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Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca da cultura organizacional, julgue o item abaixo.
A singularidade cultural manifesta-se não apenas nas especificidades de cada organização, mas também dentro de cada grupo e profissão.
Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
No que se refere aos aspectos gerais do processo administrativo, julgue os itens de 82 a 90.
A intensa formalização na organização gera previsibilidade, ordem e consistência, assim como uma cultura organizacional forte.
Quando constatamos resistências generalizadas a mudanças estruturais numa organização de tipo tradicional, um dos obstáculos fundamentais é
o egoísmo dos indivíduos.
a cultura organizacional conservadora.
a incerteza do ambiente geral.
a fluidez da estrutura hierárquica.
a lentidão das mudanças tecnológicas.
A imagem é um grupo de representações mentais tanto afetivas quanto racionais, que um indivíduo ou um grupo de pessoas associa a uma organização, como resultado de
seus sucessos anteriores, de suas pretensões futuras e dos recursos disponíveis.
seus objetivos claramente identificados, da estrutura de suporte e das tecnologias disponibilizadas.
suas experiências, crenças, atitudes, sentimentos e informações.
suas formações, seus desejos e, principalmente, suas motivações grupais.
suas características de ação e da conduta interna na organização.
Atribui-se a Edgar Schein o entendimento de que cultura organizacional é o conjunto de pressupostos básicos que um grupo inventou, descobriu ou desenvolveu ao aprender como lidar com os problemas de adaptação externa e integração interna e que funcionaram bem o suficiente para serem considerados válidos e ensinados a novos membros como a forma correta de perceber, pensar e sentir, em relação a esses problemas. Desse entendimento deduz-se como componentes da cultura organizacional
dificuldades em entender e processar mudanças ambientais.
tendência a subestimar outros grupos, principalmente concorrentes e clientes.
dificuldades em aceitar pontos de vista alheios e outras culturas.
resistência generalizada à necessidade de mudança interna.
preferência por artefatos, tecnologias, costumes, linguagens e valores próprios.
Sobre a cultura organizacional, analise:
I. É vista como os valores e expectativas comuns, da mesma forma que as histórias, lendas, rituais e cerimônias.
II. A cultura pode ser explicitada por meio de códigos de ética, declarações de princípios, credos, ou simplesmente por meio do conjunto das políticas e normas da organização.
III. Não correspondem às prioridades dadas ao desempenho na função, à capacidade de inovação, à lealdade; à hierarquia e às maneiras de resolver os conflitos e problemas.
IV. É um recurso da administração, mas não pode ser usado para alcançar os objetivos desta, como a tecnologia, os insumos de produção, os equipamentos, os recursos financeiros e os recursos humanos.
É correto o que consta APENAS em
I e II.
II, III e IV.
III e IV.
I, II e IV.
I e III.
Considere as seguintes assertivas referentes à cultura organizacional:
I. Negociar e fixar junto aos grupos componentes da estrutura organizacional os valores e crenças compartilhados que deverão sustentar o programa de cultura da organização.
II. Desenvolver as lideranças como referenciais de fixação dos elementos culturais e multiplicadores internos.
III. Acompanhar e avaliar, quando possível, o processo através de instrumentos de pesquisa de clima e de cultura organizacional, recebendo o feedback e os subsídios necessários para a introdução de eventuais ajustes.
IV. Identificar os elementos que compõem o conjunto cultural da organização, de forma a cruzar o real e o desejado.
V. Analisar e diagnosticar o perfil cultural da empresa.
São elementos essenciais para a gestão de cultura em uma organização pública:
I, III e V, apenas.
I, II, III e V, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II e V, apenas.
I, II, III, IV e V.
Os conhecimentos sobre comportamento organizacional proporcionam uma melhor compreensão dos indivíduos e grupos que integram organizações. A respeito das situações relacionadas ao trabalho, julgue os itens que se seguem.
Quando bem planejadas e executadas para suprir os gaps de competências identificados, as ações de treinamento garantem que os indivíduos apliquem no trabalho os novos CHAs aprendidos.
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Os conhecimentos sobre comportamento organizacional proporcionam uma melhor compreensão dos indivíduos e grupos que integram organizações. A respeito das situações relacionadas ao trabalho, julgue os itens que se seguem.
As intervenções que busquem agregar aspectos motivacionais extrínsecos tendem a ser eficazes para a manutenção da motivação dos indivíduos com forte necessidade de realização.
A cultura organizacional pode ser tratada como uma variável. De acordo com Edgar Schein, a organização integra elementos formais e informais. Por elemento formal entende-se
a cultura oficial da organização.
subculturas dos membros da organização.
visões de mundo dos membros da organização.
a cultura dos parceiros externos.
a subcultura não oficial da organização.
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