Questões de Administração do ano 2013

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Segundo Chiavenato, até algum tempo atrás, os profissionais considerados excelentes eram aqueles que apresentavam sinais de forte competitividade individual e espírito individualista e empreendedor. Agora, estão sendo privilegiados a capacidade de cooperação social, facilidade do trabalho em conjunto com outras pessoas e alto grau de espírito de equipe. Atualmente, é correto afirmar que é de suma importância que a informação na empresa passe a fluir de maneira

  • A. vertical, respeitando a hierarquia. Isto só é possível se houver respeito às individualidades e implica reconhecimento.
  • B. cruzada, existindo um rompimento ou mudança de tema proposto. Percebe-se sempre um conflito cognitivo, pois a resposta não é a esperada.
  • C. complementar. A resposta é sempre esperada, isto é, complementa o estímulo. Corre o risco de mau entendimento e de conflitos.
  • D. horizontal, ao invés de através de uma hierarquia, e isto só é possível em função de maior trabalho de cooperação entre os funcionários.
  • E. ulterior para evitar os conflitos. O verdadeiro sentido é velado, fica em aberto. A comunicação não é clara, podendo ou não o receptor dar as respostas que complementem o estímulo; enriquece.

Para expandir seus negócios, a indústria metalúrgica Alpha adquiriu a indústria Zeta. Logo em seguida, adquiriu a indústria Ômega, passando à condição de empresa de grande porte - AZO S/A. De forma a garantir eficiência, eficácia e efetividade nesse processo de crescimento e expansão, a empresa AZO S/A adotou três práticas administrativas distintas, mas interdependentes. Primeiro, assumiu práticas gerenciais para adaptação à nova realidade do negócio, implementando procedimentos e técnicas para acompanhar o desenvolvimento da organização, minimizando os riscos e maximizando as oportunidades relacionadas ao processo de transformação do negócio. Em seguida, avaliou a percepção compartilhada dos membros da empresa em relação às experiências no trabalho, de forma a promover a adaptação dos comportamentos individuais às demandas organizacionais. E, por último, buscou promover a integração interna e a adaptação externa da nova empresa ao ambiente, desenvolvendo crenças, valores e hábitos comuns à organização.

Dessa forma, quais foram, respectivamente, as práticas administrativas adotadas pela empresa, descritas no texto?

  • A.

    Gestão da mudança, administração do clima organizacional e administração da cultura organizacional.

  • B.

    Gestão da mudança, administração do comportamento organizacional e administração da cultura organizacional.

  • C.

    Administração do comprometimento organizacional, administração do processo decisório e administração do clima organizacional.

  • D.

    Administração do clima organizacional, administração do comportamento organizacional e administração do processo decisório.

  • E.

    Administração do processo decisório, administração do comprometimento organizacional e administração da cultura organizacional.

A organização é uma combinação de esforços individuais para o cumprimento de propósitos coletivos. Com relação a esse assunto, julgue o seguinte item.

As funções organizacionais são tarefas especializadas executadas por pessoas e grupos para o atingimento de objetivos da empresa. As mais importantes tarefas comuns a qualquer tipo organização incluem a de produção, de marketing, de pesquisa e desenvolvimento, de finanças e de recursos humanos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência à função organização, julgue os itens subsecutivos.

As culturas organizacionais dividem-se em subculturas, pois, à medida que as organizações crescem, são criados departamentos que se diferenciam nas missões e desenvolvem suas próprias culturas ocupacionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência à função organização, julgue os itens subsecutivos.

A principal variável que afeta o tipo e o modelo de estrutura de uma empresa é a natureza da sua atividade, isto é, o produto ou o serviço que é produzido.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência à função organização, julgue os itens subsecutivos.

Na cultura organizacional, os valores compreendem as crenças, os preconceitos, a ideologia e todos os tipos de atitudes e julgamentos compartilhados pelos integrantes da organização, a respeito de qualquer elemento, interno ou externo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos aos conceitos que se aplicam em ambientes organizacionais.

Valores, hábitos e costumes adotados pelos funcionários de uma instituição são componentes da cultura organizacional dessa instituição.

  • C. Certo
  • E. Errado

Avaliar o "Clima Organizacional" das empresas é importante porque

  • A.

    identifica os funcionários menos eficientes em seu quadro.

  • B.

    constitui uma oportunidade da empresa realizar melhorias contínuas no ambiente de trabalho e nos resultados dos negócios.

  • C.

    a CLT obriga as empresas a avaliarem seu clima organizacional pelo menos uma vez ao ano.

  • D.

    é uma forma de saber como anda o desempenho dos seus principais concorrentes.

  • E.

    é uma forma de atuar com responsabilidade socioambiental.

Sobre o conceito de “Clima Organizacional” é INCORRETO afirmar que

  • A.

    é um indicador do grau de satisfação dos membros de uma empresa, em relação a diferentes aspectos da cultura ou realidade aparente da organização.

  • B.

    refere-se ao ambiente interno existente entre as pessoas que convivem no meio organizacional e está relacionado com o grau de motivação de seus participantes.

  • C.

    é a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que é percebida ou experimentada pelos membros da organização, cuja influência no seu comportamento é bastante reduzida.

  • D.

    é considerado como o elo conceitual entre o nível individual e o nível organizacional, no sentido de expressar a compatibilidade das expectativas, valores e interesses individuais com as necessidades, valores e diretrizes formais.

  • E.

    é fenômeno perceptual duradouro, construído com base na experiência, multidimensional e compartilhado pelos membros de uma unidade da organização, cuja função principal é orientar e regular os comportamentos individuais de acordo com os padrões determinados por ela.

Considere as asserções abaixo.

A noção de cultura organizacional refere-se ao modo como os componentes de uma organização devem se relacionar entre si e com o ambiente externo;

PORQUE

a cultura organizacional compõe um conjunto de normas externamente impostas, que é utilizado pelos diversos atores empresariais como norteador de seus modos de perceber, pensar e agir dentro da empresa e em suas interações com o mundo externo.

É correto afirmar que

  • A.

    a primeira é verdadeira e a segunda é falsa.

  • B.

    as duas são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.

  • C.

    as duas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.

  • D.

    a primeira é falsa e a segunda é verdadeira.

  • E.

    as duas são falsas.

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