Lista completa de Questões de Administração do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Para se estabelecer a estratégia de uma organização, é preciso o estabelecimento de cenários alternativos sobre os quais os gestores poderão decidir sobre os caminhos futuros a serem trilhados. Na elaboração dos cenários possíveis é de se esperar que haja
melhoria de pontos fracos e ameaças.
potencialização de pontos fortes e oportunidades.
desvios frente a oportunidades e ameaças.
manutenção de pontos fortes e ameaças.
erradicação de pontos fracos e oportunidades.
Para garantir o sucesso das estratégias organizacionais estabelecidas, há a sugestão de que haja seu desdobramento em planos de ação que são executados no nível das unidades. Nesse sentido, dados os itens seguintes quanto a um plano de ação,
I. Deve abordar metas estratégicas essenciais por meio de passos práticos.
II. É a convergência entre o planejamento estratégico e a implementação.
III. Ponto em que os gerentes superiores podem fazer contribuições importantes para a organização.
verifica-se que estão corretos
I e II, apenas.
I, II e III.
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
Com referência ao processo administrativo como um todo inclusas as funções de planejamento, organização, direção e controle , julgue os itens que se seguem.
As metas que derivam de processos de formulação estratégica estabelecem a forma como a alocação de recursos, programações e outras ações devem ocorrer para que a organização alcance seus objetivos.
Acerca da gestão de pessoas, julgue os itens a seguir.
A verificação contínua de resultados de desempenho cotejados com os planejamentos estratégico, tático e operacional é um dos objetivos da avaliação de desempenho.
Administração - Planejamento - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Para a avaliação de desempenho, o planejamento torna-se vital, uma vez que pode ser entendido como o resultado de um determinado conjunto de ações organizadas para o cumprimento de metas. Nesse sentido, um processo de gestão pode ser dividido em quatro partes, sendo que a primeira fase do processo de gestão, que tem como objetivo o entendimento do cenário em que a entidade está inserida, a fim de otimizar o efeito das interações com as demais entidades e variáveis ambientais, é a fase de
planejamento operacional.
execução.
planejamento estratégico.
controle.
obtenção de resultados.
Assinale a alternativa correta.
O planejamento tático é aquele efetuado no nível institucional da empresa, envolvendo a alta administração. É genérico e sintético, direcionado para longo prazo e considera a empresa como uma totalidade.
O planejamento operacional é aquele efetuado no nível institucional da empresa, envolvendo a alta administração. É genérico e sintético, direcionado para longo prazo e considera a empresa como uma totalidade.
O planejamento tático é o efetuado no nível operacional da empresa, envolvendo a supervisão. É detalhado e analítico, direcionado para curto prazo e considera cada tarefa ou operação.
O planejamento tático é efetuado no nível intermediário da empresa, envolvendo a gerência. É menos genérico e mais detalhado, direcionado para médio prazo e considera cada unidade da empresa.
O planejamento estratégico é o efetuado no nível operacional da empresa, envolvendo a supervisão. É detalhado e analítico, direcionado para curto prazo e considera cada tarefa ou operação.
O planejamento apresenta, entre outras, as seguintes características:
1. é um processo permanente e contínuo, pois é realizado de forma sistemática dentro da empresa e não se esgota na simples montagem de um plano de ação.
2. é sempre voltado para o futuro e está intimamente ligado à previsão, embora não se confunda com ela. O conceito de planejamento inclui o aspecto de temporalidade e futuro: o planejamento é uma relação entre coisas a fazer e o tempo disponível para fazê-las.
3. é sistêmico, pois deve considerar a empresa ou o órgão ou a unidade como uma totalidade. O planejamento deve considerar tanto o sistema como os subsistemas que o compõem, bem como as relações e compromissos internos e externos.
4. é uma técnica de mudança e inovação. O planejamento é uma das melhores maneiras de se introduzir deliberadamente mudança e inovação dentro de uma empresa, sob uma forma previamente definida, escolhida e devidamente programada.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
Assinale a alternativa correta.
O controle representa todos aqueles meios que a empresa utiliza para pôr em prática o planejamento operacional.
Controle é a função administrativa que consiste em medir e corrigir o desempenho de colaboradores, para assegurar que os objetivos da empresa e os planos delineados para alcançá-los sejam realizados.
Controle é uma função administrativa através da qual a empresa reúne e integra os seus recursos, define a estrutura de órgãos que deverão administrá-los, estabelece a divisão de trabalho através da diferenciação, proporciona os meios de autoridade e de responsabilidade.
Controle significa a execução dos planejamentos táticos e operacionais, bem como as operações propriamente ditas, tendo em vista o alcance dos objetivos organizacionais.
O controle envolve maior interação humana. É a função que exige a maior dose de flexibilidade, de amortecimento de impactos e, principalmente, de orientação das pessoas quanto ao planejamento organizacional.
Administração - Planejamento - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
O exercício árduo de combinar demanda social, determinação política e conhecimento técnico da realidade, o que poderá levar a decisões capazes de reverter situações insustentáveis de privação e desigualdade, é a função que sustenta a política pública conhecida por
Execução.
Orçamento.
Planejamento.
Controle.
Avaliação.
Administração - Planejamento - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A visão racional envolve comparar as alternativas que melhor sirvam à obtenção de um dado resultado. Ela envolve: listar todas as estratégias alternativas, determinando todas as consequências que decorram de cada estratégia alternativa, e
escolher um conjunto de ações não consequentes.
escolher uma consequência que seja mais familiar.
descartar a consequência que seja mais familiar.
avaliar uma consequência que seja mais familiar.
avaliar comparativamente cada um dos conjuntos de consequências.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...