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Administração - Administração da Qualidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
É característica da era do controle estatístico, na história da qualidade, a
inspeção de produtos e serviços com base em amostras.
definição de produtos e serviços com base nos interesses do consumidor.
garantia de qualidade do fornecedor ao cliente.
supervisão de produtos e serviços durante o processo produtivo.
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O Modelo de Excelência da Gestão (MEG), proposto pela Fundação Nacional da Qualidade, considera, com base em oito critérios, a instituição como um sistema orgânico e adaptável ao ambiente em que se insere. Fazem parte desses critérios
liderança, sociedade e resultados.
liderança, sociedade e finanças.
informação e conhecimento, resultados e visão de futuro.
alianças estratégicas, projetos e liderança.
estratégias e planos, clientes, tecnologia.
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A estatística é importante para a gestão da qualidade, além de ser elemento imprescindível para o controle e a melhoria de processos. Considerando determinada sequência de resultados, a grandeza estatística utilizada para designar os dados que mais se repetem é
A a moda.
o quartil inferior.
a mediana.
o desvio padrão.
a média.
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No que se refere à gestão da qualidade e a modelos de excelência gerencial, julgue os itens a seguir. Para tanto, considere que a sigla PDCA, sempre que mencionada, significa plan, do, check, act.
O método de gestão da qualidade proposto por Deming caracteriza-se pela ênfase na administração por objetivos, promovida por meio de slogans que fomentam o zero-defeito e de quotas numéricas para o incremento de produtividade.
Administração - Administração da Qualidade - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
A característica da era do controle estatístico da qualidade é indicada pela (pelos)
observação direta do produto ou serviço pelo fornecedor ou consumidor.
produtos e serviços inspecionados um a um ou aleatoriamente.
produtos e serviços definidos com base nos interesses do consumidor.
observação de produtos e serviços durante o processo produtivo.
produtos e serviços inspecionados com base em amostras.
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São muito difundidas as dimensões da qualidade, segundo definidas por David A. Garvin. São exemplos de dimensões da qualidade:
Desempenho, Produtividade, Confiabilidade, Durabilidade, Atendimento, Estética.
Qualidade percebida, Conformidade, Durabilidade, Atendimento, Estética, Custo.
Desempenho, Valor agregado, Características, Qualidade percebida, Conformidade, Estética.
Confiabilidade, CEP, Durabilidade, Atendimento, Estética, Conformidade.
Desempenho, Características, Confiabilidade, Durabilidade, Atendimento, Conformidade.
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No que tange a qualidade e custo para garanti-la, assinale a alternativa correta.
Não há incompatibilidade entre qualidade e custo; há vários casos que evidenciaram que mais qualidade acabou acarretando menor custo.
É certo que para obter maior nível de qualidade há de se investir mais em recursos, de modo que há de se pagar o preço pela qualidade.
O Trade-off qualidade versus custo é objeto de estudo há vários anos e vem evoluindo.
Há hoje produtos de alto valor agregado e elevada tecnologia que são úteis e portanto caros, o que torna claro que a tendência é cada vez mais qualidade e custo.
Qualidade e custo são atributos separados e não devem ser relacionados.
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O conceito de qualidade é amplo. No contexto dos institutos nacionais de metrologia, tais como o INMETRO, qualidade compreende o grau de atendimento (ou conformidade) de um produto,
processo ou serviço a requisitos mínimos estabelecidos em normas ou regulamentos técnicos, ao menor custo possível para a sociedade.
processo, serviço ou ainda um profissional a requisitos mínimos estabelecidos em normas ou regulamentos técnicos, ao menor custo possível para a sociedade.
ou processo, ao menor custo possível para a sociedade.
processo ou serviço a requisitos estabelecidos em normas ou regulamentos técnicos, ao menor custo possível para a sociedade.
processo ou serviço a requisitos máximos estabelecidos em normas ou regulamentos técnicos, ao menor custo possível para as empresas envolvidas.
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O Controle Estatístico de Processo é uma das sete ferramentas básicas de garantia de qualidade e
tornou-se uma ferramenta viável depois que japoneses a aprimoraram entre as décadas de 50, 60 e 70 do século passado.
é usado exclusivamente para verificar se o processo está atingindo os índices de capacidade necessários para este objetivo.
foi desenvolvido poucos anos após a Primeira Guerra Mundial; a teoria estatística básica por trás desta ferramenta não sofreu alterações até hoje.
está caindo em constante desuso, uma vez que novas ferramentas de controle estão sendo desenvolvidas.
passou a ser aplicada no Brasil pela indústria automobilística e seus fornecedores, depois que o governo Collor declarou acertadamente que nossos carros até então eram verdadeiras sucatas.
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Segundo considerações mais recentes, dentro do conceito de qualidade de classe mundial, um produto manufaturado está em conformidade com as especificações de projeto quando
se produzem produtos dentro da tolerância de projeto, inclusive nos seus limites, não gerando nem refugo nem retrabalho.
atende a índices de capacidade e desempenho de processo que satisfazem à necessidade do cliente no que se refere a níveis de precisão e centralização do processo.
se empregam calibradores passa/não passa em todas as características críticas de qualidade, evitando assim as não conformidades.
há a utilização de processos reconhecidamente precisos, gerando assim baixa variabilidade.
há aplicação do controle estatístico de processo, proporcionando o controle necessário à dispersão e centralização dele.
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