Questões de Administração do ano 2012

Lista completa de Questões de Administração do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Fayol foi o primeiro a definir as funções básicas do administrador. Atualmente, sobretudo com as contribuições da abordagem neoclássica da administração, representada principalmente por Peter Drucker, os princípios foram redimensionados e são denominados Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar (PODC). Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.

A técnica de medição do sucesso empresarial, baseada na avaliação do ROI (return on investment), avalia seus lucros em relação aos investimentos de capital, sendo relevante para definir em que setores o capital está sendo aplicado com maior eficiência.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da gestão da qualidade e do modelo de excelência gerencial, julgue os itens seguintes.

Um círculo da qualidade em uma empresa, composto por um grupo de trabalhadores e gerentes treinados na solução de problemas, sugere, a partir de metodologia estatística, propostas de melhorias à alta administração.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre o Ciclo PDCA, assinale a opção correta.

  • A.

    É um ciclo que orienta a implantação de novas ideias, mas não serve para a solução de problemas.

  • B.

    É um ciclo utilizado na solução de problemas, porém somente se adéqua a questões quantitativas.

  • C.

    É uma forma de agir que serve tanto para implantação de novas ideias como para solução de problemas.

  • D.

    É um modelo gerencial utilizado para monitorar o desempenho dos níveis operacionais, mas não serve para avaliar alcance de objetivos.

  • E.

    É uma atividade cíclica de avaliação de resultados usada para selecionar objetivos organizacionais.

Sobre clima organizacional, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Aspectos formais e informais são fatores inerentes ao clima organizacional.

  • B.

    O clima organizacional abrange fatores sociais em detrimento dos estruturais.

  • C.

    O clima organizacional não condiz com o moral das pessoas.

  • D.

    Clima organizacional é conceituado como um sistema de crenças e valores, tradições e hábitos.

“Um determinado mercado, visando expandir seus negócios, ampliou suas instalações físicas e instalou um restaurante e uma lanchonete em seu espaço. Após 6 meses, foi efetuada uma análise organizacional da empresa, e os resultados apontaram que a expansão não ocorreu conforme desejado devido ao atendimento pouco ágil em função da falta de liberdade dos funcionários para resolver pequenas questões e falta clara da definição de papéis na empresa. Como forma de corrigir as falhas detectadas, o mercado decidiu iniciar o redesenho da organização.” Para isso, será necessário que seja desenvolvida na empresa uma cultura organizacional que

  • A.

    se baseie somente nos objetivos e metas.

  • B.

    busque somente a produtividade.

  • C.

    incentive a redução da sociabilidade.

  • D.

    promova a formação de “panelas”.

  • E.

    seja voltada para o cliente.

Katz e Kahn, ressaltam que cada organização cria a sua própria cultura com seus próprios tabus, usos e costumes. Nesse sentido, é correto afirmar que:

  • A.

    considerando as grandezas de primeira ordem, as organizações possuem limitação de amplitude e estão vinculadas a um mundo concreto de seres humanos, de recursos materiais, de fábricas e de outros artefatos, com a interação natural desses elementos entre si.

  • B.

    o sistema tem nele refletidas as normas e os valores do sistema informal e sua interpretação pelo sistema formal, e, além disso, decorre das disputas internas e externas das pessoas que a organização atrai, seus processos de trabalho e distribuição física, as modalidades de comunicação e a capacidade de exercício da autoridade fora do sistema.

  • C.

    a cultura do sistema reflete as normas e os valores do sistema formal e sua reinterpretação pelo sistema informal, e, além disso, decorre das disputas internas e externas das pessoas que a organização atrai, seus processos de trabalho e distribuição física, as modalidades de comunicação e o exercício da autoridade dentro do sistema.

  • D.

    as normas e as funções são os principais componentes do sistema social; as normas descrevem as formas de comportamento associado a determinada tarefa a partir dos seus requisitos e as funções são expectativas gerais com caráter de exigência, atingindo a todos os incumbidos de gerar valores.

  • E.

    à medida que os sistemas desenvolvem mecanismos regulatórios para regular as suas operações, a equifinalidade desaparece, dado que os mesmos resultados podem ser obtidos partindo de diferentes condições iniciais.

Muitos aspectos da cultura organizacional são percebidos com facilidade e são denominados aspectos formais e abertos, enquanto outros são de difícil percepção e são denominados aspectos informais e ocultos. Tal como em um iceberg, os aspectos formais ficam na parte visível e envolvem políticas e diretrizes, métodos e procedimentos, objetivos, estrutura organizacional e tecnologia adotada. Os aspectos informais ficam ocultos na parte inferior do iceberg e envolvem percepções, sentimentos, atitudes, valores, interações informais e normas grupais. Analise cada item e verifique os falsos e verdadei ros, acerca da cul tura organizacional.

( ) os aspectos informais são mais difíceis de compreender e interpretar, como também de mudar ou sofrer transformações.

( ) a cultura organizacional é estática e permanente, não sofre alterações com o tempo, não depende de condições internas ou externas.

( ) certas organizações conseguem renovar constantemente sua cultura mantendo sua integridade e personalidade, enquanto outras permanecem com uma cultura amarrada a padrões antigos e já ultrapassados.

( ) mudar apenas a estrutura organizacional não é suficiente para mudar uma organização. A única maneira viável de mudar uma organização é mudar a cultura, os sistemas de relacionamentos dentro dos quais as pessoas vivem e trabalham.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  • A.

    F,F,V,F.

  • B.

    F,V,F,F

  • C.

    V,V,F,F.

  • D.

    V,F,V,V

  • E.

    F,V,F,V.

Acerca de variáveis de comportamento organizacional, julgue os itens seguintes.

A cultura organizacional consiste em um fenômeno multidimensional e multinível.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de variáveis de comportamento organizacional, julgue os itens seguintes.

O clima organizacional é observado, por exemplo, a partir da identificação do grau de flexibilidade e comprometimento das pessoas nas organizações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as funções de administração, julgue os itens a seguir.

As organizações são compreendidas a partir das dimensões subjetiva e objetiva da cultura organizacional, a qual descreve os elementos culturais tangíveis e intangíveis que caracterizam o modo de ser e agir das organizações.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...