Questões de Administração do ano 2012

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  • A. Nível 4 – a organização está segura de suas hipóteses e os comportamentos que as suportam tornam-se normais.
  • B. Nível 3 – a melhoria contínua é amplamente autodirigida, com indivíduos e grupos fomentando atividades a qualquer momento que surge uma oportunidade.
  • C. Nível 2 – há mecanismos de capacitadores alocados e evidências de que alguns aspectos dos comportamentos-chave estão começando a serem desempenhados conscientemente.
  • D. Nível 1 – a organização tem diversas habilidades essenciais e vários comportamentos-chave.
  • E. Nível 5 – a organização ainda não tem todo o conjunto de habilidades e todos os comportamentos que as reforçam.

Qual das afirmações abaixo é incorreta?

  • A. O método KAIZEN visa à eliminação do desperdício com base no bom senso, no uso de soluções baratas que se apoiem na motivação e criatividade dos colaboradores para melhorar a prática de seus processos de trabalho, buscando a melhoria contínua.
  • B. O método KAIZEN consiste na prática de uma consciência de trabalho em grupos de forma eficiente e autogerenciáveis, os quais tomam decisões de implementação de melhores práticas.
  • C. A metodologia KAIZEN pode ser aplicada em qualquer processo produtivo no qual exista um padrão nas tarefas ou atividades.
  • D. A metodologia KAIZEN de fluxo, ou de sistema, se atém ao fluxo de valor e tem atuação endêmica.
  • E. A metodologia KAIZEN de processo visa aos processos individuais, dirigidos às equipes de trabalho e aos líderes de equipes.

Apesar dos critérios estabelecidos no capítulo 7.4 da ISO 9001, cada empresa tem a independência para definir seus próprios critérios para credenciar, selecionar e avaliar seus fornecedores, podendo definir seus critérios de criticidade considerandose, dentre outros aspectos o peso dos itens inclusos na cadeia produtiva, o cumprimento dos prazos acordados, produtividade, aspectos financeiros, fornecedor exclusivo, certificações existentes, índice de não conformidades no recebimento e processo e etc. Portanto, para a avaliação da criticidade do fornecedor esse não poderá ser classificado como:

  • A. N = necessário: requisito importante que pode influir em grau menos crítico.
  • B. R = recomendável; requisito importante que pode contribuir na melhoria do Sistema de Gestão da Qualidade.
  • C. I = imprescindível; requisito essencial que influi em grau crítico.
  • D. N/A = não aplicável.
  • E. N/T = não tolerável.

Entre os principais objetivos das auditorias nos fornecedores durante a fase de desenvolvimento do produto, não se inclui:

  • A. Avaliar a quantidade de testes para qualificar os riscos que levem à reprovação pelo setor de Engenharia das novas especificações.
  • B. Identificar e avaliar os riscos e não conformidades que possam afetar o desenvolvimento dos produtos do fornecedor e do produto final no cliente.
  • C. Aprovar o processo produtivo do novo produto, com aprovação do primeiro artigo.
  • D. Acompanhar as ações para a eliminação dos riscos identificados, corrigir as ações e identificar novos riscos.
  • E. Avaliar a qualidade dos testes que serão executados nos novos produtos de maneira a garantir que sejam representativos quanto às condições reais de utilização.

Entre as estratégias e ações que devem ser adotadas para que seja possível obter bons resultados nas auditorias nos fornecedores, não se inclui:

  • A. Planejar antes de auditar.
  • B. Conhecer bem os requisitos que o produto tem de atender.
  • C. Enfatizar a estruturação ou acompanhamento das atividades do Plano de Ação Conjunto.
  • D. Auditar o fornecedor de acordo com os itens prioritários e com base nos riscos levantados.
  • E. Planejar e auditar o fornecedor somente quando os custos dos itens a serem conferidos estão no patamar desejável.

As auditorias e o PAC (Plano de Ação Conjunto) têm um papel importante para o desenvolvimento e a avaliação do desempenho dos fornecedores, sendo seus objetivos: 1) Alinhar as metas de desempenho do fornecedor com as metas e objetivos da organização. 2) Dar retorno aos fornecedores de maneira clara e direta a respeito do seu desempenho durante a fase de desenvolvimento. 3) Produzir indicadores gerenciáveis para a medição do desempenho do fornecedor. Quantos desses objetivos estão corretos?

  • A. Somente o primeiro.
  • B. Todos estão corretos.
  • C. Somente o terceiro.
  • D. Somente os dois últimos.
  • E. Nenhum deles está correto.

O desempenho do fornecedor é mais do que apenas o preço de compra mais baixo e incluiu também a parceria com o mesmo. Em algumas indústrias, para trabalhar mais estreitamente com um número menor de fornecedores em longo prazo, surgem as parcerias orientadas para arranjos. A partir desses dados, pode-se fazer algumas afirmações, não sendo correto concluir que:

  • A. Essas parcerias devem incluir o apoio da alta administração de ambas as empresas envolvidas.
  • B. Os custos de transações, a resolução de problemas, a comunicação não devem ser inseridos num protocolo de parceria com o fornecedor.
  • C. Desempenho significa tomar insumos (como trabalho do empregado, as exigências do mercado, os fundos operacionais, matérias-primas e insumos) e de forma eficaz e eficiente convertê-los em saídas consideradas valiosas por parte dos clientes.
  • D. Essas parcerias requerem a confiança mútua.
  • E. Os benefícios das parcerias significam menos variação de entradas de processo vitais.

Qual o critério que não se aplica para a seleção de bons fornecedores?

  • A. Agilidade e flexibilidade.
  • B. Estabilidade financeira.
  • C. Qualidade dos produtos e serviços.
  • D. Atendimento ao ciclo PMP (Process Management Price).
  • E. Cumprimento dos prazos.

Após a aprovação e o preenchimento de todos os quesitos para a seleção de fornecedores, dá-se início ao fornecimento normal. Nesse momento, deve-se fazer a análise inicial das entregas para avaliar os seguintes quesitos, exceto:

  • A. Cumprimento dos prazos de entrega estabelecidos.
  • B. Manutenção dos Padrões de Qualidade estabelecidos.
  • C. Necessidade de reajuste nos preços ajustados.
  • D. Assistência Técnica.
  • E. Política de Preços determinada.

A cultura do JIT − Just-In-Time preconiza benefícios mútuos, produtividade contínua, bem como aumento da qualidade e valor nas duas extremidades da cadeia cliente-fornecedor, daí se pode afirmar:

1) O Just-In-Time é um programa tanto para o cliente como para o fornecedor, pois quando bem aplicado elimina os problemas de duplicidade do sistema operacional e da falta de confiança, reduzindo os custos operacionais de cliente e fornecedor.

2) No contexto do sistema JIT pode-se eliminar os controles internos, diminuindo em clientes e fornecedores os custos associados à auditoria, inspeção e estocagem de produtos, assim como, os custos de produção ao reduzir as taxas de refugo e retrabalho por falta de qualidade garantida nos produtos.

3) Possibilita melhorias nos processos de produção graças à tranquilidade oferecida ao se estabelecer contratos de longo prazo.

Quantas dessas afirmativas estão corretas?

  • A. Todas as afirmativas estão erradas.
  • B. Somente a afirmativa 1 está certa.
  • C. Somente a afirmativa 2 está errada.
  • D. Todas as afirmativas estão certas.
  • E. Somente as afirmativas 1 e 2 estão erradas.
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