Questões de Administração do ano 2011

Lista completa de Questões de Administração do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Dentro do tema remuneração, aquela que possui como um dos principais objetivos reduzir a distância entre líderes e liderados, por meio de uma mudança organizacional caracterizada pela descentralização das decisões, autonomia operacional e mediação dos resultados, denomina-se remuneração por:

  • A. resultados
  • B. habilidades
  • C. participação
  • D. competências
  • E. participação acionária

Julgue os itens a seguir, acerca de gestão por competências e avaliação de desempenho.

Ao limitar o envolvimento dos gestores operacionais na gestão do capital humano da organização, a gestão por competências diminui a tomada de decisões compartilhadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, relativos à gestão por resultados.

Por meio da gestão por resultados, direcionam-se as ações de recrutamento e seleção, treinamento e gestão de carreira, entre outras, à estratégia da organização, com o objetivo de captar e desenvolver habilidades, conhecimentos e atitudes necessárias para o alcance dos objetivos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Trata-se de

  • A.

    uma carta de controle.

  • B.

    um gráfico de dispersão.

  • C.

    uma carta de tendências.

  • D.

    um gráfico de Ishikawa.

  • E.

    um gráfico de Pareto.

Uma das profissões mais antigas do mundo é a de vendedor. Os vendedores podem ser classificados de acordo com o papel que desempenham. Dentre as alternativas abaixo uma não se relaciona à caracterização de vendedor. Assinalea:

  • A.

    Fortes versus fracos

  • B.

    Entregador

  • C.

    Gerador de demanda

  • D.

    Técnico

  • E.

    Tomador de pedidos

Marque a alternativa correta:

  • A.

    No tocante a cultura organizacional, Taylor ao contrário de Fayol defende o desempenho dos recursos e processos, de um sistema ou de toda a empresa.

  • B.

    Considerando-se o processo de desenvolvimento acarretado pela Revolução Industrial, ao abordar o tema cultura organizacional pode-se afirmar, no que diz respeito à expansão industrial, que as pessoas eram consideradas recursos da produção.

  • C.

    Em termos de cultura organizacional, o que diferencia o período da expansão industrial do período dado ao enfoque comportamental é que aquele considera as pessoas em sua totalidade e como parte mais importante das organizações e de seu desempenho.

  • D.

    O comportamento das pessoas como indivíduos e as teorias sobre o comportamento coletivo nas organizações não estão relacionados às ideias fundamentais das Teorias da Administração. Apenas fazem parte de um contexto relacionado ao enfoque comportamental.

  • E.

    É possível afirmar que a “pedra fundamental” do enfoque comportamental é a escola das relações humanas defendida por Mayo, que influenciou as teorias de Kurt Lewin sobre a influência do grupo sobre o comportamento de outros grupos.

A administração é uma ciência prática, aplicada no cotidiano da sociedade em diversas áreas, que evolui com o passar dos anos, por meio de constantes mudanças, teóricas e práticas, que não impedem que alguns princípios estabelecidos permaneçam. Com relação aos fundamentos de administração pública, julgue os itens que se seguem.

A evolução administrativa das organizações consiste no processo por meio do qual se passou do modelo mecanicista para o modelo orgânico, cujas características são: alta especialização, cadeia de comando claro e amplitude de controle limitada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, referentes a organizações, sistemas e métodos.

O estudo completo de leiaute de um ambiente de trabalho deve levar em consideração as necessidades físicas e psicológicas dos usuários do espaço.

  • C. Certo
  • E. Errado

  • A.

    1 - Qualidade;

    2 - Baixo;

    3 - Alto;

    4 - Serviços de massa.

  • B.

    1 - Variedade;

    2 - Alto;

    3 - Baixo;

    4 - Serviços Profissionais.

  • C.

    1 - Variedade;

    2 - Baixo;

    3 - Alto;

    5 - Serviços de massa.

  • D.

    1 - Confiabilidade;

    2 - Alto;

    3 - Baixo;

    5 - Serviços Contínuos.

  • E.

    1 - Rapidez;

    2 - Baixo;

    3 - Alto;

    5 - Serviços Profissionais.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...