Lista completa de Questões de Administração do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O processo de administração adequadamente executado envolve atividades como planejar, organizar, liderar e controlar. Com relação ao processo administrativo, julgue os itens a seguir.
A existência de duas linhas de comando, ou seja, de dois chefes aos quais os demais administradores devem se reportar, é característica da estrutura em linha e assessoria.
Administração - Direção - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
O gerenciamento pelas diretrizes é um sistema administrativo, praticado por todas as pessoas de uma empresa. Ele é constituído por dois subsistemas: gerenciamento funcional e gerenciamento interfuncional. Das opções que seguem, assinale aquela que define esses dois subsistemas, respectivamente.
gerenciamento que cuida da manutenção e melhoria contínua das operações do dia-a-dia de uma empresa e gerenciamento que cuida da solução dos problemas prioritários da alta administração.
gerenciamento que cuida dos problemas com os funcionários e gerenciamento que cuida dos problemas prioritários da alta administração.
gerenciamento que cuida da manutenção e melhoria das operações do dia-a-dia de uma empresa e gerenciamento que cuida dos problemas relacionados aos funcionários.
gerenciamento que cuida essencialmente da rotina da empresa, de uma forma geral, e gerenciamento que cuida dos problemas financeiros da empresa.
A respeito de descentralização e delegação, julgue os itens subsequentes.
A transferência de poder decorrente da descentralização e da delegação assegura a autonomia dos níveis inferiores da organização, eximindo, assim, a responsabilidade da autoridade que fez a delegação.
Administração - Educação Corporativa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os itens a seguir, a respeito da prática educativa no desenvolvimento de pessoas.
O planejamento dos conteúdos de aprendizagem é o elemento mais importante para o educador corporativo.
Uma organização é produtiva quando consegue atingir seus objetivos, transformando entradas em resultados ao mais baixo custo possível. Assim sendo, a produtividade implica preocupação tanto com a eficiência quanto com a eficácia organizacional.
Nesse sentido, a eficácia organizacional
é a proporção entre o resultado efetivo alcançado e os recursos necessários para alcançá-lo.
é alcançada por meio da racionalização do trabalho do funcionário e pelo somatório da eficiência individual.
é obtida, segundo a visão Taylorista, quando uma organização domina as técnicas da Administração Científica.
depende da análise que o gerente faz de cada situação específica, com base na análise das contingências, para que possa tomar decisões que justifiquem os seus resultados.
visa ao bom aproveitamento de recursos e a uma boa relação entre custo e benefício, ou seja, a obter os resultados esperados com os menores custos e com perdas reduzidas.
Administração - Eficiência X Eficácia - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Uma das medidas de desempenho organizacional é a eficácia.
Assinale a alternativa que melhor designa esse termo.
Relação custo/benefício.
Alcance dos objetivos organizacionais.
Utilização dos melhores meios para o alcance dos objetivos.
Relação entre a quantidade produzida e o número de colaboradores.
Posicionamento da organização frente aos seus concorrentes.
Observe a seguinte afirmação: "Administração é o processo de coordenação do trabalho dos membros da organização que é necessário desempenhar para que os seus objetivos sejam alcançados, de uma forma eficiente e eficaz". De acordo com esse conceito, eficiência é:
Um fluxo de atividades ou funções interagentes e dinâmicas.
As partes independentes são como um todo e pretendem a alcançar a coerência entre os processos e os objetivos organizacionais.
Norteiam a organização de modo a alcançar seus objetivos.
A realização de atividades da organização minimizando a utilização dos seus recursos.
Considere o seguinte comentário: A empresa XPTO obteve no ano de 2011 um resultado negativo (prejuízo) e abaixo das metas previamente projetadas. Esse resultado deveu-se principalmente ao fraco desempenho das equipes de vendas, pela dificuldade em utilizar as novas ferramentas implantadas no setor e por não ter sido colocado em prática o projeto de pós-venda. Considerando o exposto, pode-se afirmar que a empresa XPTO foi:
Competitiva e eficaz.
Ineficiente e ineficaz.
Eficiente e eficaz.
Não competitiva e não efetiva.
Ineficaz e competitiva
Administração - Eficiência X Eficácia - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Em relação aos conceitos de eficiência e eficácia em Administração, é correto afirmar que:
uma conduta administrativa eficiente tem relação com os resultados alcançados, sendo, portanto, por definição também eficaz.
eficácia tem relação com o modo pelo qual se processa o desempenho da atividade administrativa e, portanto, diz respeito, principalmente, à conduta dos agentes.
eficácia tem relação com os resultados obtidos pelos agentes no exercício de suas condutas administrativas, sendo, portanto, uma conduta administrativa eficaz e, por definição, eficiente.
eficiência tem relação com o modo pelo qual se processa o desempenho da atividade administrativa e, portanto, diz respeito, principalmente, à conduta dos agentes.
eficiência tem relação com os resultados obtidos pelos agentes no exercício de suas condutas administrativas, sendo, portanto, o correto direcionamento dessas atividades.
Em administração, efetividade é fazer
bem aquilo que deve ser feito.
bem alguma coisa.
o que é viável.
bem as atividades que geram lucro.
apenas o essencial.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...