Questões de Administração do ano 2012

Lista completa de Questões de Administração do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A figura acima mostra o comportamento do estoque do item A, cuja demanda é independente. Nessa figura, X representa o ponto de pedido desse item. Considerando essa figura e sabendo que a empresa utiliza o sistema de ponto de pedido para a gestão dos estoques do item A, julgue os itens que se seguem.

Além do padrão de movimentação de estoques descrito na figura para o item A, considere que o fornecimento desse item seja por fonte simples e que cada ordem de fornecimento corresponda a um valor de R$ 240 mil. Nessa situação, caso a administração pública deseje adquirir esse item, deverá, obrigatoriamente, elaborar e publicar edital de licitação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os grupos internos ou externos à organização que têm interesse direto ou indireto nela, porque podem afetar ou serem afetados pelos atos, objetivos e políticas da organização, são conhecidos como

  • A.

    suppliers.

  • B.

    freeholders.

  • C.

    stakeholders.

  • D.

    placeholders.

  • E.

    shareholders.

O Guia PMBOK® é estruturado em torno de áreas de conhecimento, mas tem uma orientação de processo. Há cinco áreas primordiais de processos que apresentam subprocessos.

Essas áreas compreendem processos de

  • A.

    inicialização, planejamento, execução, controle e encerramento

  • B.

    inicialização, integração, gerência da qualidade, controle e encerramento

  • C.

    inicialização, gerência da qualidade, gerência das comunicações, controle dos custos e tempo e encerramento

  • D.

    integração, planejamento, gerência da qualidade, controle dos riscos e encerramento

  • E.

    integração, planejamento, execução, controle da qualidade e encerramento

Considere as afirmativas a seguir:

I. Os serviços de reprodução de documentos (xerox) podem ser comparados, em termos de volume e variedade, aos serviços de uma gráfica, que utiliza o sistema de fabricação por lotes.

II. As decisões envolvendo processo/tecnologia, em uma secretaria acadêmica, estão relacionadas à forma como docentes e discentes serão atendidos. Da mesma forma, serão gerados formulários, declarações, históricos, demais documentos e transmitidas as informações e orientações.

III. A estratégia de capacidade baseada em ajustes é considerada a menos arriscada por responder melhor às oscilações de demanda; no entanto, é a mais onerosa, pois as alterações são em geral em pequenas quantidades.

IV. A estratégia de capacidade denominada lag é mais conservadora com relação aos riscos de previsões de demanda erradas; no entanto, a flexibilidade e rapidez no atendimento ficam prejudicadas.

São verdadeiras as afirmativas:

  • A. I, II e III
  • B. II, III e IV
  • C. I, II, III e IV
  • D. II e IV
  • E. I e III

Como chefe de um departamento, o Sr. Luís costumava passar as orientações diárias para todos os funcionários em público, enquanto caminhava para sua sala. Em seguida, trancava-se no recinto particular onde passava todo o tempo respondendo a e-mails. O Sr. Luís percebeu que, em muitos casos, os funcionários realizavam tarefas de forma que o resultado esperado pela chefia raramente era alcançado devido à falha na compreensão do que fora transmitido.

Com base no que foi descrito, as ações do departamento poderiam funcionar melhor se o chefe

  • A. desenvolvese melhor suas habilidades como emissor no processo de comunicação, incluindo espaço para feedback.
  • B. fizesse um alinhamento de sua estratégia empresarial com as estratégias funcionais.
  • C. aproveitasse o tempo em que fica no computador para passar novas ordens à equipe.
  • D. utilizasse seu poder de coerção para aumentar o nível de obediência dos membros da equipe.
  • E. adotasse um sistema de remuneração variável em que o mal desempenho individual fosse penalizado.

