Questões de Administração do ano 2012

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A implantação do GSCF (Global Supply Chain Forum) numa cadeia de suprimentos da empresa GAUDÉRIO S. A. fundamenta-se na integração de processos-chave de negócios da empresa por meio de suas cadeias de suprimentos. Qual das alternativas indica um processo que não consta do GSCF.

  • A. Gestão de retorno.
  • B. Gestão de relacionamento com fornecedores.
  • C. Gestão de envio.
  • D. Gestão de serviços a clientes.
  • E. Gestão de fluxo de manufatura.

Denominam-se Indicadores de Desempenho os processos que envolvem diretamente todos os colaboradores na realização dos objetivos estratégicos da empresa, ou seja, são “veículos de comunicação” que permitem aos executivos do alto escalão comunicar a missão e visão da empresa aos mais baixos níveis hierárquicos. Entre as aplicações dos Indicadores de Desempenho, não se avalia:

  • A. O tempo de levantamento de assuntos relacionados a níveis de serviço.
  • B. A frequência de levantamento de satisfação do cliente.
  • C. A frequência de levantamento de satisfação do fornecedor e do grau de competitividade da empresa.
  • D. O tempo de tratamento de um pedido de mudança nos níveis de serviço.
  • E. O impacto da qualidade de recursos financeiros adicionais para o atendimento do nível de serviço definido.

Para o fornecimento de componentes eletrônicos para o mercado internacional, a empresa GAUDÉRIO S. A. busca a implantação de um sistema de Qualidade Total para seus produtos, levando em consideração alguns conceitos. Em vista disso, pode-se afirmar que:

  • A. A Qualidade Total está vinculada ao modo, tecnologia e custo da produção.
  • B. A inspeção dos produtos ou processos por meio de um controle de recepção é a única variável que pode garantir a Qualidade Total.
  • C. Os avanços tecnológicos e as mudanças das reais necessidades dos clientes são requisitos a serem atendidos pelo sistema da Qualidade Total, desde que adequados aos custos de produção.
  • D. A qualidade do produto e a produtividade são conceitos análogos num processo de Qualidade Total, e estão intimamente relacionadas.
  • E. A dispersão de informações dentro da empresa não contribui para o êxito do sistema de Qualidade Total.

Em relação à Garantia da Qualidade apresentam-se três afirmações: 1) O plano da qualidade é um documento que descreve apenas a viabilidade para se obter a qualidade para uma determinada tarefa. 2) O controle da qualidade trata das técnicas operacionais e atividades empregadas para o acompanhamento da qualidade e dos custos operacionais que visam comprovar que a qualidade foi alcançada no período de um ano. 3) O manual da qualidade é um documento no qual se estabelece a auditoria da qualidade da empresa e o controle do fluxo de caixa das tarefas desenvolvidas. Quantas delas estão corretas?

  • A. Todas estão erradas.
  • B. Todas estão certas.
  • C. Somente a primeira.
  • D. Somente a segunda.
  • E. Somente a terceira.

O Sistema de Qualidade aplicado ao controle de qualidade de um processo de gestão de matérias-primas deve conter diversos parâmetros a serem atendidos. Por isso, deve incluir no seu escopo:

1) As diretrizes que garantam a existência de determinados parâmetros que operam como padrões de referência para delinear e efetivar o controle.

2) Os parâmetros de apresentação das especificações relativas às matérias primas de forma particularizada, detalhando-se todos os itens que devem compor cada parte das especificações.

3) Um cronograma com todas as etapas da entrega das matérias primas e seus respectivos prazos, e deve conter todas as alterações das especificações, caso seja necessário.

Quantos desses itens devem ser incluídos?

  • A. Somente o primeiro.
  • B. Todos devem ser incluídos.
  • C. Somente o segundo.
  • D. Somente o terceiro.
  • E. Somente os dois últimos.

Avalie as alternativas abaixo e marque a resposta errada:

  • A. O estoque de segurança é caracterizado pelo ato de manter níveis de estoque suficientes para evitar faltas de estoque diante da variabilidade da demanda e a incerteza do suprir novamente com o produto quando necessário.
  • B. Quando se trabalha sem um estoque de segurança, o atraso na entrega de uma mercadoria pelo fornecedor normalmente causa o esgotamento do estoque do período previsto da entrega até a efetiva chegada do produto.
  • C. O estoque de segurança tem seus benefícios, também traz alguns problemas às empresas, que precisam de locais maiores para armazenagem e disponibilizar capital para o investimento em estoque, o mesmo capital que poderia estar sendo empregado na compra de bens para a empresa.
  • D. No caso das vendas ou consumo da mercadoria estocada ser menor que o previsto enquanto o produto fornecido estiver em trânsito para o local de estocagem, também é possível que esse produto não se encontre disponível quando necessário.
  • E. Em geral, as empresas mantêm o estoque de segurança em seus armazéns, evitando assim problemas de corte no fornecimento.

O desenho de salários visa à concretização das estratégias de pessoal, por intermédio da realização de alguns objetivos. Corresponde a um objetivo do sistema de remuneração organizacional:

  • A. Proporcionar um ambiente competitivo.
  • B. Promover tratamento parcial às pessoas.
  • C. Cumprir a legislação trabalhista.
  • D. Atrair e reter clientes.
  • E. Estimular a predominância do comportamento reativo e da estabilidade.

A respeito do processo de gestão de pessoas NÃO se pode afirmar o seguinte:

  • A. É o setor da organização que trata da gestão do relacionamento com o cliente.
  • B. Corresponde ao conjunto integrado de atividades de especialistas e de gestores – como agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar pessoas – no sentido de proporcionar competências e competitividade à organização.
  • C. É área que se responsabiliza pela construção de talentos por meio de um conjunto integrado de processos.
  • D. É área que cuida do capital humano das organizações, o elemento fundamental do seu capital intelectual e a base do seu sucesso.
  • E. Ela é extremamente contingencial e situacional, já que depende de vários aspectos como a cultura e a estrutura organizacional.

Caracteriza a estrutura da moderna gestão de pessoas o subsistema de

  • A. Pessoal.
  • B. Higiene e Segurança do Trabalho.
  • C. Benefícios Sociais.
  • D. Desenvolvimento de Pessoas.
  • E. Cargos e Salários.

O nível hierárquico de controle em que ocorre a avaliação das taxas de desempenho dos recursos humanos denomina-se:

  • A. Operacional Integrado.
  • B. De substituição de postos-chave.
  • C. Baseado no fluxo de pessoal.
  • D. Baseado em segmentos de cargos.
  • E. Baseado na procura estimada do produto ou serviço.
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