Questões de Administração do ano 2012

Lista completa de Questões de Administração do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A forma de administrar o Estado que se caracteriza pelo formalismo, impessoalidade, hierarquização e adoção de regulamentos rígidos e exaustivos é a Administração

  • A. Qualitativa.
  • B. Burocrática.
  • C. Patrimonialista.
  • D. Sistêmica.
  • E. Progressista.

A avaliação de desempenho é uma ferramenta que permite avaliar qual a contribuição do indivíduo para o alcance dos objetivos e metas da instituição. O método de avaliação de desempenho em que o indivíduo tem oportunidade de negociar os objetivos a serem avaliados com o gestor é

  • A. pesquisa de campo.
  • B. avaliação participativa por objetivos.
  • C. avaliação 360º.
  • D. avaliação por escolha forçada.
  • E. método dos incidentes críticos.

O líder é alguém que influencia os outros e agrega esforços para conduzir mudanças, proporcionando inovação e alcance de metas a longo prazo. Dentre as abordagens sobre liderança, a que defende que comportamentos adequados variam conforme a conjuntura é a abordagem

  • A. situacional da liderança.
  • B. comportamental.
  • C. de traços.
  • D. orientadora.
  • E. de manutenção.

A teoria da Hierarquia das Necessidades desenvolvida por Maslow explica as necessidades dos indivíduos. Segundo essa teoria, as necessidades de um servidor que se sente reconhecido e estimado pelos colegas e superiores estão atendidas no nivel

  • A. fisiológico.
  • B. de segurança.
  • C. social.
  • D. de ego.
  • E. de auto-realização.

O trabalho em equipe surge a partir da integração e da confiança entre seus membros. Entretanto, mesmo em um ambiente propício para o desenvolvimento do trabalho em equipe existem conflitos em virtude das interdependências de grupos e equipes. Muitas pessoas lidam com o conflito buscando apenas os seus próprios interesses de forma competitiva. Essa forma de lidar com o conflito é denominada

  • A. fugir.
  • B. acomodar-se.
  • C. acordar.
  • D. forçar.
  • E. colaborar.

Sobre a comunicação organizacional, é correto afirmar que

  • A. os problemas de comunicação acontecem quando o receptor escuta com cuidado e lê com atenção, percebendo os pontos fundamentais da mensagem.
  • B. a comunicação em que apenas uma pessoa expõe sua mensagem oferece feedback ao receptor.
  • C. ruído é aquilo que causa interferência na atenção que está sendo dedicada à conversa.
  • D. a comunicação de cima para baixo referese ao fluxo de informações que parte dos níveis mais baixos para os mais altos.
  • E. a escolha dos canais de comunicação deve levar em conta o emissor e não o receptor.

A busca pelo desenvolvimento de organizações e de indivíduos é um dos aspectos mais importantes para a moderna Gestão de Pessoas e tem sido uma prioridade da Administração Pública em relação aos servidores. Sobre o desenvolvimento de pessoas, é correto afirmar que o desenvolvimento

  • A. das competências individuais é responsabilidade somente do servidor.
  • B. do servidor está relacionado com a educação e orientação para o futuro.
  • C. de pessoas é um processo em que comportamentos devem ser mantidos.
  • D. da organização independe do desenvolvimento das pessoas.
  • E. das pessoas prevê ausência de mudança organizacional.

O tipo de liderança que vai além das relações instrumentais, promovendo mudanças por meio de tarefas desafiadoras e de delegação de responsabilidades, para desenvolver pessoas, e estimulando-as intelectualmente com o intuito de identificar melhorias, é a Liderança

  • A. carismática.
  • B. pós-heróica.
  • C. de transformação.
  • D. autocrática.
  • E. democrática.

Acerca da gestão do clima e da cultura organizacional, julgue o item abaixo.

A cultura organizacional compreende a estrutura, os processos e as pessoas de uma organização, interferindo de forma determinante no seu desempenho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência à gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens a seguir.

A origem da gestão de pessoas foi marcada por premissas contábeis de administração da mão de obra para melhor adequação dos recursos às necessidades organizacionais.

  • C. Certo
  • E. Errado
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