As abordagens mais recentes da teoria da administração, desenvolvidas a partir da segunda metade do século passado, tiveram como um dos destaques a teoria dos sistemas. Assinale a alternativa que contempla corretamente um desenvolvimento dessa teoria

  • A. A sinergia, segundo a qual o resultado da soma dos esforços isolados de cada parte é maior que o resultado do esforço das partes reunidas.
  • B. A teoria Y de McGregor, segundo a qual os trabalhadores são preguiçosos e irresponsáveis.
  • C. Todas as organizações são sistemas abertos, nos quais se estabelece um ciclo envolvendo as trocas entre a organização e o ambiente.
  • D. Todas as organizações são sistemas fechados, nos quais os resultados são consequência do aperfeiçoamento dos processos internos.
  • E. O efeito Hawthorne, segundo o qual a produtividade pode ser mais afetada por fatores psicológicos e sociais do que por influências físicas.

Para analisar o perfil dos consumidores, dos concorrentes e dos principais elementos do macroambiente da organização, o gestor de uma universidade pública iniciou uma discussão interna com os servidores. É correto afirmar que uma instituição com essas características

  • A. pode funcionar sem administradores, pois não comercializa bens ou serviços.
  • B. tem na política e legislação componentes ambientais de influência significativa em sua estratégia, entre outros motivos, por depender de recursos públicos.
  • C. tem na economia um componente ambiental de influência reduzida em sua estratégia, pois opera sem fins lucrativos.
  • D. deve considerar como concorrentes empresas de consultoria, pois são organizações que contratam professores no mercado.
  • E. pode funcionar sem administradores de recursos humanos, pois seus servidores são contratados através de concursos públicos.

O modelo das cinco forças de Michael Porter é uma das ferramentas mais utilizadas para tomada de decisões estratégicas. Esse modelo consiste basicamente nas seguintes organizações do ambiente competitivo:

  • A. os concorrentes, a rivalidade dos concorrentes, os fornecedores, o poder de barganha dos fornecedores e as organizações não governamentais.
  • B. os concorrentes, os fornecedores, os consumidores, as organizações não governamentais e a Receita Federal.
  • C. os fornecedores internos, os fornecedores externos, os consumidores internos, os consumidores intermediários e os consumidores finais.
  • D. os concorrentes, os novos entrantes, a ameaça de substitutos, os fornecedores e os consumidores.
  • E. os fornecedores, os clientes, os legisladores, os prestadores de serviço e as instituições de ensino e pesquisa.

As operações produtivas das empresas costumam ser classificadas em manufatura ou serviços, dependendo do tipo de saída do processo. Entretanto, muitos autores enfatizam a importância de se considerar que a maioria das empresas produz um pacote de bens e serviços. Sobre as atividades e tipos de saída dos processos produtivos, é correto afirmar que as

  • A. atividades numa empresa de serviços são classificadas em duas categorias: retaguarda e linha de frente.
  • B. atividades numa empresa de manufatura são classificadas em duas categorias: retaguarda e serviços.
  • C. saídas de um processo de manufatura são classificadas em duas categorias: bens e serviços.
  • D. atividades numa empresa de manufatura ou serviços são classificadas em duas categorias: retaguarda e linha de frente.
  • E. saídas de um processo de manufatura são classificadas em duas categorias: retaguarda e linha de frente.

A Administração da tecnologia e da inovação inclui a discussão de como a tecnologia pode afetar a competitividade de uma organização. Entre as opções estratégicas, o papel de liderança tecnológica precisa ter estrutura e liderança adequadas. Assinale a opção que apresenta opções de estrutura da equipe e de liderança adequadas aos requisitos de uma administração pró-ativa da tecnologia e da inovação.

  • A. Equipes de desenvolvimento de produtos e processos, gerenciadas por um executivo de marketing, e liderança focada em comunicação de mão única.
  • B. Equipes transfuncionais de desenvolvimento de produtos e processos, e liderança autocrática.
  • C. Equipes de desenvolvimento de produtos e processos, formadas por profissionais de produção, e liderança autocrática.
  • D. Equipes de desenvolvimento de produtos e processos, formadas por profissionais de marketing, e liderança eliminadora de burocracia.
  • E. Equipes transfuncionais de desenvolvimento de produtos e processos, e liderança libertadora da criatividade.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...