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A respeito dos conceitos de Cultura e Comportamento Organizacional, julgue as afi rmativas em V para verdadeiras e em F para falsas e em seguida marque a opção que representa sua escolha. ( ) A abordagem da cultura organizacional foca o aspecto externo das organizações. As organizações, entendidas como culturas, são consideradas unidades sociais. ( ) A cultura se refl ete no comportamento organizacional à medida que se estabelece como um conjunto de relações entre pessoas, ou grupos, que se sedimentam. ( ) Os valores, normas e modos de funcionamento compartilhados em organizações formais e informais caracterizam a cultura. ( ) Os líderes personifi cam os valores culturais, o modelo tangível para os funcionários seguirem, além de condensarem os problemas da organização. ( ) A cultura organizacional possui uma relação entre os valores e as crenças do grupo. As crenças sustentam os valores na medida em que aquilo que as pessoas assumem como verdadeiro influencia o que valorizam.
V, V, F, F, V
F, V, V, F, V
F, F, V, V, F
V, F, V, V, F
F, V, F, V, F
Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue o item que se segue, a respeito da gestão de pessoas e da cultura organizacional.
A cultura organizacional com maior probabilidade de atingir um alto padrão ético será a que tenha alta tolerância aos riscos e agressividade baixa ou moderada e que seja voltada tanto para os fins como para os meios.
Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca de gestão de pessoas e cultura organizacional, julgue os próximos itens.
Nas instituições, o processo de formalização é responsável por gerar previsibilidade, ordem e consistência, aspectos alcançados, também, por uma cultura organizacional forte, com a vantagem, nesse caso, de prescindir de documentação escrita.
A gestão da qualidade está diretamente relacionada ao seu planejamento, controle e melhoria nas organizações. Nesse sentido, a utilização de ferramentas básicas é imprescindível para auxiliar na compreensão dos problemas e de suas causas, bem como na determinação de soluções para equacioná-los. Associe as ferramentas da qualidade apresentadas às informações que estão relacionadas.
A sequência está correta em
1, 3, 5, 2, 4
2, 4, 3, 5, 1
3, 1, 2, 4, 5
4, 2, 5, 1, 3
5, 4, 1, 3, 2
Qual das ferramentas de gestão da qualidade listadas abaixo é utilizada para identificar e priorizar elementos críticos do processo de qualidade?
Fluxograma
Matriz de análise
Diagrama de Pareto
Folha de checagem
Gráfico de causa-efeito
Com relação ao gerenciamento de portfólios, é correto afirmar:
Representa um conjunto de projetos empreendidos com sucesso por determinada organização.
É definido como um grupo de projetos sem relação entre si, gerenciados de modo coordenado para obtenção adicional de controle.
Pode-se entendê-lo como a resposta a uma demanda de mercado desconsiderada do planejamento estratégico da empresa.
Refere-se a um conjunto de projetos ou programas e outros trabalhos, agrupados para facilitar o alcance de objetivos estratégicos de negócios.
É entendido como um empreendimento único, que possui um começo e um fim claramente definidos.
No que se refere aos diferentes temas relacionados à gestão de pessoas, julgue os itens que se seguem.
Na departamentalização, são aplicados critérios como amplitude administrativa, grau de especialização do trabalho, níveis hierárquicos da cadeia de comando, entre outros.
Julgue os itens de 107 a 112, que versam sobre modelagem organizacional, técnicas de mapeamento de processos, notações de processos e construção e mensuração de indicadores de processos.
O diagrama de causa e efeito é ferramenta útil à análise e à melhoria dos processos em geral.
Julgue os itens de 107 a 112, que versam sobre modelagem organizacional, técnicas de mapeamento de processos, notações de processos e construção e mensuração de indicadores de processos.
Como forma de identificar os vários processos da organização, o gestor não deve utilizar a modelagem organizacional.
Julgue os itens de 107 a 112, que versam sobre modelagem organizacional, técnicas de mapeamento de processos, notações de processos e construção e mensuração de indicadores de processos.
No processo de elaboração de indicadores de desempenho, a faixa de aceitação pode ser estabelecida por referências externas, por aperfeiçoamento ou, ainda, por calibragem embasada na experiência interna, na impossibilidade de se considerarem outras referências.
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