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Administração - Novas Abordagens da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Fayol foi o primeiro a definir as funções básicas do administrador. Atualmente, sobretudo com as contribuições da abordagem neoclássica da administração, representada principalmente por Peter Drucker, os princípios foram redimensionados e são denominados Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar (PODC). Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.
A técnica de medição do sucesso empresarial, baseada na avaliação do ROI (return on investment), avalia seus lucros em relação aos investimentos de capital, sendo relevante para definir em que setores o capital está sendo aplicado com maior eficiência.
Administração - Novas Abordagens da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca da gestão da qualidade e do modelo de excelência gerencial, julgue os itens seguintes.
Um círculo da qualidade em uma empresa, composto por um grupo de trabalhadores e gerentes treinados na solução de problemas, sugere, a partir de metodologia estatística, propostas de melhorias à alta administração.
Administração - Novas Abordagens da Administração - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
Sobre o Ciclo PDCA, assinale a opção correta.
É um ciclo que orienta a implantação de novas ideias, mas não serve para a solução de problemas.
É um ciclo utilizado na solução de problemas, porém somente se adéqua a questões quantitativas.
É uma forma de agir que serve tanto para implantação de novas ideias como para solução de problemas.
É um modelo gerencial utilizado para monitorar o desempenho dos níveis operacionais, mas não serve para avaliar alcance de objetivos.
É uma atividade cíclica de avaliação de resultados usada para selecionar objetivos organizacionais.
Sobre clima organizacional, assinale a alternativa correta.
Aspectos formais e informais são fatores inerentes ao clima organizacional.
O clima organizacional abrange fatores sociais em detrimento dos estruturais.
O clima organizacional não condiz com o moral das pessoas.
Clima organizacional é conceituado como um sistema de crenças e valores, tradições e hábitos.
Um determinado mercado, visando expandir seus negócios, ampliou suas instalações físicas e instalou um restaurante e uma lanchonete em seu espaço. Após 6 meses, foi efetuada uma análise organizacional da empresa, e os resultados apontaram que a expansão não ocorreu conforme desejado devido ao atendimento pouco ágil em função da falta de liberdade dos funcionários para resolver pequenas questões e falta clara da definição de papéis na empresa. Como forma de corrigir as falhas detectadas, o mercado decidiu iniciar o redesenho da organização. Para isso, será necessário que seja desenvolvida na empresa uma cultura organizacional que
se baseie somente nos objetivos e metas.
busque somente a produtividade.
incentive a redução da sociabilidade.
promova a formação de panelas.
seja voltada para o cliente.
Administração - O comportamento organizacional - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Katz e Kahn, ressaltam que cada organização cria a sua própria cultura com seus próprios tabus, usos e costumes. Nesse sentido, é correto afirmar que:
considerando as grandezas de primeira ordem, as organizações possuem limitação de amplitude e estão vinculadas a um mundo concreto de seres humanos, de recursos materiais, de fábricas e de outros artefatos, com a interação natural desses elementos entre si.
o sistema tem nele refletidas as normas e os valores do sistema informal e sua interpretação pelo sistema formal, e, além disso, decorre das disputas internas e externas das pessoas que a organização atrai, seus processos de trabalho e distribuição física, as modalidades de comunicação e a capacidade de exercício da autoridade fora do sistema.
a cultura do sistema reflete as normas e os valores do sistema formal e sua reinterpretação pelo sistema informal, e, além disso, decorre das disputas internas e externas das pessoas que a organização atrai, seus processos de trabalho e distribuição física, as modalidades de comunicação e o exercício da autoridade dentro do sistema.
as normas e as funções são os principais componentes do sistema social; as normas descrevem as formas de comportamento associado a determinada tarefa a partir dos seus requisitos e as funções são expectativas gerais com caráter de exigência, atingindo a todos os incumbidos de gerar valores.
à medida que os sistemas desenvolvem mecanismos regulatórios para regular as suas operações, a equifinalidade desaparece, dado que os mesmos resultados podem ser obtidos partindo de diferentes condições iniciais.
Muitos aspectos da cultura organizacional são percebidos com facilidade e são denominados aspectos formais e abertos, enquanto outros são de difícil percepção e são denominados aspectos informais e ocultos. Tal como em um iceberg, os aspectos formais ficam na parte visível e envolvem políticas e diretrizes, métodos e procedimentos, objetivos, estrutura organizacional e tecnologia adotada. Os aspectos informais ficam ocultos na parte inferior do iceberg e envolvem percepções, sentimentos, atitudes, valores, interações informais e normas grupais. Analise cada item e verifique os falsos e verdadei ros, acerca da cul tura organizacional.
( ) os aspectos informais são mais difíceis de compreender e interpretar, como também de mudar ou sofrer transformações.
( ) a cultura organizacional é estática e permanente, não sofre alterações com o tempo, não depende de condições internas ou externas.
( ) certas organizações conseguem renovar constantemente sua cultura mantendo sua integridade e personalidade, enquanto outras permanecem com uma cultura amarrada a padrões antigos e já ultrapassados.
( ) mudar apenas a estrutura organizacional não é suficiente para mudar uma organização. A única maneira viável de mudar uma organização é mudar a cultura, os sistemas de relacionamentos dentro dos quais as pessoas vivem e trabalham.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
F,F,V,F.
F,V,F,F
V,V,F,F.
V,F,V,V
F,V,F,V.
Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca de variáveis de comportamento organizacional, julgue os itens seguintes.
A cultura organizacional consiste em um fenômeno multidimensional e multinível.
Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca de variáveis de comportamento organizacional, julgue os itens seguintes.
O clima organizacional é observado, por exemplo, a partir da identificação do grau de flexibilidade e comprometimento das pessoas nas organizações.
Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Considerando as funções de administração, julgue os itens a seguir.
As organizações são compreendidas a partir das dimensões subjetiva e objetiva da cultura organizacional, a qual descreve os elementos culturais tangíveis e intangíveis que caracterizam o modo de ser e agir das organizações.
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