Questões de Administração do ano 2012

Lista completa de Questões de Administração do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os próximos itens, relativos à pesquisa de opinião e de mercado.

Mediante pesquisa de opinião, é possível coletar vasta quantidade de dados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Representa a pesquisa qualitativa o conjunto de

  • A.

    técnicas usadas em marketing e nas ciências sociais, pelas quais são obtidos dados de um número grande de respondentes em termos de percentagem, analisados estatisticamente.

  • B.

    técnicas usadas em marketing e nas ciências sociais, pelas quais são obtidos dados de um número relativamente pequeno de respondentes dependendo da escala com que se trabalha, os quais não são analisados com técnicas estatísticas.

  • C.

    técnicas usadas nas Ciências Sociais apenas, pelas quais são obtidos dados de parcela considerada da população cujo grande numero de respondentes, de acordo com características de comportamento e tendências, são analisadas estatisticamente.

  • D.

    técnicas usadas em marketing, pelas quais são obtidos dados da maioria de respondentes (50% mais 1), de acordo com tendências da maioria, visando apenas a avaliar o mercado.

Sobre as técnicas de pesquisa quantitativa e qualitativa, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A pesquisa de mercado quantitativa se realiza com um grande número de respondentes que fornecem dados que são analisados estatisticamente.

( ) Os métodos de pesquisa qualitativa são usados para definir um problema, gerar hipóteses, identificar determinantes e desenvolver meios de pesquisa quantitativa.

( ) A pesquisa qualitativa deixa de ser útil para explorar um caso, não podendo ser usada em grande escala.

( ) Os métodos de pesquisa qualitativa são demorados, porém, de orçamento pequeno, podendo não trazer resultados precisos.

  • A.

    V/ V/ F/ F

  • B.

    F/ F/ V/ V

  • C.

    F/ V/ V/ V

  • D.

    V/ F/ V/ F

Segundo Michel Porter, podem-se identificar algumas estratégias genéricas potencialmente bem sucedidas caso se queira obter um desempenho melhor que os competidores na indústria, como, por exemplo: Liderança em Custo, Diferenciação e Enfoque.

Nesse sentido, sobre as estratégicas genéricas, constata-se que a

  • A.

    posição de liderança em custo, para ser alcançada, normalmente necessita de market share significativo, que traga ganhos de escala, ou outras vantagens, entre as quais o acesso privilegiado à matéria-prima.

  • B.

    característica única dos produtos ou serviços em uma estratégia de diferenciação também permite a obtenção de menores margens, aumentando a necessidade de adoção de uma posição de baixo custo.

  • C.

    estratégia de diferenciação implica que a firma deve ignorar custos para reforçar a sua posição competitiva, já que a liderança em custo não é uma ação do seu planejamento.

  • D.

    estratégia de liderança em custo e a estratégia de enfoque têm como meta atingir seus objetivos em toda a indústria; por outro lado, a estratégia de diferenciação é construída visando a atender um alvo em particular.

  • E.

    diferenciação dificulta a obtenção de vantagens competitivas, porque cria lealdade do consumidor à marca, o que resulta em maior sensibilidade ao preço.

Como o planejamento é um processo de decisão, os passos importantes seguidos durante o planejamento formal são similares aos passos básicos do processo de decisão.

Nesse sentido, a correspondência entre os passos do planejamento e os estágios do processo de tomada de decisão permite afirmar que a(o)

  • A.

    seleção de metas e planos de um processo de planejamento corresponde à implementação da decisão, já que determina a atribuição da responsabilidade por cada passo.

  • B.

    fase de gerar objetivos alternativos que possam ser buscados no futuro e os planos alternativos que possam ser utilizados para atingir esses objetivos correspondem ao estágio do processo de decisão de avaliação de alternativas.

  • C.

    avaliação das vantagens, das desvantagens e dos efeitos potenciais de cada objetivo e de cada plano alternativo corresponde ao estágio de identificação e de diagnóstico do problema em um processo de decisão.

  • D.

    planejamento inicia-se com uma análise situacional que corresponde ao estágio da tomada de decisão de elaboração de soluções alternativas, o que é defendido pela abordagem contingencial.

  • E.

    processo de monitoramento e de controle do planejamento formal corresponde ao estágio do processo decisório de avaliação da decisão que coleta informações sobre o quão bem a decisão está operando.

Em seus estudos referentes ao impacto do ambiente nas organizações, Burns e Stalker ficaram impressionados com os métodos e os procedimentos administrativos nitidamente diferentes que foram encontrados. Eles classificaram as organizações pesquisadas em dois tipos: as mecanísticas e as orgânicas.

Verifica-se que as organizações orgânicas apresentam um(a)

  • A.

    predomínio da interação vertical sobre a lateral e uma amplitude de controle do supervisor mais ampla.

  • B.

    amplitude de controle do supervisor mais estreita e uma confiança maior nas regras e nos procedimentos formais.

  • C.

    estrutura burocrática assentada em minuciosa divisão do trabalho, com cargos ocupados por especialistas com atribuições perfeitamente distribuídas.

  • D.

    confiança maior nas comunicações e nos cargos, continuamente redefinidos por interação com outros indivíduos participantes da tarefa.

  • E.

    confiança maior nas regras e nos procedimentos formais, além de um predomínio da interação vertical entre superior e subordinado.

Acerca dos planejamentos estratégico, tático e operacional bem como da estrutura e do controle organizacionais, julgue os itens seguintes.

O processo de planejamento estratégico que resulta na definição da missão e da visão de uma organização é complexo e dinâmico e, por isso, deve ser submetido a análises continuamente, a fim de se acompanhar a evolução das inúmeras variáveis que o balizam.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos planejamentos estratégico, tático e operacional bem como da estrutura e do controle organizacionais, julgue os itens seguintes.

As habilidades conceituais são essenciais aos gerentes de nível tático, que são os responsáveis por interpretar os objetivos estratégicos de uma organização e desdobrá-los em planos operacionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo Maximiano, planejamento é um “processo de definir objetivos ou resultados a serem alcançados, bem como os meios para atingi-los”. De acordo com a classificação do planejamento, segundo os níveis hierárquicos das organizações, analise.

I. O planejamento estratégico refere-se ao planejamento sistêmico e global, no qual são estabelecidas as metas de longo prazo definidos os meios para alcançá-las.

II. O planejamento tático deve definir missão, visão e objetivos do negócio, sendo elaborado no nível hierárquico mais alto das organizações.

III. O planejamento tático é desenvolvido em níveis hierárquicos gerenciais ou departamentais, tendo por objetivo otimizar determinado setor e não a organização como um todo.

IV. O planejamento operacional especifica quais os recursos devem estar disponíveis para cada produto e apresenta o cronograma para sua utilização, sendo elaborado nos níveis de chefia de unidades organizacionais.

 V. O planejamento tático está contido no planejamento operacional e não representa um conceito absoluto, referindose a cada atividade ou processo de um departamento, relacionando-os à organização como um todo e aos demais departamentos.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A.

    I, II

  • B.

    I, IV

  • C.

    II, III

  • D.

    I, III, IV

  • E.

    II, III, V

Analise o texto abaixo:

O planejamento visa definir objetivos de forma clara.

Os _____________________ são a tradução formal do planejamento em documentos que estipulam como os objetivos devem ser alcançados. Um novo programa de treinamento por trimestre é um exemplo típico de planejamento __________________ .

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

  • A.

    planos ; tático

  • B.

    planos ; estratégico

  • C.

    planos ; operacional

  • D.

    relatórios de gestão ; tático

  • E.

    relatórios de gestão ; operacional

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...