Lista completa de Questões de Administração do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os próximos itens, relativos à pesquisa de opinião e de mercado.
Mediante pesquisa de opinião, é possível coletar vasta quantidade de dados.
Representa a pesquisa qualitativa o conjunto de
técnicas usadas em marketing e nas ciências sociais, pelas quais são obtidos dados de um número grande de respondentes em termos de percentagem, analisados estatisticamente.
técnicas usadas em marketing e nas ciências sociais, pelas quais são obtidos dados de um número relativamente pequeno de respondentes dependendo da escala com que se trabalha, os quais não são analisados com técnicas estatísticas.
técnicas usadas nas Ciências Sociais apenas, pelas quais são obtidos dados de parcela considerada da população cujo grande numero de respondentes, de acordo com características de comportamento e tendências, são analisadas estatisticamente.
técnicas usadas em marketing, pelas quais são obtidos dados da maioria de respondentes (50% mais 1), de acordo com tendências da maioria, visando apenas a avaliar o mercado.
Sobre as técnicas de pesquisa quantitativa e qualitativa, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A pesquisa de mercado quantitativa se realiza com um grande número de respondentes que fornecem dados que são analisados estatisticamente. ( ) Os métodos de pesquisa qualitativa são usados para definir um problema, gerar hipóteses, identificar determinantes e desenvolver meios de pesquisa quantitativa. ( ) A pesquisa qualitativa deixa de ser útil para explorar um caso, não podendo ser usada em grande escala. ( ) Os métodos de pesquisa qualitativa são demorados, porém, de orçamento pequeno, podendo não trazer resultados precisos.V/ V/ F/ F
F/ F/ V/ V
F/ V/ V/ V
V/ F/ V/ F
Segundo Michel Porter, podem-se identificar algumas estratégias genéricas potencialmente bem sucedidas caso se queira obter um desempenho melhor que os competidores na indústria, como, por exemplo: Liderança em Custo, Diferenciação e Enfoque.
Nesse sentido, sobre as estratégicas genéricas, constata-se que a
posição de liderança em custo, para ser alcançada, normalmente necessita de market share significativo, que traga ganhos de escala, ou outras vantagens, entre as quais o acesso privilegiado à matéria-prima.
característica única dos produtos ou serviços em uma estratégia de diferenciação também permite a obtenção de menores margens, aumentando a necessidade de adoção de uma posição de baixo custo.
estratégia de diferenciação implica que a firma deve ignorar custos para reforçar a sua posição competitiva, já que a liderança em custo não é uma ação do seu planejamento.
estratégia de liderança em custo e a estratégia de enfoque têm como meta atingir seus objetivos em toda a indústria; por outro lado, a estratégia de diferenciação é construída visando a atender um alvo em particular.
diferenciação dificulta a obtenção de vantagens competitivas, porque cria lealdade do consumidor à marca, o que resulta em maior sensibilidade ao preço.
Como o planejamento é um processo de decisão, os passos importantes seguidos durante o planejamento formal são similares aos passos básicos do processo de decisão.
Nesse sentido, a correspondência entre os passos do planejamento e os estágios do processo de tomada de decisão permite afirmar que a(o)
seleção de metas e planos de um processo de planejamento corresponde à implementação da decisão, já que determina a atribuição da responsabilidade por cada passo.
fase de gerar objetivos alternativos que possam ser buscados no futuro e os planos alternativos que possam ser utilizados para atingir esses objetivos correspondem ao estágio do processo de decisão de avaliação de alternativas.
avaliação das vantagens, das desvantagens e dos efeitos potenciais de cada objetivo e de cada plano alternativo corresponde ao estágio de identificação e de diagnóstico do problema em um processo de decisão.
planejamento inicia-se com uma análise situacional que corresponde ao estágio da tomada de decisão de elaboração de soluções alternativas, o que é defendido pela abordagem contingencial.
processo de monitoramento e de controle do planejamento formal corresponde ao estágio do processo decisório de avaliação da decisão que coleta informações sobre o quão bem a decisão está operando.
Em seus estudos referentes ao impacto do ambiente nas organizações, Burns e Stalker ficaram impressionados com os métodos e os procedimentos administrativos nitidamente diferentes que foram encontrados. Eles classificaram as organizações pesquisadas em dois tipos: as mecanísticas e as orgânicas.
Verifica-se que as organizações orgânicas apresentam um(a)
predomínio da interação vertical sobre a lateral e uma amplitude de controle do supervisor mais ampla.
amplitude de controle do supervisor mais estreita e uma confiança maior nas regras e nos procedimentos formais.
estrutura burocrática assentada em minuciosa divisão do trabalho, com cargos ocupados por especialistas com atribuições perfeitamente distribuídas.
confiança maior nas comunicações e nos cargos, continuamente redefinidos por interação com outros indivíduos participantes da tarefa.
confiança maior nas regras e nos procedimentos formais, além de um predomínio da interação vertical entre superior e subordinado.
Acerca dos planejamentos estratégico, tático e operacional bem como da estrutura e do controle organizacionais, julgue os itens seguintes.
O processo de planejamento estratégico que resulta na definição da missão e da visão de uma organização é complexo e dinâmico e, por isso, deve ser submetido a análises continuamente, a fim de se acompanhar a evolução das inúmeras variáveis que o balizam.
Acerca dos planejamentos estratégico, tático e operacional bem como da estrutura e do controle organizacionais, julgue os itens seguintes.
As habilidades conceituais são essenciais aos gerentes de nível tático, que são os responsáveis por interpretar os objetivos estratégicos de uma organização e desdobrá-los em planos operacionais.
Segundo Maximiano, planejamento é um processo de definir objetivos ou resultados a serem alcançados, bem como os meios para atingi-los. De acordo com a classificação do planejamento, segundo os níveis hierárquicos das organizações, analise.
I. O planejamento estratégico refere-se ao planejamento sistêmico e global, no qual são estabelecidas as metas de longo prazo definidos os meios para alcançá-las.
II. O planejamento tático deve definir missão, visão e objetivos do negócio, sendo elaborado no nível hierárquico mais alto das organizações.
III. O planejamento tático é desenvolvido em níveis hierárquicos gerenciais ou departamentais, tendo por objetivo otimizar determinado setor e não a organização como um todo.
IV. O planejamento operacional especifica quais os recursos devem estar disponíveis para cada produto e apresenta o cronograma para sua utilização, sendo elaborado nos níveis de chefia de unidades organizacionais.
V. O planejamento tático está contido no planejamento operacional e não representa um conceito absoluto, referindose a cada atividade ou processo de um departamento, relacionando-os à organização como um todo e aos demais departamentos.
Estão corretas apenas as afirmativas
I, II
I, IV
II, III
I, III, IV
II, III, V
Analise o texto abaixo:
O planejamento visa definir objetivos de forma clara.
Os _____________________ são a tradução formal do planejamento em documentos que estipulam como os objetivos devem ser alcançados. Um novo programa de treinamento por trimestre é um exemplo típico de planejamento __________________ .
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
planos ; tático
planos ; estratégico
planos ; operacional
relatórios de gestão ; tático
relatórios de gestão ; operacional
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...