Questões de Administração do ano 2012

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A respeito dos conceitos de Cultura e Comportamento Organizacional, julgue as afi rmativas em V para verdadeiras e em F para falsas e em seguida marque a opção que representa sua escolha. ( ) A abordagem da cultura organizacional foca o aspecto externo das organizações. As organizações, entendidas como culturas, são consideradas unidades sociais. ( ) A cultura se refl ete no comportamento organizacional à medida que se estabelece como um conjunto de relações entre pessoas, ou grupos, que se sedimentam. ( ) Os valores, normas e modos de funcionamento compartilhados em organizações formais e informais caracterizam a cultura. ( ) Os líderes personifi cam os valores culturais, o modelo tangível para os funcionários seguirem, além de condensarem os problemas da organização. ( ) A cultura organizacional possui uma relação entre os valores e as crenças do grupo. As crenças sustentam os valores na medida em que aquilo que as pessoas assumem como verdadeiro influencia o que valorizam.

  • A.

    V, V, F, F, V

  • B.

    F, V, V, F, V

  • C.

    F, F, V, V, F

  • D.

    V, F, V, V, F

  • E.

    F, V, F, V, F

Julgue o item que se segue, a respeito da gestão de pessoas e da cultura organizacional.

A cultura organizacional com maior probabilidade de atingir um alto padrão ético será a que tenha alta tolerância aos riscos e agressividade baixa ou moderada e que seja voltada tanto para os fins como para os meios.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de gestão de pessoas e cultura organizacional, julgue os próximos itens.

Nas instituições, o processo de formalização é responsável por gerar previsibilidade, ordem e consistência, aspectos alcançados, também, por uma cultura organizacional forte, com a vantagem, nesse caso, de prescindir de documentação escrita.

  • C. Certo
  • E. Errado

A gestão da qualidade está diretamente relacionada ao seu planejamento, controle e melhoria nas organizações. Nesse sentido, a utilização de ferramentas básicas é imprescindível para auxiliar na compreensão dos problemas e de suas causas, bem como na determinação de soluções para equacioná-los. Associe as ferramentas da qualidade apresentadas às informações que estão relacionadas.

A sequência está correta em

  • A.

    1, 3, 5, 2, 4

  • B.

    2, 4, 3, 5, 1

  • C.

    3, 1, 2, 4, 5

  • D.

    4, 2, 5, 1, 3

  • E.

    5, 4, 1, 3, 2

Qual das ferramentas de gestão da qualidade listadas abaixo é utilizada para identificar e priorizar elementos críticos do processo de qualidade?

  • A.

    Fluxograma

  • B.

    Matriz de análise

  • C.

    Diagrama de Pareto

  • D.

    Folha de checagem

  • E.

    Gráfico de causa-efeito

Com relação ao gerenciamento de portfólios, é correto afirmar:

  • A.

    Representa um conjunto de projetos empreendidos com sucesso por determinada organização.

  • B.

    É definido como um grupo de projetos sem relação entre si, gerenciados de modo coordenado para obtenção adicional de controle.

  • C.

    Pode-se entendê-lo como a resposta a uma demanda de mercado desconsiderada do planejamento estratégico da empresa.

  • D.

    Refere-se a um conjunto de projetos ou programas e outros trabalhos, agrupados para facilitar o alcance de objetivos estratégicos de negócios.

  • E.

    É entendido como um empreendimento único, que possui um começo e um fim claramente definidos.

No que se refere aos diferentes temas relacionados à gestão de pessoas, julgue os itens que se seguem.

Na departamentalização, são aplicados critérios como amplitude administrativa, grau de especialização do trabalho, níveis hierárquicos da cadeia de comando, entre outros.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens de 107 a 112, que versam sobre modelagem organizacional, técnicas de mapeamento de processos, notações de processos e construção e mensuração de indicadores de processos.

O diagrama de causa e efeito é ferramenta útil à análise e à melhoria dos processos em geral.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens de 107 a 112, que versam sobre modelagem organizacional, técnicas de mapeamento de processos, notações de processos e construção e mensuração de indicadores de processos.

Como forma de identificar os vários processos da organização, o gestor não deve utilizar a modelagem organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens de 107 a 112, que versam sobre modelagem organizacional, técnicas de mapeamento de processos, notações de processos e construção e mensuração de indicadores de processos.

No processo de elaboração de indicadores de desempenho, a faixa de aceitação pode ser estabelecida por referências externas, por aperfeiçoamento ou, ainda, por calibragem embasada na experiência interna, na impossibilidade de se considerarem outras referências.

  • C. Certo
  • E. Errado
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