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Chiavenato (2006) define que toda organização deve prestar contas a alguém, seja a uma pessoa, grupo ou outras organizações . Segundo o referido autor a responsabilidade social representa a obrigação da organização de adotar políticas e assumir decisões e ações que beneficiem a sociedade e todos os __________________ que contribuíram direta ou indiretamente para o sucesso organizacional .
Marque a alternativa que completa corretamente a lacuna do trecho acima.
benchmarkings
stakeholders
inputs
outputs
feedbacks
A maneira pela qual as empresas respondem ao debate sobre responsabilidade social corporativa (CSR1) é chamada de capacidade de resposta social da empresa (CRS2). Enquanto a CSR1 se refere a princípios, filosofias e crenças, a CRS2 se refere a processos que as empresas seguem e às suas ações. Nesse contexto, constata-se que
em uma abordagem reativa, a empresa antecipa suas responsabilidades, fazendo mais do que lhe for exigido.
em uma abordagem defensiva, a empresa nega suas responsabilidades e faz menos do que lhe é exigido.
em uma abordagem proativa, a empresa se antecipa às suas responsabilidades, fazendo mais do que lhe for exigido.
em uma abordagem acomodativa, a empresa nega suas responsabilidades e faz menos do que lhe é exigido.
em uma abordagem acomodativa, a empresa admite sua responsabilidade e faz o mínimo exigido.
Para gerenciar a capacidade e a responsabilidade social da empresa, a organização precisa interagir com seus diferentes públicos interessados, os stakeholders, ou seja, pessoas, grupos de pessoas ou organizações que, de alguma maneira, possam influenciar ou ser influenciados pelas ações da organização. A gestão dos stakeholders considera os principais interessados e as questões específicas relevantes para cada um deles: a empresa, os funcionários, os acionistas, os clientes, os fornecedores e as entidades públicas. Nesse contexto, constata-se que a gestão das(os)
questões dos clientes inclui as demissões e dispensas temporárias, as licenças de trabalho e os planos de carreira.
questões dos fornecedores inclui as licenças de trabalho, os códigos corporativos e as doações sociais.
questões públicas inclui a saúde e a segurança pública, a conservação da energia, as questões ambientais, as doações sociais e as relações com a comunidade.
acionistas inclui as reclamações, a segurança do produto, os programas de saúde e de assistência e os planos de carreira.
clientes inclui o desempenho econômico, a missão ou o propósito da organização, o ambiente competitivo e os códigos corporativos.
Segundo consta na home page da CMB, A CMB considera no seu planejamento a necessidade de crescer com sustentabilidade, fato que fica perfeitamente evidenciado em suas Diretrizes e Ações Ambientais.
Nesse sentido, crescimento sustentável significa
desenvolver negócios ambientalmente arriscados que gerem altos retornos de investimentos e atendam às necessidades atuais da organização.
envolver esforços de políticos profissionais ou executivos da empresa para estabelecer canais com entidades ambientais reguladoras, legisladores e suas assessorias.
ir além do que a lei exige e alcançar em conjunto os objetivos de desenvolvimento econômico e de qualidade ambiental em longo prazo.
minimizar a liberação de poluentes e a criação de lixo, especialmente de lixo perigoso que possa causar danos ambientais.
utilizar relações públicas, ação legal e processos administrativos para evitar a introdução de regulamentação que possa ter impacto adverso na organização.
Na atualidade, há grande preocupação com a preservação do meio ambiente, e todos são estimulados a dar sua contribuição para isso.
Nesse sentido, o profissional auxiliar de operação industrial participa na manutenção da qualidade do meio ambiente, quando
circula com os faróis do veículo que conduz acesos durante toda a jornada de trabalho.
desliga os cabos elétricos da buzina do seu equipamento de trabalho.
evita derramamento de óleo do equipamento no solo da indústria.
mantém correta a rotação do motor da empilhadeira elétrica.
procura frear sempre, no último momento, para ganhar tempo.
Administração - Ética e responsabilidade Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca de responsabilidade social e planejamento de comunicação organizacional, julgue os itens que se seguem.
É correto afirmar que não há relação entre o crescimento da Internet e a responsabilidade social corporativa.
Em relação à ética e à postura profissional, assinale a alternativa correta.
O Código de Ética é caracterizado como declaração informal dos valores da empresa.
As declarações baseadas na política, de acordo com o Código de Ética, referem-se à responsabilidade da empresa.
As estruturas éticas abrangem programas para implementação do comportamento ético.
Os programas de treinamento em ética não traduzem os valores declarados em um Código de Ética.
Assinale a alternativa incorreta em relação ao conceito de ética.
Regras claramente declaradas e imparcialmente executadas.
Estabelecimento de padrões sobre o que é bom e ruim.
Valores que norteiam o comportamento das pessoas sobre o que certo ou errado.
Conjunto de princípios morais.
A administração do clima ético e da sensibilidade social são preocupações fundamentais de uma empresa quando se trata de questões éticas. Com base nessa afirmação, assinale a alternativa correta.
A liderança ética tem como característica o tratamento correto das pessoas.
As estruturas e sistemas organizacionais têm como critério recompensar o comportamento ético.
O alto desenvolvimento moral é dispositivo dos sistemas e das estruturas da organização.
Critérios como inspirar confiança e ser honesto são condicionalidades da ética do indivíduo.
Administração - Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
Almoxarifado do Fundo Municipal de Saúde teve movimentação de material de saúde pública, para prevenção da gripe, nas seguintes datas:
- Em 09.01 aquisição de 10.000 litros a R$ 4,00 o litro;
- Em 16.01: aquisição de 20.000 litros a R$ 3,80 o litro;
- Em 23.01: requisição de 18.000 litros;
- Em 25.01: aquisição de 25.000 litros a R$ 4,50 o litro:
- Em 31.01: requisição de 15.000 litros.
Segundo a fórmula adotada pela Administração Pública e com base nessas informações, assinale a alternativa que apresenta o custo das requisições.
R$ 228.500,00
R$ 94.445,41
R$ 152.166,67
R$ 91.410,00
R$ 134.054,59
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