Questões de Administração do ano 2012

Lista completa de Questões de Administração do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em Ergonomia, há sempre a preocupação com a perda de audição causada pela exposição ao ruído.

Em relação aos problemas causados pela exposição ao ruído, constata-se que a(o)

  • A. perda auditiva é menor nas frequências da faixa entre 2.400 e 4.800 Hz.
  • B. exposição contínua e demorada a níveis de ruído superiores a 90 dB tem forte relação com a perda de sensibilidade auditiva.
  • C. perda pode ser definitiva, havendo evidências de que, com a redução da exposição, há cada vez menor possibilidade de recuperação.
  • D. montante de perda auditiva está ligado ao nível de ruído a que o indivíduo se expõe, sendo que, quanto menor a intensidade, maior a perda auditiva.
  • E. tempo de exposição ao ruído está inversamente associado à perda de audição para altos níveis de ruído.

Considere as afirmações abaixo sobre o arranjo físico por processo.

I - Esse arranjo é bastante adequado à manufatura de produtos com alto grau de padronização, produzidos em grandes quantidades e de forma contínua.

II - Esse arranjo é adequado à produção de um conjunto variado de produtos.

III - Esse arranjo possui como marca principal a baixa produção, com produtos de características únicas e com baixo grau de padronização.

É correto o que se afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. I e II, apenas.
  • E. I, II e III.

A gestão da manutenção como função estratégica das organizações é diretamente responsável pela disponibilidade dos ativos, tendo importância fundamental nos resultados das organizações. Esses resultados serão tanto melhores quanto mais eficaz for a gestão da manutenção.

São métodos de manutenção os listados a seguir, EXCETO o de manutenção

  • A. temporal
  • B. preventiva
  • C. corretiva
  • D. preditiva
  • E. produtiva total

Numa linha de produção de um fabricante de produtos para a indústria do petróleo, existe um robô formado por quatro componentes que funcionam em série. A confiabilidade de cada componente é 0,92; 0,94; 0,96 e 0,98, e todos precisam estar em boas condições para o funcionamento adequado do robô.

A confiabilidade desse robô está compreendida entre

  • A. 0,50 e 0,58
  • B. 0,60 e 0,69
  • C. 0,70 e 0,78
  • D. 0,80 e 0,89
  • E. 0,90 e 0,98

Atualmente, o mundo globalizado gera maior competitividade por parte das empresas, e a maneira como os funcionários produzem influencia no posicionamento dessas empresas no mercado. Nesse aspecto, a ergonomia cumpre um papel primordial no que diz respeito à produtividade do trabalhador. Em relação a esse ramo, considere as afirmativas abaixo.

I - A antropometria é um dos objetos de estudo da ergonomia física.

II - A ergonomia organizacional é a responsável por promover melhores condições de trabalho aos funcionários.

III - A ergonomia cognitiva desenvolve novas habilidades e novos processos mentais nos trabalhadores de uma empresa.

É correto o que se afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. III, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

Com a competição cada vez maior entre as organizações e a necessidade de informações rápidas para auxiliar no processo de tomada de decisão, surgiu o Sistema de Apoio à Decisão. No Modelo de Simon, as decisões são diferenciadas em programadas e não programadas.

As decisões programadas possuem as seguintes características:

  • A. incerteza e dados únicos
  • B. condições estáticas e dados inadequados
  • C. dados condições estáticas e dados inadequados
  • D. dados repetitivos e condições estáticas
  • E. dados únicos e condições estáticas

Uma empresa fabricante de roupas deseja alterar o fornecedor de tecidos. Existem 3 opções: a primeira (A) é continuar com fornecedor atual, a segunda (B) é mudar para um fornecedor com maior qualidade, e a terceira (C) é importar matéria-prima de menor qualidade. Uma pesquisa realizada por uma consultoria, indicando a probabilidade de um cliente perceber a alteração de fornecedor e o seu impacto nas vendas, é apresentada a seguir.

• A opção A não altera o lucro de R$ 100,00.

• A opção B apresenta a probabilidade de 40% de os clientes perceberem a diferença. Com o aumento das vendas, a empresa lucra R$ 120,00; caso contrário, o aumento de custo reduz o lucro para R$ 90,00.

• A opção C apresenta probabilidade de 40% de os clientes perceberem a diferença, e, com isso, o lucro seria reduzido para R$ 50,00; caso contrário, a economia com matéria-prima resulta em lucro de R$ 140,00. Além disso, existe o risco cambial da operação, com probabilidade de 20% de a moeda estrangeira subir e gerar um prejuízo de R$ 20,00 sobre o valor estimado.

Dentre os possíveis cenários, a empresa deve maximizar seu lucro através da opção

  • A. A, com lucro de R$ 100,00
  • B. B, com retorno esperado de R$ 120,00
  • C. B, com retorno esperado de R$ 102,00
  • D. C, com retorno esperado de R$ 104,00
  • E. C, com retorno esperado de R$ 108,00

“A partir do planejamento segue-se a organização da ação empresarial” (Chiavenato, 2007).

O termo organização, no que tange a uma unidade ou entidade social, compreende a organização formal, que, por sua vez,

  • A. emerge espontânea e naturalmente entre os ocupantes de uma posição.
  • B. nasce a partir de relacionamentos entre os ocupantes dos cargos na empresa.
  • C. se baseia na divisão do trabalho racional, na diferenciação e na integração dos participantes.
  • D. se forma com base nas relações de grupos de amizade e de grupos informais.
  • E. se constitui de interações e de relacionamentos sociais entre as pessoas.

O planejamento pode ser realizado nos diferentes níveis da organização. A atuação da empresa no mercado, as suas formas de gerenciamento e as atividades operacionais dependem de planejamento. O planejamento estratégico, ao ser elaborado, deverá considerar os seguintes elementos:

  • A. treinamento necessário à força de trabalho, volume de produção e ambiente dos concorrentes
  • B. sistema de informação gerencial, prazo de entrega dos produtos e oportunidades em novos mercados
  • C. forças e fraquezas da organização, ameaças e oportunidades do ambiente externo
  • D. adequação do volume de produção à capacidade operacional da empresa e à demanda do mercado
  • E. orçamento para produção e metas de vendas

Um empresário do setor moveleiro, com base nas pesquisas divulgadas em relação ao poder de compra dos brasileiros, otimismo do consumidor e ascensão da classe C, decidiu aumentar a sua participação no mercado em 25%, nos próximos três anos. Para isso, estabeleceu metas de vendas às quais sua força de vendas está submetida. Para alcançar o seu objetivo, ele promoveu um treinamento para os vendedores e estabeleceu um sistema de premiação. A decisão de aumentar a sua participação no mercado é fundamental em que tipo de planejamento?

  • A. Tático
  • B. Operacional
  • C. Gerencial
  • D. Orçamentário
  • E. Estratégico
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...