Questões de Administração do ano 2013

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Com relação às normas e procedimentos de controle interno administrativo, julgue os itens a seguir.

Considere que, com a finalidade de verificar a confiabilidade dos registros de menções atribuídas aos alunos, tenha sido realizada auditoria em uma universidade. Nessa situação, para verificar o estabelecimento e a implementação efetiva de procedimentos de controle interno pela administração, devem-se efetuar testes substantivos, que envolvem transações específicas.

  • C. Certo
  • E. Errado

O processo de mudança tecnológica é resultado do esforço das empresas em investir em atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e na incorporação posterior de seus resultados em novos produtos, processos e formas organizacionais.

As atividades de P&D referem-se à

  • A.

    pesquisa acadêmica, à pesquisa empresarial e à pesquisa internacional

  • B.

    pesquisa aleatória, à pesquisa técnica e à pesquisa globalizada

  • C.

    pesquisa literária, à pesquisa científica e à pesquisa de bancada

  • D.

    pesquisa básica, à pesquisa aplicada e ao desenvolvimento experimental

  • E.

    pesquisa basal, à pesquisa integrada e ao desenvolvimento definitivo

As técnicas de vendas podem ampliar a penetração de mercado de determinados produtos financeiros. Sabe-se que caminham, em paralelo com o processo de marketing de relacionamento, o planejamento e a fidelização. Sobre esse assunto, é correto afirmar que

  • A. o especialista em vendas tem a função de apresentar o produto, preocupando-se com a imagem e a credibilidade da instituição perante os clientes finais.
  • B. o especialista em vendas se preocupa com a burocracia dos serviços para fidelização dos clientes.
  • C. as vendas visam prioritariamente ao crescimento da instituição, sem preocupação com os clientes.
  • D. as instituições não focam apenas os aspectos humanos e nem sempre se preocupam com sua imagem.
  • E. as instituições focam a impessoalidade através do sistema hierarquizado.

O marketing de relacionamento favorece o vendedor, em nível proativo, de forma que ele vende os serviços e faz consultas posteriores ao consumidor para obter o feedback quanto ao nível de satisfação e auxiliá-lo na utilização do produto. O processo de feedback, nesta ação e reação de relacionamento e comunicação, favorece

  • A. um sistema de relacionamento ineficaz.
  • B. um sistema de comunicação e relacionamento que movem a retroalimentação das informações.
  • C. uma comunicação variada em que existem várias maneiras de administrar.
  • D. uma comunicação limitada por normas escritas.
  • E. a comunicação em massa através da linha de vendas.

Ao nível de planejamento estratégico, as ações de vendas estão voltadas, para fins de execução, ao consumidor final. Com vistas ao planejamento de vendas em si,

  • A. as vendas estão relacionadas ao planejamento es tratégico de longo prazo.
  • B. as vendas estão relacionadas com os níveis estra tégico, tático e operacional.
  • C. cabe ao planejamento estratégico contratar uma assessoria para implantar programas de metas de retenção de clientes.
  • D. cabe aos subsistemas de planejamento a integração das diversas partes.
  • E. cabe aos sistemas de informação a definição do nível a ser aplicado aos recursos humanos.

A promoção de vendas é uma das ferramentas de comunicação integrada de marketing mais eficazes e vem ganhando cada vez mais importância dentro do composto de marketing. Sua utilização é feita, principalmente, para completar as demais ferramentas, e é nesse sentido que con siste a sua força.

Dessa forma, as promoções de vendas são direcionadas

  • A. aos produtos em relação aos serviços ofertados ao consumidor final.
  • B. à divulgação de um novo produto em aberto, internamente na empresa, buscando o aproveitamento das sugestões dos empregados para o seu desen volvimento.
  • C. à avaliação de novos clientes e produtos em busca da comunicação integrada.
  • D. à relação entre custos e benefícios no perfil dese jado da venda.
  • E. aos intermediários, atacadistas e varejistas e aos clientes e consumidores finais.

Forças dinâmicas e inter-relacionadas, externas ao processo de planejamento estratégico, apresentam ameaças e oportunidades, devendo ser consideradas ao reunir os mercados alvo aos compostos de marketing. (Sandhusen; 2007)

Em uma análise do ambiente do mercado, enquadram-se dentre as variáveis ambientais que influem no planejamen to estratégico as de

  • A. planejamento tático e interferências no planejamento do plano de negócios.
  • B. política de regras e políticas disciplinares, em rela ção ao ambiente externo.
  • C. nível macroambiental e microambiental que favore cem a análise ambiental.
  • D. política de regras e políticas disciplinares, em rela ção ao ambiente interno.
  • E. planejamento estratégico empresarial e o plano de negócios que possibilita a análise e o trabalho em grupo.

A diretoria do Banco ABC tem tentado ampliar suas atividades de “linha de frente” (front office), aumentando o contato dos clientes com suas atividades bancárias. Uma vantagem para o Banco, dentre outras, advinda dessa decisão, é

  • A. a proposta de relacionamento menos próximo.
  • B. a liberação de tempo do front office para um relacionamento de melhor qualidade.
  • C. o menor conhecimento técnico exigido dos colaboradores.
  • D. a imagem de serviço personalizado e customizado.
  • E. a menor possibilidade de venda cruzada.

Sobre como atender às expectativas e às necessidades de um cliente, construindo com ele uma relação de confiança, assinale a alternativa correta.

  • A. A verdade é o padrão mais alto para o atendimento ao cliente.
  • B. Se for preciso omitir algum ponto para evitar a ira do cliente, é admissível tal omisão.
  • C. É importante dizer que tudo dará certo.
  • D. Não é preciso cumprir tudo o que promete.
  • E. Não é admitido envolver o cliente na resolução do problema.

Acerca do conceito de organograma, assinale a alternativa correta.

  • A. Estrutura organizacional.
  • B. Sistema no qual todos os componentes agem de forma dinâmica.
  • C. Sistema que sofre influência do ambiente interno e do externo.
  • D. Sistema no qual todos os componentes são organizados e estruturados.
  • E. Gráfico que retrata, em dado momento, como está estruturada a organização.
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