Lista completa de Questões de Administração do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração - Administração da Qualidade - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
A maneira mais eficaz de garantir a qualidade do produto é
no processo de fabricação, através do uso de índices de capacidade.
na inspeção final. Dessa forma, é certo que não conformidades serão barradas antes que cheguem até o cliente final.
pelo uso do CEP (controle estatístico de processo).
garanti-la a partir do projeto.
oferecer um pós-venda que garanta a qualidade por vários anos após adquirido o produto.
Administração - Administração da Qualidade - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Dentre as metodologias utilizadas na gestão da qualidade, existe uma cuja filosofia é voltada para mudanças no ambiente de trabalho, incluindo eliminação de desperdícios, arrumação, limpeza e autodisciplina. Essa metodologia é a(o)
Reengenharia.
FMEA.
5S.
Benchmarking.
QFD.
Administração - Administração da Qualidade - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Um dos princípios da Gestão pela Qualidade Total recomenda que as decisões, em todos os níveis de uma organização, devam ser tomadas com base em fatos e dados concretos. Isso implica
indicar um responsável pela Gestão da Qualidade.
implantar um programa de conscientização dos funcionários.
utilizar indicadores de desempenho.
praticar a melhoria contínua.
realizar auditorias periódicas.
Administração - Administração da Qualidade - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Qual é o principal benefício esperado da implantação de um sistema de garantia da qualidade em uma empresa?
Produtos de maior qualidade e consequentemente de maior valor.
Aumento no custo das falhas devido a maior índice de rejeição.
Diminuição do custo total do produto.
Maior garantia de que os requisitos do cliente serão atendidos.
Maior lucratividade para a empresa.
Administração - Administração da Qualidade - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Dentre as técnicas utilizadas na Gestão pela Qualidade Total, assinale aquela que propõe a comparação do desempenho (quantitativo ou qualitativo) com as melhores práticas do mercado.
Outsourcing.
Downsizing.
Reengenharia.
Brainstorm.
Benchmarking.
Administração - Administração da Qualidade - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Uma empresa que utiliza a metodologia da Manutenção Produtiva Total (TPM) apresenta os seguintes índices em seu principal equipamento:
Disponibilidade = 87%; Desempenho operacional = 50%; Qualidade do produto = 98%. O índice de Eficiência Global do Equipamentoé de 170%.
é de 50%.
é de 44%.
é de 43%.
não pode ser calculado com os dados disponíveis.
Administração - Administração da Qualidade - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Acerca do sistema de gestão da qualidade (SGQ), assinale a alternativa correta.
Os procedimentos descrevem como devem ser executados os processos, orientando as pessoas que os executam.
O Sistema de Gestão da Qualidade baseia-se na estrutura hierárquica da organização e nas funções executadas em cada uma de suas áreas.
O manual da qualidade encontra-se no nível mais básico da hierarquia da documentação do SGQ, trazendo instruções de como executar as atividades que compõem cada processo.
O objetivo da documentação do SGQ é descrever em detalhes todos os processos de forma a evitar que eles sejam copiados pela concorrência.
A política e os objetivos da qualidade da organização devem ser de conhecimento apenas da alta administração, cabendo aos demais níveis hierárquicos apenas seguir os procedimentos.
Administração - Administração da Qualidade - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
A gestão pela qualidade evoluiu ao longo do tempo, tendo iniciado com o modelo de inspeção, evoluído para o controle estatístico, depois para os sistemas de garantia da qualidade até chegar ao modelo da gestão por qualidade total. Cada um desses modelos de gestão tem como objetivo:
a inspeção de 100% dos produtos; a inspeção dos produtos por amostragem; a criação de procedimentos de qualidade; a obtenção de conformidade total aos requisitos de qualidade, respectivamente.
a inspeção dos produtos; a utilização de ferramentas estatísticas; a obtenção da certificação; a melhoria da imagem da empresa junto ao mercado, respectivamente.
o controle da qualidade do produto no final do processo; a transferência do controle da qualidade ao próprio operador do processo; a obtenção da certificação da qualidade do produto; a implementação dos princípios da qualidade total, respectivamente.
a conformidade do produto aos requisitos especificados; a prevenção de falhas no processo; a garantia da satisfação do cliente; a excelência e a competitividade da organização, respectivamente.
principalmente, a melhoria da qualidade do produto e a redução de custos para a empresa.
Com referência a sistema de gestão de qualidade, assinale a alternativa que não apresenta um benefício.
Aumento da satisfação e lealdade dos clientes.
Melhoria da transferência de conhecimento dentro da organização.
Aumento da eficiência e da efetividade.
Aumento da motivação dos colaboradores internos.
Redução de custos operacionais em função de aumento de quadro funcional e retrabalho.
Com relação à gestão da qualidade, assinale a alternativa que não apresenta um de seus princípios.
Foco no cliente.
Individualidade.
Melhoria contínua.
Liderança.
Abordagem de processo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...