Questões de Administração do ano 2013

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A maneira mais eficaz de garantir a qualidade do produto é

  • A.

    no processo de fabricação, através do uso de índices de capacidade.

  • B.

    na inspeção final. Dessa forma, é certo que não conformidades serão barradas antes que cheguem até o cliente final.

  • C.

    pelo uso do CEP (controle estatístico de processo).

  • D.

    garanti-la a partir do projeto.

  • E.

    oferecer um pós-venda que garanta a qualidade por vários anos após adquirido o produto.

Dentre as metodologias utilizadas na gestão da qualidade, existe uma cuja filosofia é voltada para mudanças no ambiente de trabalho, incluindo eliminação de desperdícios, arrumação, limpeza e autodisciplina. Essa metodologia é a(o)

  • A.

    Reengenharia.

  • B.

    FMEA.

  • C.

    5S.

  • D.

    Benchmarking.

  • E.

    QFD.

Um dos princípios da Gestão pela Qualidade Total recomenda que as decisões, em todos os níveis de uma organização, devam ser tomadas com base em fatos e dados concretos. Isso implica

  • A.

    indicar um responsável pela Gestão da Qualidade.

  • B.

    implantar um programa de conscientização dos funcionários.

  • C.

    utilizar indicadores de desempenho.

  • D.

    praticar a melhoria contínua.

  • E.

    realizar auditorias periódicas.

Qual é o principal benefício esperado da implantação de um sistema de garantia da qualidade em uma empresa?

  • A.

    Produtos de maior qualidade e consequentemente de maior valor.

  • B.

    Aumento no custo das falhas devido a maior índice de rejeição.

  • C.

    Diminuição do custo total do produto.

  • D.

    Maior garantia de que os requisitos do cliente serão atendidos.

  • E.

    Maior lucratividade para a empresa.

Dentre as técnicas utilizadas na Gestão pela Qualidade Total, assinale aquela que propõe a comparação do desempenho (quantitativo ou qualitativo) com as melhores práticas do mercado.

  • A.

    Outsourcing.

  • B.

    Downsizing.

  • C.

    Reengenharia.

  • D.

    Brainstorm.

  • E.

    Benchmarking.

Uma empresa que utiliza a metodologia da Manutenção Produtiva Total (TPM) apresenta os seguintes índices em seu principal equipamento:

• Disponibilidade = 87%;

• Desempenho operacional = 50%;

• Qualidade do produto = 98%.

O índice de Eficiência Global do Equipamento

  • A.

    é de 170%.

  • B.

    é de 50%.

  • C.

    é de 44%.

  • D.

    é de 43%.

  • E.

    não pode ser calculado com os dados disponíveis.

Acerca do sistema de gestão da qualidade (SGQ), assinale a alternativa correta.

  • A.

    Os procedimentos descrevem como devem ser executados os processos, orientando as pessoas que os executam.

  • B.

    O Sistema de Gestão da Qualidade baseia-se na estrutura hierárquica da organização e nas funções executadas em cada uma de suas áreas.

  • C.

    O manual da qualidade encontra-se no nível mais básico da hierarquia da documentação do SGQ, trazendo instruções de como executar as atividades que compõem cada processo.

  • D.

    O objetivo da documentação do SGQ é descrever em detalhes todos os processos de forma a evitar que eles sejam copiados pela concorrência.

  • E.

    A política e os objetivos da qualidade da organização devem ser de conhecimento apenas da alta administração, cabendo aos demais níveis hierárquicos apenas seguir os procedimentos.

A gestão pela qualidade evoluiu ao longo do tempo, tendo iniciado com o modelo de inspeção, evoluído para o controle estatístico, depois para os sistemas de garantia da qualidade até chegar ao modelo da gestão por qualidade total. Cada um desses modelos de gestão tem como objetivo:

  • A.

    a inspeção de 100% dos produtos; a inspeção dos produtos por amostragem; a criação de procedimentos de qualidade; a obtenção de conformidade total aos requisitos de qualidade, respectivamente.

  • B.

    a inspeção dos produtos; a utilização de ferramentas estatísticas; a obtenção da certificação; a melhoria da imagem da empresa junto ao mercado, respectivamente.

  • C.

    o controle da qualidade do produto no final do processo; a transferência do controle da qualidade ao próprio operador do processo; a obtenção da certificação da qualidade do produto; a implementação dos princípios da qualidade total, respectivamente.

  • D.

    a conformidade do produto aos requisitos especificados; a prevenção de falhas no processo; a garantia da satisfação do cliente; a excelência e a competitividade da organização, respectivamente.

  • E.

    principalmente, a melhoria da qualidade do produto e a redução de custos para a empresa.

Com referência a sistema de gestão de qualidade, assinale a alternativa que não apresenta um benefício.

  • A.

    Aumento da satisfação e lealdade dos clientes.

  • B.

    Melhoria da transferência de conhecimento dentro da organização.

  • C.

    Aumento da eficiência e da efetividade.

  • D.

    Aumento da motivação dos colaboradores internos.

  • E.

    Redução de custos operacionais em função de aumento de quadro funcional e retrabalho.

Com relação à gestão da qualidade, assinale a alternativa que não apresenta um de seus princípios.

  • A.

    Foco no cliente.

  • B.

    Individualidade.

  • C.

    Melhoria contínua.

  • D.

    Liderança.

  • E.

    Abordagem de processo.

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