Questões de Administração do ano 2011

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Um veículo que esteja transportando uma substância pertencente ao grupo 2, composta de patógenos, cujo nº de classificação ONU seja 2814 ou 2900, está com uma carga de

  • A.

    substância infectante, com risco limitado de disseminação da infecção.

  • B.

    substância radioativa, com elevado risco para a comunidade.

  • C.

    considerável instabilidade, devendo ser mantida em temperatura reduzida.

  • D.

    grande sensibilidade, que, vazando, produzirá elevado risco para a comunidade.

  • E.

    potencial dano ao organismo, podendo provocar carcinomatose.

O transporte de determinados produtos químicos requer cuidados especiais, pelo fato, dentre outros, de apresentarem como característica comum a ação tóxica, que resulta no processo inflamatório das superfícies tissulares, com as quais elas entram em contato. Geralmente afetam o trato respiratório, pele e olhos. São espécies químicas que, como o dióxido de enxofre, incluem-se na classe das substâncias

  • A.

    anestésicas.

  • B.

    asfixiantes.

  • C.

    irritantes.

  • D.

    neutralizantes.

  • E.

    odorizantes.

Existem substâncias, sólidas ou líquidas, que podem provocar danos ao tecido vivo imediatamente após contato, como o ácido sulfúrico ou a soda cáustica. No transporte a granel desse tipo de material, o(s)

  • A.

    conjunto de válvulas de descarga é instalado, normalmente, na parte inferior do tanque.

  • B.

    produto terá sua estabilidade inibida, caso seja utilizado equipamento rodoviário com isolamento térmico.

  • C.

    tanques têm capacidade média de 25.000 litros, para a racionalização de custos desta operação face às distâncias continentais do país.

  • D.

    tanques são construídos em ferro fundido, revestido com manta asfáltica e com flanges cegos instalados na lateral.

  • E.

    equipamentos rodoviários são descarregados, geralmente, pela parte de cima do tanque.

Para efeito de transporte, as substâncias são divididas em classes, como aquela na qual se enquadram as espécies que, no estado sólido, são transportadas a temperaturas iguais ou superiores a 240 ºC. Essa classe

  • A.

    compõe a classe dos explosivos, cujo risco, durante o transporte, será aumentado proporcionalmente ao aumento da temperatura.

  • B.

    define a condição ideal para transporte de infectantes, com vistas ao bloqueio do desenvolvimento de colônias de micro-organismos patogênicos .

  • C.

    define a condição de mínima probabilidade de ação corrosiva das mesmas às superfícies e componentes dos tanques.

  • D.

    é a Classe 9, de substâncias e artigos perigosos diversos, cujo risco, durante o transporte, não as inclui em nenhuma das outras classes .

  • E.

    é identificada como Classe Especial na qual se incluem substâncias radioativas e corrosivas.

Os veículos e equipamentos destinados ao transporte de produtos perigosos devem ser fabricados de acordo com Normas Brasileiras ou, na inexistência dessas, com Normas internacionalmente aceitas. Atestar a adequação dos veículos e equipamentos ao transporte de produtos perigosos é de responsabilidade do(s)

  • A.

    Ministério dos Transportes através da atuação da Agência Nacional de Transportes Terrestres.

  • B.

    Ministério dos Transportes por meio de delegação aos departamentos estaduais de trânsito das Unidades da Federação.

  • C.

    Ministério do Exército em convênio com o Ministério dos Transportes.

  • D.

    Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial ou entidade por ele credenciada.

  • E.

    departamentos de trânsito das Unidades da Federação através de inspeção da Polícia Rodoviária Federal.

Antes de retornarem à atividade para a qual foram construídos e atestados como aptos, após acidente ou avaria, os veículos de transporte de produtos perigosos deverão

  • A.

    comprovar seu direito ao Certificado de Capacitação para o Transporte de Produtos a Granel, realizando uma viagem sem incidentes.

  • B.

    permanecer à disposição do órgão de trânsito regional, até que sejam liberados através de inspeção realizada pelo Ministério dos Transportes.

  • C.

    ser lacrados e conduzidos através de reboque devidamente licenciado, ao Departamento de Trânsito para substituição de sua documentação.

  • D.

    ser destinados a atividades que não impliquem exigência de atestado de conformidade, emitido pela Agencia Nacional de Transporte Terrestre.

  • E.

    ser vistoriados e testados pelo Inmetro ou entidade por ele credenciada.

Um dos documentos de porte obrigatório no veículo transportador de produtos perigosos ou equipamentos relacionados a essa finalidade é o(a)

  • A.

    atestado de saúde do condutor desse veículo.

  • B.

    certificado de capacitação para transporte de produtos perigosos a granel.

  • C.

    certificado de validação do prazo de troca de óleo do Carter do veículo.

  • D.

    declaração assinada pelo fabricante acerca da adequação da embalagem.

  • E.

    ficha de especificação técnica do produto ou equipamento transportado.

Com relação ao transporte de cargas e produtos perigosos feito por caminhões, afirma-se que

  • A.

    caminhões transportadores de produtos perigosos têm permissão para descumprir o limite de peso e dimensões estabelecidos para iguais veículos transportadores de cargas secas comuns.

  • B.

    cabe à autoridade de trânsito do destino da carga perigosa atestar a adequação do veículo para a viagem de volta ao seu local de origem após a descarga, exigindo, para isto, que o mesmo seja descontaminado.

  • C.

    depois de descontaminado, um caminhão vazio, que tenha transportado produto perigoso, deverá ser inspecionado por representante do poder público antes da retomada de suas atividades.

  • D.

    um caminhão que transportou produto químico, supostamente vazio, não descontaminado, deverá atender a todos os requisitos de segurança previstos no Regulamento de Transporte, como se ainda carregado estivesse.

  • E.

    um caminhão vazio, que tenha transportado produto químico e que ainda não tenha sido submetido ao processo de descontaminação, não necessita portar a sinalização de segurança relativa à carga transportada.

O condutor de veículo de transporte de carga dotado de guincho, braço mecânico ou dispositivos especiais para içamento de cargas pesadas, deve

  • A.

    acompanhar as atividades de carga e descarga, exigindo que tais ferramentas sejam utilizadas corretamente e não permitindo a presença de pessoas estranhas à operação.

  • B.

    afastar-se do veículo tão logo conclua sua imobilização no ponto de descarga e transmitir ao responsável pela operação as informações técnicas sobre o equipamento.

  • C.

    permanecer no interior da cabine do veículo enquanto durar a operação de carga ou descarga, mantendo o motor desligado, principalmente se o local não dispuser de ventilação adequada.

  • D.

    dirigir-se à sala de controle do setor de abastecimento, após imobilizar os mesmos e lá permanecer, a postos, para atender a qualquer necessidade ou o final da operação.

  • E.

    abster-se de qualquer intervenção no processo de carga e descarga, com a utilização destes recursos, já que sua qualificação limita-se à autorização para condução do caminhão.

As operações de transbordo impõem a necessidade do uso de equipamentos de guindar cargas. Nos portos, onde há grande movimentação de contêineres, um equipamento muito comum e necessário, dada a sua versatilidade de movimento e grande capacidade de carga, é o(a)

  • A.

    caminhão trucado.

  • B.

    caminhão guincho.

  • C.

    pau de carga.

  • D.

    carrinho de propulsão humana.

  • E.

    ponte rolante.

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