionários e realocar cada um de acordo com sua especialização.
focar o planejamento estratégico da organização na melhoria do comportamento dos funcionários frente aos desafios da globalização.
integrar ao planejamento da organização os conhecimentos, as habilidades e as atitudes necessárias à realização das suas metas.
adequar a política de remuneração da organização ao nível de competência formal dos funcionários, de acordo com o mercado.
incorporar ao planejamento estratégico da organização as competências das organizações parceiras com foco na missão principal.
Gestão estratégica por competências implica
mapear as competências técnicas dos funcionários e realocar cada um de acordo com sua especialização.
focar o planejamento estratégico da organização na melhoria do comportamento dos funcionários frente aos desafios da globalização.
integrar ao planejamento da organização os conhecimentos, as habilidades e as atitudes necessárias à realização das suas metas.
adequar a política de remuneração da organização ao nível de competência formal dos funcionários, de acordo com o mercado.
incorporar ao planejamento estratégico da organização as competências das organizações parceiras com foco na missão principal.
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